quinta-feira, 11 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1979 - Idi Amin derrubado
 foto de sinopsis
 O ditador de Uganda Idi Amin Dada foge de Kampala enquanto as tropas da Tanzânia e forças da Frente de Libertação Nacional de Uganda se aproximam dele. Dois dias depois, Kampala cai perante os insurgentes, abrindo a passagem a um governo de coligação composto por alguns políticos que regressaram do exílio.
Amin, chefe do exército e da aviação de Uganda desde 1966, tinha assumido o controlo do país africano em 1971. Ditador tirano extremamente nacionalista, durante o seu mandato promoveu o genocídio das tribos Lango e Acoli. Assim, em 1972, expulsou todos os Asiáticos que não tinham pedido previamente a nacionalidade ugandesa.

1865 - O Presidente Lincoln
 foto de sinopsis
No dia 11 de abril de 1865, o Presidente Abraham Lincoln fez o seu último discurso em público antes de ser assassinado.
O discurso teve lugar na Casa Branca, um mês depois de ter sido reeleito Presidente pela segunda vez e com maioria absoluta. O tema principal do discurso foi os novos planos para reconstruir o país depois da guerra.
No dia 15 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado enquanto assistia ao musical "Our American Cousin no Teatro Ford de Washington. O ator John Wilkes Booth disparou um único tiro à cabeça do Presidente que, depois de dez horas em coma, acabou por falecer.

1970 - É lançada a missão Apolo 13
 foto de sinopsis
A 11 de abril de 1970, às 13h30, teve início a missão Apolo 13 que descolou do Cabo Kennedy no foguetão Saturno V. Foi a sétima missão tripulada do Programa Apolo dos Estados Unidos e a terceira com o objetivo de chegar à Lua.
A missão começou com um pequeno incidente, quando o motor central parou dois minutos antes do previsto durante o voo da segunda etapa, mas a nave prosseguiu viagem com êxito. Dois dias mais tarde, devido à explosão de um tanque de oxigénio, a aterragem na Lua foi abortada. Assim, para manter os sistemas básicos de comunicação até ao seu regresso, a nave reduziu os níveis de energia ao máximo.
Apesar das limitações e dificuldades, a tripulação, liderada por James A. Lovell, John L. "Jack" Swigert e Fred W. Haise, conseguiu chegar à Terra a 17 de abril.


491 – Flávio Anastácio torna-se imperador de Bizâncio, com o nome de Anastácio I.

1713 – São assinados os principais acordos do Tratado de Utrecht, ajudando a pôr termo à Guerra da Sucessão Espanhola.

1868 – Termina o xogunato no Japão.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário