segunda-feira, 8 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1953 - Kenyatta aprisionado pelas revoltas de Mau Mau
 foto de sinopsis
O governo britânico do Quénia declara culpado Jomo Kenyatta (1893?-1978), dirigente do movimento de independência do Quénia, de liderar as revoltas extremistas de Mau Mau contra os colonos brancos e o governo colonial.
Defensor da não violência e do conservadorismo, Jomo Kenyatta declarou-se inocente num julgamento carregado de cores políticas. Grande defensor da cultura queniana, escreveu com eloquência sobre a grave situação do seu povo sob o domínio inglês.
Participou levemente nas revoltas de Mau Mau, de 1952, acto pelo qual foi aprisionado durante nove anos juntamente com outros líderes nacionalistas. Após a sua libertação, em 1961, converteu-se em presidente da União Nacional Africana do Quénia, liderando as conversações com os Britânicos para a independência do Quénia e colaborando na elaboração da primeira Constituição do país. Em 1963, o Quénia tornou-se uma república independente da Grã-Bretanha.

1938 - Nasce Kofi Annan
 foto de sinopsis
A 8 de abril de 1938 nasceu Kofi Atta Annan, o sétimo Secretário-Geral das Nações Unidas, cargo que ocupou entre 1997 e 2006, e Embaixador Mundial para a Paz, nomeado pela Organização Mundial para a Paz (OMPP).

Em 1962 começou a trabalhar na Organização Mundial da Saúde e, em 1996, Annan foi escolhido pelo Conselho de Segurança da ONU para o cargo de Secretário-Geral, que tinha sido ocupado até então pelo egípcio Butros Butros-Ghali. Foi o primeiro negro a assumir as funções de Secretário-Geral.

1513 – O explorador Ponce de León declara a Flórida um território da Espanha.

1640 – Sai de Lisboa a esquadra que leva ao Brasil o primeiro vice-rei nomeado para aquela colônia, o Marquês de Montalvão.

1904 – A Terceira República Francesa e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda assinam a Entente cordiale.


fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário