domingo, 5 de maio de 2013

Reservatórios estão com menos de 50% da capacidade

O último levantamento divulgado no início da semana passada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) coloca em alerta as autoridades.
O estudo revela que, apesar das precipitações dos dois últimos meses, marcando o fim do período chuvoso, em algumas regiões do Brasil, o nível dos reservatórios das hidrelétricas do País é o mais baixo desde 2001 - ano em que foi decretado o racionamento de energia.
Além da preocupação com o setor energético, existe o receio quanto aos impactos da seca no abastecimento de algumas cidades nos próximos meses, em que, tradicionalmente, não costuma chover com tanta intensidade nos Estados da região Nordeste, mas especificamente no Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba e Bahia.
Os reservatórios do Nordeste são os que estão com menor índice de armazenamento de 48,93% da capacidade. Em abril de 2001, o nível registrado foi de 33,13%.
Com relação aos reservatórios do Rio Grande do Norte, com as últimas chuvas, houve recuperação do nível de alguns, mas a situação ainda preocupa as autoridades. O secretário de Recursos hídricos do RN, Leonardo Rego, tem insistido na necessidade de se ampliar os sistemas adutores no Estado e na construção de novos reservatórios para garantir o abastecimento da população e evitar definitivamente um colapso no sistema de abastecimento no Estado.
“A nossa prioridade é investir em obras efetivas e estruturantes de convivência com a seca”, disse Leonardo.
O secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos assinou no dia 1.º a ordem de serviço para a recuperação de 66 sistemas de dessalinização que atendem a 5.300 famílias em 42 municípios do Rio Grande do Norte.
Serão investidos R$ 1,8 milhão, repassados pela Secretaria Nacional da Defesa Civil. O termo prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento das comunidades que necessitam de água para a produção agrícola e pecuária e para o consumo humano. Outras propostas, como a construção da adutora Expressa no Alto Oeste e as barragens de Oiticica e Umarizeira, estão sendo viabilizadas.

do jornal De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário