sábado, 11 de maio de 2013

PT remarca conversa com Wilma e agenda encontro com Robinson

O encontro de dirigentes do Partido dos Trabalhadores com a vice-prefeita de Natal e ex-governadora Wilma de Faria, marcado para esta sexta-feira (10) foi remarcado para a próxima quinta (17). Dificuldades na agenda da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro contribuíram para o adiamento, segundo informações do presidente do Diretório Regional do PT, vereador Eraldo Paiva.
 
A conversa com Wilma estava na agenda do PT que nas últimas duas semanas conversou com o PDT do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e com o PC do B, do vereador George Câmara, um histórico aliado. E aconteceria uma semana depois de a vice-prefeita ter se encontrado com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB).
 
Os dirigentes do PT, ao agendar conversas e encontros com dirigentes de outros partidos com o objetivo de discutir e iniciar a construção de futuras alianças, tornaram claro que não pretendem esperar uma definição por parte do PMDB. A decisão foi confirmada pelo presidente do Diretório Estadual. O PT não vai esperar mas também não quer nem pode descartar o PMDB de Henrique Alves.
 
Na mesa das discussões abertas com históricos e futuros aliados, o PT tem colocado que deseja ter espaço na chapa majoritária e que pretende manter a cadeira conquistada por Fátima Bezerra na Câmara dos Deputados. E que também pretende ampliar sua representação na Assembleia Legislativa, onde hoje conta apenas com o deputado Fernando Mineiro.
 
O que o PT não coloca abertamente, mas já discute em conversas reservadas é que Fátima deverá ser candidata ao Senado. O PT elegeu apenas seis prefeitos nas eleições do ano passado, mas Fátima conta com o apoio de um total de 29 prefeitos para empreender um voo  de longo alcance. Para isso, pesam o trabalho de assistência aos pleitos dos municípios e a atuação na captação de recursos para implantação unidades federais de ensino e equipamentos como ginásios e praças esportivas.
 
Se Fátima Bezerra for candidata ao Senado, o PT deverá concentrar forças em um só nome para deputado federal. O nome natural é Fernando Mineiro. Ele nega. O vereador Hugo Manso topa a parada e já anunciou publicamente o seu desejo. Hugo, ao contrário de Mineiro, não colocaria o mandato em risco uma vez que tem assento garantido na Câmara Municipal do Natal até dezembro de 2016.
 
Mineiro e Fátima tem às vezes pensamentos divergentes acerca de vários assuntos. São oriundos de tendências diferentes do PT. De acordo com uma fonte do partido, ele é da tendência ligada ao ex-deputado e ex-ministro José Dirceu, ela a uma corrente a que pertence a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Ambos, porém, tem algo em comum: são políticos experimentados nas urnas e com imagem e atuação consolidadas dentro do partido. Do consenso entre ambos nascerá uma forte tendência do que o PT pretende fazer ou fará na campanha eleitoral do próximo ano. 
 
O PT vai conversar com Wilma que tem feito incursões pelo interior do Estado. Os petistas já agendaram conversa com o vice-governador Robinson Farias, do PSD, outro possível aliado e pré-candidato declarado a governador. Resta saber como conciliar os projetos do PT com o PSB de Wilma, o PSD de Robinson e o PMDB de Henrique Alves. Porque, antes de conversar com o PT, a ex-governadora já procurou o presidente da Câmara e presidente estadual do PMDB.  Afinal, em 2014, somente uma vaga para o Senado estará em disputa. E cadeira de governador só existe uma.
  
fonte De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário