domingo, 7 de abril de 2013

Lei de Acesso à Informação ainda não foi cumprida no governo de Cláudia Regina

A prefeita Cláudia Regina (DEM) chega no próximo dia 10 de abril aos emblemáticos 100 dias de governo com uma marca negativa: nunca na gestão dela o item do Portal da Transparência relativo ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação foi cumprido.
No site da Prefeitura de Mossoró consta que desde novembro de 2012 os dados relativos ao pagamento de funcionários do município não são atualizados.
Isso significa que não houve atualização no último mês da gestão da ex-prefeita de Mossoró, totalizando 130 dias sem que a Lei de Acesso à Informação seja cumprida.
Com essa situação fica impossível o cidadão mossoroense saber quanto ganha cada um dos secretários, se informar a respeito de quanto cada um recebe em benefícios ou de incorporações.
Promotor do Patrimônio Público, Eduardo Medeiros informou que o problema em relação à prestação de contas da Prefeitura de Mossoró não se resume à falta de atualização da Lei de Acesso à Informação. O membro do parquet contou que a assessoria do Ministério Público elaborou um laudo pericial que apontou várias falhas no Portal da Transparência. O documento foi enviado ao Palácio da Resistência na semana passada com um prazo de 20 dias para que o Executivo tome providências. "Há problemas não só na questão da Lei de Acesso à Informação, mas no Portal da Transparência como um todo. As informações estão soltas. Os balanços estão num lugar e a LOA (Lei Orçamentária Anual) está em outro; as despesas não estão discriminadas. Enfim, são várias falhas que encontramos", acrescentou.
O promotor informou que tudo indica que ele vá sugerir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a Prefeitura de Mossoró corrija os problemas do Portal da Transparência, bem como atualizar a Lei de Acesso à Informação.
Ele disse que já fez a recomendação para que os dados sejam atualizados. "Se não cumprirem seremos obrigados a entrar com uma Ação Civil Pública", avisou.

de O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário