terça-feira, 7 de maio de 2013

Campanha de Vacinação contra a Influenza segue até esta sexta-feira, 10

A Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza segue até esta sexta-feira, 10, em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com o banco de dados do Programa Nacional de Imunização, o Estado vacinou 65,57% da população alvo da campanha. O município de Natal ainda apresenta um percentual de 56,88% da meta.
Gestantes em qualquer período da gravidez; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério); indígenas, pessoas privadas de liberdade; profissionais de saúde; doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos precisam ser vacinadas.
Para a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Helena Gomes Santana, é importante que as pessoas não deixem para a última hora. “A vacina estará disponível durante toda a semana, por isso não é necessário procurar os postos somente na sexta-feira, que será o último dia da campanha”, explica.

Prevenção
O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Também é aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.

fonte Gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário