sábado, 11 de maio de 2013

UFERSA poderá ter curso de Medicina

A criação do curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido mais uma vez centralizou a pauta de discussões em Brasília. Desta vez, com a participação de dois secretários do Ministério da Educação, Henrique Paim, Executivo e, Paulo Speller, de Educação Superior. A reunião, articulada pelo presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, contou com a participação da deputada Fátima Bezerra.
Na ocasião, o reitor professor José de Arimatea de Matos, explanou os dados técnicos que comprovam as exigências para a implantação de um curso de medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. “O município de Mossoró e a Ufersa cumprem todas as exigências, como por exemplo, 661 leitos disponíveis pelo SUS, suficientes para atender 133 vagas. Hoje, por meio da UERN, são apenas 26 vagas para medicina”, justificou Arimatea.
Além dos leitos do SUS, a cidade dispõe de cinco Centros de Atenção Psicossocial – Caps e, certificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Outra exigência é a residência médica em medicina comunitária.
O reitor revelou que o Ministério da Educação vê com bons olhos a proposta da Ufersa e que os secretários do Mec vão analisar a proposta. “Estamos convictos que teremos medicina oferecendo inicialmente em Mossoró 60 vagas”, afirmou. O professor José de Arimatea também enalteceu o trabalho dos deputados Henrique Alves e Fátima Bezerra nessa luta. “Não se trata apenas de uma luta apenas da Ufersa, mais de toda classe política, bem como de toda a sociedade norte-rio-grandense”, concluiu.

do blog padua campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário