domingo, 31 de março de 2013

PESCADOR ENCONTRA CANOAS INDÍGENAS DO SÉCULO XVI NO RN

O baixo nível da lagoa de Extremoz, na Grande Natal,  ajudou a revelar relíquias que resgatam a história: são três canoas indígenas, uma delas ainda presa a uma corrente. A  maior  mede mais de dois metros de comprimento, segundo o pescador Pedro Luiz da Silva,de 70 anos, que encontrou as embarcações no fundo da lagoa.
"Eu encontrei durante uma pescaria. Marquei o local e depois voltamos para pegar", contou o pescador Pedro Luiz da Silva.
O pescador tem um documento para comprovar que já encontrou muitas partes da história potiguar em baixo d´água. Ele se orgulha de ter descoberto outras canoas e até imagens de santos. "Eu acho isso muito importante para a nossa história. Ajuda a contar nosso começo. Mas acho que seria melhor se as relíquias tivessem todas guardadinhas aqui", defendeu Pedro.
Pedro garante que outra canoa indígena ainda está submersa na Lagoa de Extremoz. As que foram retiradas da região irão passar por análises no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é descobrir a idade das embarcações, que aparentam ser do século XVI, quando há registro da presença de jesuítas para catequizar os índios tupis e paiacus que habitavam a região, conhecida antigamente por Aldeia Guajiru, segundo os registros históricos.
 
Fonte: G1/RN – Abelhudo News/ O gato

charge

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1889 - Abre a Torre Eiffel
 foto de sinopsis
A Torre Eiffel é apresentada aos parisienses. Cuando el ingeniero francés Alexander Gustave Eiffel propuso la construcción de una torre hecha de celosías de hierro forjado para la Exposición Universal de París de 1889, pocos lo tomaron en serio.
Quando o engenheiro francês Alexander Gustave Eiffel propôs a construção de uma torre feita de armações de ferro forjado para a Exposição Universal de Paris de 1889, poucos o levaram a sério. Sin embargo, la perseverancia de Eiffel le proporcionó los medios y la oportunidad.No entanto, a perseverança de Eiffel proporcionou-lhe os meios e a oportunidade. Cuando se abrió la Torre para la inauguración de la Exposición, fue el propio Eiffel quien izó una bandera a la cima de la torre.

2004 - Espanhóis encontram frontal egípcio
 foto de sinopsis
No dia 31 de março de 2004, um grupo de egiptólogos espanhóis encontrou o único frontal de um monarca egípcio conhecido até então. A denominada Tábua do Mestre foi encontrada no túmulo de Djehuty, na necrópole de Dra Abu el Naga, no Vale dos Reis.
 Trata-se de uma tábua de madeira estucada, com uma quadrícula desenhada para medir proporções (técnica habitual utilizada pelos escribas e artistas egípcios da época). Num dos lados, é possível ver um duplo retrato de um faraó da XVIII dinastia e, no outro lado, um desenho do rei a caçar patos entre os canaviais.

1885 - Morre Charlotte Brönte
 foto de sinopsis
 A 31 de março de 1885 faleceu Charlotte Brönte, a grande romancista inglesa do século XIX. Em pequena, Charlotte foi enviada, juntamente com as irmãs Maria e Elizabeth, para um colégio interno Clergy Daughters, após a morte da
 mãe em 1821. Foi essa instituição que a levou a escrever o seu romance mais influente "Jane Eyre".
  
1821 – É extinta a Inquisição em Portugal.

1964 – O Golpe Militar de 1964, no Brasil, derruba o presidente João Goulart e dá início ao regime militar

 fonte Canal de História


Só 19 parlamentares são assíduos

No ano que cresceu a bancada dos mais faltosos, também aumentou a dos mais assíduos. Um grupo de 19 parlamentares conseguiu conciliar os compromissos político-partidários com as exigências do mandato e comparecer a 100% das sessões reservadas a votações em 2012.
Nesse tipo de sessão, a presença dos congressistas é obrigatória. Apesar do crescimento, a bancada dos sempre presentes ainda é diminuta: 556 deputados e 93 senadores exerceram mandato ao longo de 2012. Os dados são de levantamento da revista Congresso em Foco.
Em meio à realização das eleições municipais e às discussões em torno da CPI do Cachoeira, 17 deputados registraram presença em todos os 91 dias com sessão deliberativa. Na lista não aparece nenhum deputado do Rio Grande do Norte. Em 2011, 13 deputados haviam comparecido todos os dias.
No Senado, Pedro Taques (PDT-MT) e José Pimentel (PT-CE) foram os únicos que estiveram presentes às 126 sessões realizadas ao longo de 2012. Em 2011, nenhum senador foi a todas as reuniões. Quem mais se aproximou disso foi o próprio Pimentel, que teve apenas uma ausência.

PT deve apresentar candidatura de Fátima Bezerra ao Senado

O nome da deputada federal Fátima Bezerra como pré-candidata ao Senado Federal ou ao Governo do Estado deve ser apresentado, mais uma vez, nesta segunda-feira, em nova reunião do Diretório Estadual do PT – que, desta vez, ocorrerá no IFRN, na Cidade Alta, às 10h. A intenção do partido é ouvir a opinião dos correligionários da região metropolitana de Natal e apresentar o balanço da reunião com a cúpula nacional do partido, ocorrida na última semana.
A possibilidade de lançar, novamente, o nome de Fátima é porque essa é a opinião que defende o presidente do Diretório Municipal do partido, Carlos Araújo. Segundo ele, a intenção do PT é ter candidato próprio nas próximas eleições para o Senado ou o Governo e, consequentemente, o nome forte do partido hoje é o da deputada federal Fátima Bezerra, que foi a mais votada nas eleições de 2010 para a Câmara Federal.
Carlos Araújo revelou também que, além da Fátima, outro nome que o PT lançará nas próximas eleições é o do deputado estadual Fernando Mineiro, mas ainda não está definido se será para compor uma chapa para governador, senador, deputado federal ou, novamente, estadual.
Claro que essa não é, simplesmente, a opinião do presidente do Diretório local. É também o que diz uma resolução partidária, já discutida e aprovada pelos correligionários do comitê municipal. Segundo Carlos Araújo, inclusive, decisões como essa estão sendo tomadas em todos os diretórios do Estado, decidindo que o partido deve ter candidatura própria e que Fátima é o principal nome. “O Diretório Estadual está se reunindo com os municipais para ouvir os nossos pleitos e o nome dela já foi citado algumas vezes”, ressaltou Araújo.
Segundo o presidente estadual do partido, Eraldo Paiva, que no início da semana se encontrou com outros líderes regionais em São Paulo para apresentar à cúpula nacional do PT os panoramas locais petistas, a reunião na segunda-feira com os correligionários da região metropolitana de Natal é discutir a conjuntura nacional e estadual e os encaminhamentos para 2014 – sempre colocando o aspecto nacional em primeiro lugar.
Com relação à reunião nacional, inclusive, segundo Eraldo Paiva, foi apresentado a condição atual do RN, ou seja: o grau de desaprovação do Governo Rosalba Ciarlini; o fato do PMDB continuar aliado da gestão estadual e a popularidade do nome petista. “Falamos a situação de momento e mostramos o que os militantes do PT planejam para as eleições de 2014″, afirmou Paiva, ressaltando o objetivo de candidatura própria na majoritária. “Governo ou Senado”, especificou.
Segundo o presidente do diretório estadual, o partido deve ter candidatura própria, mas isso não quer dizer que ele vá para o pleito sozinho (como fez na disputa eleitoral em Natal em 2012). Segundo Paiva, a intenção é buscar a parceria com membros da base aliada. Porém, pelo menos no momento, o PMDB, mesmo sendo o principal partido da base aliada da presidente Dilma Rousseff, está fora das opções. “Se estamos discutindo uma opção para o Governo do Estado, não temos como conversar com o PMDB, que dialoga com essa gestão”, analisou.

fonte  http://jornaldehoje.com.br

Lucena: “Se comparar Governo Rosalba com qualquer outro, Rosalba foi o pior”

Uma das expressões do PT no Rio Grande do Norte, o vereador Fernando Lucena criticou veementemente o governo do Estado na manhã desta quinta-feira, ao ser abordado sobre a administração estadual. O petista disse que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) foi o pior que já existiu na história político-administrativa potiguar. “O que tinha de bom no governo passado, Rosalba fechou e não criou nada de novo. Ele não constrói e ainda destrói o que os outros fizeram. Essa é uma política totalmente equivocada”, afirmou o vereador, citando como exemplo o desmonte das Centrais do Cidadão, programa criado no governo do aliado da governadora, o atual ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB).
“Comparar o governo Rosalba com qualquer outro governo, Rosalba foi o pior. Qual é o programa de governo de Rosalba. Saúde? Caos total. O ministro (Saúde) esteve aqui e vai liberar R$ 17 milhões para o governo para o povo não morrer nos corredores”, afirmou Lucena, apontando que a atual gestão “passou de mais do meio do governo”, ou seja, já está na metade e ainda não tem resultados a apresentar. “Passou demais”, afirmou.
“Segurança pública é um Deus nos acuda. Estão matando um no dia, e deixando o outro amarrado para o dia seguinte. O que é que funciona no estado? A central do cidadão que era modelo? Se eu quisesse tirar uma carteira de trabalho tirava. Se quisesse tirar um passaporte, tirava. Eu tirei meu passaporte na Central do Cidadão. Vai lá agora. O que tinha de bom no governo passado, Rosalba fechou e não criou nada de novo. Não constrói e ainda destrói o que os outros fizeram. Essa é uma política totalmente equivocada”, criticou o petista.
Segundo Fernando Lucena, o governo Iberê Ferreira de Souza (PSB) reduziu em 38% a violência no estado, tendo como comandante da Polícia Militar o atual comandante Francisco Araújo.  “Era o mesmo comandante. Mas o governo de Iberê deu condições de o comandante da Polícia Militar executar o programa. Como é que o mesmo comandante hoje não faz? É porque não deram condições de fazer. Devolveram todas as viaturas que tinham alugado, desmancharam toda a segurança pública. Então o governo Rosalba é um governo falido e sem perspectiva. É um governo que mostra que o DEM é um partido totalmente em extinção. Só existe no RN e Rosalba não sai porque não tem para onde ir”.

“José Agripino devia cair na real e ensinar Rosalba a administrar o RN”
Um dos maiores defensores do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o vereador Fernando Lucena defendeu a petista das críticas do senador José Agripino, feita esta semana em pronunciamento no plenário do Senado Federal. Segundo o petista, o senador potiguar deveria “cair na real” e, em vez de criticar o governo Dilma, deveria ensinar a governadora Rosalba Ciarlini, que é do seu partido, a governar o Estado do Rio Grande do Norte. “Quem não está funcionando é o governo da senhora Rosalba e em vez de ele cobrar a presidente Dilma, ele devia cobrar Rosalba. Por que ele não manda a governadora do partido dele fazer?”, questiona Lucena.
O vereador disse que o senador José Agripino, que é presidente nacional do DEM, é a única pessoa neste país que não tem autoridade nenhuma para criticar o governo da presidente Dilma Rousseff em relação à seca. “Lembra-se que na época ele governador o trem da água chegou a Lajes às 6h e a água só foi distribuída às 18h depois que o trem foi inaugurado?”, lembra o vereador. “Era o povo morrendo de sede, mas teve que esperar para ele inaugurar o trem de água”.
Segundo Lucena, o senador evitou dizer no seu discurso que o milho está deixando de vir para o Rio Grande do Norte porque o governo Rosalba não arcou com a contrapartida de garantir o transporte do grão da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) até o estado. “Por que o milho subsidiado da CONAB não está chegando ao Estado? Porque o governo do partido dele não paga o transporte do milho”, disse.
Lucena disse ainda que o RN não sofreu nenhum saque na presente estiagem, o que se deve à política social do governo federal que distribui renda através de programas com o Bolsa Família. “O senador está no papel dele de ser oposição, mas ele governou o RN e foi um desmantelo. Portanto, não tem autoridade nenhuma para criticar o governo da presidente Dilma Rousseff ou qualquer governo porque o dele foi o pior em relação à seca”, afirmou Lucena, lembrando o feijão “duro na queda”, providenciado pelo então governador para o povo – o feijão ganhou esse apelido porque precisava cozinhar muito para ficar mole.

fpnte http://jornaldehoje.com.br

sábado, 30 de março de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1814 - Os aliados recuperam Paris
foto de sinopsis
Forças europeias aliadas contra a França napoleónica entram triunfalmente em Paris, acabando formalmente com uma década de domínio francês no continente. Napoleão Bonaparte, estratega militar indiscutível, conseguiu o controlo do estado francês em 1800 e em 1804 foi coroado imperador.
Até 1807 controlava um império que abrangia toda a Europa. No entanto, em 1812 começou a sofrer as primeiras derrotas significativas, como a invasão fatal da Rússia, a perda da Espanha perante o Duque de Wellington, ou a derrota absoluta contra as forças aliadas em 1814.

1987 - "Os Girassóis” de Van Gogh
 foto de sinopsis
No dia 30 de março de 1987, o quadro intitulado "Os Girassóis", pintado por Vincent Van Gogh, consegue bater o recorde num leilão da casa "Christie's", realizado em Londres, ao atingir o valor exorbitante de 22 milhões de libras, ou seja, cerca de 40 milhões de euros.
O quadro do pintor holandês é um óleo pertencente a uma série de seis variações, pintadas no final do verão de 1888. Todas as obras apresentam entre 12 e 15 girassóis numa jarra.

1981 - Tentativa de assassinato a Ronald Reagan
foto de sinopsis
 A 30 de março de 1981, Ronald Reagan foi vítima de uma tentativa de assassinato quando saía do Hotel Washington Hilton, onde tinha acabado de discursar.
O autor do atentado foi John Hinckley Jr., um doente mental que, por se identificar com a personagem principal do filme "Taxi Driver" e pela sua obsessão pela atriz Jodie Foster, se sentiu ainda mais motivado a perpetrar tal ofensiva. No filme, o protagonista tenta matar um senador dos Estados Unidos, pelo que Hinckley tentou fazer o mesmo para conseguir aproximar-se da atriz. Além disso, escreveu diversas cartas e bilhetinhos a Foster, em finais de 1980, e seguiu-a por todo o país.


1867 – Os Estados Unidos, representados pelo Secretário de Estado William Henry Seward, concluem a compra do Alasca à Rússia.

1922 – Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

2006 – A bordo da Soyuz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional, Marcos Pontes (na imagem) torna-se o primeiro brasileiro a ir para o espaço.

fonte Canal de História



Documentos da ditadura estarão disponíveis na internet a partir de segunda

da Agência Brasil
 
Brasília - Os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), órgão de repressão do país no período da ditadura, poderão ser acessados na internet a partir da próxima segunda-feira (1º). Ao todo, cerca de 1 milhão de páginas de documentação foram digitalizadas.
O trabalho é resultado da parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
De acordo com o Ministério da Justiça, as informações, além de serem um importante registro histórico, poderão facilitar o trabalho de reparação feito pela Comissão de Anistia, uma vez que poderão ser usadas como ferramenta para que perseguidos políticos consigam comprovar parte das agressões sofridas.
A digitalização dos documentos foi feita em dois anos e deve continuar até 2014. Para a realização do trabalho, a Comissão de Anistia transferiu mais de R$ 400 mil à Associação de Amigos do Arquivo. Em dezembro de 2012, o Ministério da Justiça autorizou novo repasse, de mais R$ 370 mil, para digitalização de outros acervos.
A cerimônia de lançamento do portal na internet está marcada para a próxima segunda-feira, às 10h30, no Arquivo Nacional de São Paulo.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Instituto Histórico do RN pede socorro

comunicado da Assessoria de Comunicação da Academia de Letras Jurídicas do RN – ALEJURN, sobre situação precária em que se encontra o Instituto Histórico e Geográfico do RN em Natal.
A maior fonte de pesquisa sobre a história do Estado do RN está agonizando. A casa, construída em 1906, é uma viagem ao passado, mas hoje sofre a falta de apoio para se manter funcionando.
instituto
Por isso, esta semana a diretoria do IHGRN reuniu-se extraordinariamente para discutir os graves problemas enfrentados pela entidade. Na ocasião, a diretoria recebeu a visita do Presidente da Assembleia, Ricardo Motta, que, juntamente com sua assessoria, averiguou de perto o estado físico e patrimonial da Casa, que está em precário estado de conservação. Motta, que ficou impressionado com a situação, firmou um compromisso de apoiar o IHGRN no que for possível.
Em abril, está marcada a solenidade em comemoração aos 111 anos do Instituto, que que faz aniversário em 29 de março e pede socorro. “São três séculos de memória que correm o risco de desaparecer”, alerta o presidente Valério Mesquita.
Valério, juntamente com Ormuz Barbalho (vice-presidente), Carlos Gomes (Secretário Geral), Odúlio Botelho (Secretário Adjunto), George Veras (Diretor financeiro) e Edgar Dantas (Diretor da Biblioteca), se mostraram bastante preocupados com o atual quadro do IHGRN, que não tem fontes de arrecadação próprias. Ele informou que a diretoria está providenciando convênios com várias entidades públicas, tais como a Universidade Federal do RN, Assembleia Legislativa, Prefeitura do Natal, Governo do Estado, Bombeiros, Cosern, Caern, Fundação José Augusto, IPHAN, CREA-RN, Teatro Alberto Maranhão, entre outras, dos setores público e privado, no sentido e viabilizar o ‘socorro’ necessário para que o acervo de quase 300 anos de historia do RN não venha a sucumbir diante da realidade atual.

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1973 - Os Estados Unidos retiram-se do Vietna
 foto de sinopsis
Os Estados Unidos completam a retirada das suas tropas de combate do Vietname. Uma década de participação militar norte-americana no Vietname criou uma profunda divisão na opinião pública e perderam-se as vidas de cerca de 57.000 soldados.
Mais de 200.000 soldados vietnamitas pereceram no conflito. A luta contra o comunismo levou a vida de mais de um 1 milhão de pessoas. Meio milhão de Vietnamitas civis morreu, grande parte deles como consequência das campanhas norte-americanas de bombardeamentos maciços, além dos bombardeamentos recebidos durante a Segunda Guerra Mundial.

1989 - É inaugurada a Pirâmide do Louvre

No dia 29 de março de 1989, o então Presidente francês, François Miterrand, inaugurou a Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris. A pirâmide foi construída no pátio do museu, para dar acesso aos visitantes e poder encurtar as filas intermináveis. O arquiteto Leoh Ming Pei ficou encarregue do projeto.
A pirâmide construída em vidro e alumínio mede 21,6 metros de altura e contém um total de 673 painéis de vidro divididos em 603 losangos e 70 triângulos.

1871 - É inaugurado o Royal Albert Hall de Londres


 foto de sinopsis
A 29 de março de 1871 foi inaugurado o Teatro Royal Albert Hall das Artes e das Ciências de Londres, um dos teatros mais importantes do mundo. Tem capacidade para 8.000 espectadores e foi mandado construído pela Rainha Victória de Inglaterra em memória do seu marido Alberto de Sajonia-Coburgo.

Desde a inauguração, pelo palco já passaram os artistas mais famosos e consagrados a nível internacional, abarcando vários géneros que vão desde a música clássica às bandas rock. Também se realizaram várias galas de beneficência, eventos e apresentações do reconhecido Cirque du Soleil.

1865 – Segunda intervenção francesa no México: a França desembarca tropas em Guaymas.

1982 – O Canada Act é assinado pela rainha Elizabeth II.

1998 – É inaugurada a Ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo, a maior da Europa.

fonte Canal de História

Estado dá versão oficial sobre salários de professores

A Secretaria de Estado da Educação do RN emite Nota de Esclarecimento sobre reportagens veiculadas nos mais diversos endereços na Internet e na Revista Educação, sobre salários comparativos de professores entre os estados da Federação brasileira.
Leia abaixo:
Sobre as recentes reportagens publicadas comparando os salários dos professores das redes estaduais de todo o país, a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte esclarece que:
1. é difícil encontrar um parâmetro para elaborar uma tabela correta de comparação dos vencimentos entre estados, uma vez que as cargas horárias diferem de um ente federativo para outro. As jornadas variam entre 20h, 25h, 30 e 40 horas. Outro ponto que interfere na fiel comparação é que muitos estados agregam ao valor dos salários alguns benefícios, que não estão incorporados ao vencimento real e que também variam de estado para estado.
2. é preciso entender que não é possível fazer a comparação de um estado que paga determinado valor por quarenta horas de trabalho, embutindo no piso a remuneração por benefícios de carreira, com um estado como o Rio Grande do Norte, que tem uma carga de 30 horas semanais, paga o piso integral no vencimento, sem embutir os valores de benefícios.
3. tantas peculiaridades dão margem para que os dados sejam utilizados da maneira que melhor convier aos interessados, gerando injustiças, divulgação de informações inverídicas e, por vezes, levianas. Portanto, para uma real comparação, sugerimos a utilização de um método que trate os vencimentos igualitariamente, no caso, o valor da hora atividade.
4. como os dados apresentados pela tabela publicada no site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, não estão atualizados (são de agosto de 2012) e foram repassados pelos sindicatos regionais,  sem o devido cuidado com a atualização da informação, iniciamos uma pesquisa junto às secretarias estaduais de educação de todo o país, buscando os valores reais, estado por estado.
5. como exemplo de estado que paga menos do que o Rio Grande do Norte, podemos citar o Rio Grande do Sul. Os professores gaúchos, com nível médio, recebem um piso de R$ 977,05, por 40 horas de jornada. Já os professores graduados, recebem um piso de R$ 1.807,54, pelas 40 horas semanais. De acordo com esses números, no Rio Grande do Sul, os professores de nível médio recebem R$ 6,10 pela hora atividade e os graduados, R$ 11,30.
6. no Rio Grande do Norte, onde a carga horária é de 30 horas semanais, o valor do piso pago ao grupo remanescente de 700 professores com nível médio é de R$ 1.175,27, enquanto o professor graduado, em início de carreira, recebe R$ 1.644,00. Logo, o valor da hora atividade paga ao professor potiguar de nível médio é de R$ 9,7, e ao professor graduado é de R$ 13,7, valores bem acima dos que são pagos no Rio Grande do Sul. Essa é apenas uma das comparações que podemos fazer com outros estados que pagam menos que o Rio Grande do Norte.
7.a Secretaria de Estado da Educação reforça que o reajuste acumulado de 76,8% (2011: 34%; 2012: 22,22%; 2013: 7,97%) concedido pelo atual governo aos professores é o maior da história recente do Estado. Para comprovar, basta que os professores comparem seus contracheques entre setembro de 2011 e janeiro de 2013. Enfatiza, ainda, que não reajustou apenas o valor do piso, mas aumentou na mesma proporção, os salários de todos os professores, independente dos níveis e tempo de serviço.
8. ressaltamos, também, que nesse governo, os professores voltaram a receber benefícios represados há mais de 10 anos, como pecuniárias, quinquênios, aposentadorias, promoções verticais e horizontais, numa política de valorização dos educadores que o Estado tem a intenção de dar continuidade. Apesar dos avanços, a Secretaria de Estado da Educação reconhece que ainda é preciso fazer mais, valorizar mais, para que o professor sinta-se cada vez mais estimulado a contribuir para o desenvolvimento da Educação, pois é na escola que as grandes mudanças acontecem. As perspectivas são animadores.

Natal, 28 de março de 2013.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte

Sandra: “O governo de Rosalba é atrasado e conservador”

Deputada do PSB no exercício do seu terceiro mandato, Sandra Rosado mostra-se decepcionada com o governo da também mossoroense Rosalba Ciarlini, do DEM. Ela considera o governo “atrasado e conservador” e diz que não existem resultados positivos em setores como saúde e segurança pública. Nesta entrevista exclusiva a ´O JORNAL DE HOJE, Sandra Rosado fala sobre Reforma Política e um projeto de sua autoria aprovado na Câmara Federal que beneficiará idosos de todo o País. Sobre o problema da seca a deputada do PSB entende que o governo “tem sido negligente”, apesar da ajuda que tem recebido do Governo Federal. Segue a entrevista:
O JORNAL DE HOJE – Que avaliação que a senhora faz do governo Rosalba Ciarlini?
SANDRA ROSADO – É um governo atrasado e conservador. Distante do que exige a população. Só se fala em reforma e continua tudo do mesmo jeito. O atual governo não tem tido resultados na saúde e segurança pública por exemplo. Mesmo com o Governo Federal tendo ajudado muito ao Rio Grande do Norte, não estamos vendo resultados. Lamento muito que isto esteja acontecendo.
JH – No seu entendimento, ações para combate à seca estão efetivamente acontecendo no Estado?
SR – O governo também tem sido negligente com relação a esse problema. Ouvi falar em fazer projeto, mas o que estamos precisando é de executar projetos. Na zona rural o povo não tem água para beber e os rebanhos estão sendo dizimados.
JH – Como tem sido sua atuação na Câmara Federal?
SR – Estamos trabalhando e cumprindo o terceiro mandato de deputada federal representando o povo do Rio Grande do Norte. Recentemente aprovei um projeto de grande alcance social dando mais celeridade no combate ao crime contra o idoso, como abandono, maus tratos, apropriação indébita de renda e indução ao idoso assinar procuração de bens, que é um dos mais comuns. Fizemos um grande debate e aprovamos o projeto.

veja a entrevista completa  em www.jornaldehoje.com.br

Fátima Bezerra cobra de Rosalba cumprimento de planos de cargos dos servidores

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) apresentou na tarde desta quarta-feira (27), no plenário da Câmara dos Deputados, um documento enviado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (SINAI-RN), que expressa repúdio diante do tratamento que a governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, vem dispensando aos servidores públicos estaduais.

“Depois de muita luta, em 2010, várias categorias conseguiram aprovar os seus planos de cargos, carreira e salários. Passado dois anos, infelizmente, até agora, esses acordos não foram cumpridos. O SINAI teve que ir a justiça para que os pagamentos pendentes dos acordos fossem efetivados. Foram nove ações de pagamento de Planos, Leis Complementares, além de duas na Justiça do Trabalho para os Planos da CEASA e da EMPARN. E, infelizmente, a governadora tem tido uma postura de muita insensibilidade e crueldade em negar a cumprimento das decisões judiciais. Inclusive, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal”, disse Fátima no plenário da Casa.
Os servidores da Fundação José Augusto, da EMATER, do DETRAN, do IDEMA, do IDIARN, do DER, do GABINETE CIVIL, da ADMINISTRAÇÃO DIRETA (LC 432/2010), além do pessoal da CEASA e da EMPARN, aguardam o cumprimento dos seus respectivos planos.
“Essa situação, senhor presidente, é inaceitável. Por que de um lado a arrecadação tem crescido e batido recordes de crescimento, e do outro o governo, usando como argumento a Lei de Responsabilidade Fiscal vem violando os direitos desses trabalhadores. Renovo apelo ao governo para que sente a mesa com propostas concretas no sentido de assegurar a concretização todos os planos de cargos, carreira e salários, dos servidores do Estado do Rio Grande do Norte”, finalizou a deputada.

fonte portal no ar

Enade: MEC divulga regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2013

O Ministério da Educação publicou hoje (28) no Diário Oficial da União portaria com as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcado para o dia 24 de novembro.
O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3, razoável e o 4 e o 5, bons. A avaliação é feita a cada três anos.
Nesta ano, serão avaliados os cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os cursos técnicos de agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Devem fazer o exame, os estudantes que ingressaram no curso em 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período. Também fazem a prova estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso.
Para os cursos superiores de tecnologia, participam os estudantes que têm expectativa de conclusão em dezembro deste ano, assim como os que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo.
Ficam dispensados do exame aqueles que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013 e os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da prova, em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante. A dispensa constará no histórico escolar do aluno.
Os dirigentes das instituições de ensino superior são os responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados, que devem ser feitas de 9 de julho a 16 de agosto pelo endereço eletrônico: http://enade.inep.gov.br. Cabe também às instituições a divulgação da lista de estudantes habilitados. Do dia 20 ao dia 30 de agosto, as instituições poderão fazer inclusões ou retificações, no mesmo endereço eletrônico.
Os estudantes farão a prova no município sede do curso, com exceção daqueles que cursam a modalidade de educação a distância. Esses poderão fazer a prova no município em que a instituição tenha um polo de apoio presencial.
As diretrizes para o exame serão divulgadas até o dia 31 de maio. Entre 22 de outubro e 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, pelo site: http://portal.inep.gov.br. Somente depois do preenchimento do questionário, o estudante terá acesso ao local de prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante.
Agência Brasil
O Ministério da Educação publicou hoje (28) no Diário Oficial da União portaria com as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), marcado para o dia 24 de novembro.
O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3, razoável e o 4 e o 5, bons. A avaliação é feita a cada três anos.
Nesta ano, serão avaliados os cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os cursos técnicos de agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Devem fazer o exame, os estudantes que ingressaram no curso em 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período. Também fazem a prova estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso.
Para os cursos superiores de tecnologia, participam os estudantes que têm expectativa de conclusão em dezembro deste ano, assim como os que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo.
Ficam dispensados do exame aqueles que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013 e os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da prova, em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante. A dispensa constará no histórico escolar do aluno.
Os dirigentes das instituições de ensino superior são os responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados, que devem ser feitas de 9 de julho a 16 de agosto pelo endereço eletrônico: http://enade.inep.gov.br. Cabe também às instituições a divulgação da lista de estudantes habilitados. Do dia 20 ao dia 30 de agosto, as instituições poderão fazer inclusões ou retificações, no mesmo endereço eletrônico.
Os estudantes farão a prova no município sede do curso, com exceção daqueles que cursam a modalidade de educação a distância. Esses poderão fazer a prova no município em que a instituição tenha um polo de apoio presencial.
As diretrizes para o exame serão divulgadas até o dia 31 de maio. Entre 22 de outubro e 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, pelo site: http://portal.inep.gov.br. Somente depois do preenchimento do questionário, o estudante terá acesso ao local de prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante.

Agência Brasil

Governo do Estado faz suplementação de mais de R$ 24 milhões no Orçamento

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) abriu créditos suplementares que ultrapassam a casa dos R$ 24 milhões. Tudo foi divulgado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE).
A maioria dos recursos é para agropecuária destinada ai Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os dois órgãos juntos totalizam R$ 23 milhões.
Desse montante foram R$ 12 milhões para ações para minimizar os efeitos da seca e R$ 11 milhões divididos para construção de trechos rodoviários (R$ 2,3 milhões) e conservação de rodoviárias (R$ 8,7 milhões).
O R$ 1,7 milhão restante foi distribuído para órgãos como Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) - R$ 400 mil; Procuradoria Geral do Estado - R$ 150 mil; Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) - R$ 105 mil; ampliação da frota da Polícia Militar - R$ 385 mil; de Bombeiros Militar - R$ 130 mil; Secretaria de Desenvolvimento Econômico - R$ 148 mil e Instituto de Defesa; Secretaria de Justiça e Cidadania - R$ 334 mil e Inspeção Agropecuária -R$ 80 mil.

quinta-feira, 28 de março de 2013

MEC prorroga prazo de renovação dos contratos do Fies até 30 de junho

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) prorrogou até 30 de junho o prazo para renovação semestral dos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) feitos entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2013. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Segundo o texto, os estudante têm até a mesma data para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.
Os pedidos deverão ser realizados via internet, por meio do SisFIES (Sistema Informatizado do Fies).

Como participar

O Fies permite ao universitário financiar de 50% a 100% das mensalidades de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento desse valor com os encargos educacionais.
Os juros são de 3,4% ao ano, para todos os cursos, e o pagamento começa 18 meses após a formatura. Durante o curso, o estudante paga, a cada trimestre, o valor máximo de R$ 50, referente a juros incidente sobre o financiamento
A inscrição para o Fies pode ser feita pela internet em qualquer época do ano. Os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida.

fonte uol.com

Ex-prefeito dá versão sobre fechamento de maternidade

Caro Canindé Souza (Webleitor) e Carlos Santos (Editor deste Blog).
Venho por meio deste apenas repor a verdade em relação a seus comentários neste Blog tão prestigiado e respeitado que é o do Jornalista Carlos Santos.
Primeiro o Senhor Canindé Souza diz que a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado não tem culpa pelo fechamento da Maternidade Onzieme Rosado.
Eu, em momento nenhum atribuí culpa ao Senhor prefeito pelo momento que passa a APAMI, tenho sempre explicado a população que as dificuldades são resultados da política do SUS que há anos não reajusta a tabela de remuneração de seus serviços levando ao fechamento diversas instituições Filantrópicas a fecharem as portas, vejam o exemplo da Elisa Simões em Caraúbas.
O que tenho colocado é que a Prefeitura tem a responsabilidade de manter os serviços de saúde da população de Gov. Dix-sept, que a APAMI e seus funcionários não podem continuar se sacrificando para cumprir com aquilo que é responsabilidade do Município.
Para quem não sabe, aproveito para informar, que a APAMI tem recebido nos últimos meses uma receita de apenas R$ 8.000,00 (oito mil reais) que não é suficiente sequer para cobrir a folha dos servidores, imagine pagar médicos e cumprir outras obrigações, mesmo assim atendeu a toda população de Governador até o dia 14-03-2013.
Sendo a APAMI a única estrutura capaz de atender a população e a prefeitura a maior responsável por prestar serviços de saúde a esta população, imaginávamos poder contar com a parceria do município.
Após a posse do Prefeito Anaxmandro Vale, tivemos a oportunidade de conversarmos com o mesmo e oferecemos a possibilidade de alugar o prédio sede da Maternidade Onzieme Rosado com todos os seus equipamentos, deixamos claro ao prefeito que o aluguel seria para quitar a dívida da APAMI com seus servidores e após o pagamento de todos os débitos, que ocorreria em 2 anos, a APAMI doaria o referido prédio ao Município.
O Senhor Canindé diz que a prefeitura nunca deixou de repassar recursos à APAMI, isso não se traduz na verdade. A verdade é que Dr. Adail Vale, repassou apenas alguns meses, cerca de 3 ou 4, que haviam sido comprometidos pela gestão de Lanice Ferreira, e isso depois de determinação judicial, os quatro anos da gestão foram mantidos com a ajuda da população. Então não é verdade que a prefeitura sempre repassou.
Informo também ao Sr. Canindé Souza, que em março de 1996 me licenciei da Presidência da APAMI para disputar a Prefeitura de Gov. Dix-sept Rosado, portanto já fazem 16 anos que deixei de exercer a presidência da APAMI, faço sim parte de sua diretoria, portanto é injusta a afirmativa que usei os recursos da APAMI de forma indevida, é mais uma inverdade do Sr. Canindé Souza.
Fechamento
O Sr. Canindé diz ainda que eu não fiz o repasse, se já fazem 16 anos que não presido a APAMI como poderia reter ou me apropriar dos recursos? É mais uma afirmativa maldosa do Sr. Canindé.
O Sr. Canindé questiona por que não fechamos na época da gestão de Lanice Ferreira? Tenho todos os funcionários da APAMI como testemunhas que eu defendi o fechamento da APAMI já na gestão de Lanice, infelizmente o presidente da época José Soares e alguns servidores não concordaram. Depois na gestão de Chaguinha, atual presidente, voltei a defender o fechamento, para pressionar por uma solução, mais uma vez não contei com o apoio de todos por isso não fechou naquele momento.
O Sr. Canindé Souza, disse ainda mais duas inverdades, que Dr. Adail fez repasses para a APAMI durante seus quatro anos de gestão, é fácil verificar a através dos documentos contábeis do município, que isto não aconteceu.
Diz também o Sr. Canindé que Dr. Adail queria a municipalização, pois também é o que estou defendendo, no entanto, para municipalizarmos a APAMI precisamos antes quitar a dívida com os servidores, por isso propus o aluguel do prédio.
Como o Prefeito declarou que não tem interesse, mesmo sabendo que a APAMI é imprescindível para a assistência a saúde da população, então a diretoria, os sócios e a maioria dos servidores resolvemos fechar as portas por não contarmos com a parceria do município.
Aceitamos a opinião de todos, mas, por favor, usem da verdade.
Finalizo me colocando a disposição de todos para qualquer esclarecimento.
Gilberto Martins – Ex-prefeito e dirigente da Apami (Governador Dix-sept Rosado), mantenedora da Maternidade Onzieme Rosado

do blog carlos santos

Brasil: Reflexões sobre a mediocridade da política



      Por: Hugo Gomes de Almeida
Tenho visto figuras, medianas, que galgam posições em tribunais — mendigando a políticos e a outros vultos influentes, ou, em determinado caso, por conhecida circunstância — que, no exercício do cargo, se preocupam mais em jogar para a plateia. Pisoteiam a ética na ânsia por fortalecer a imagem pública. Pobre de quem se deixa engabelar por esses tipos de tantos artificialismos.
Há quem viveu a vida universitária, em pleno governo dos generais, sem esboçar qualquer repúdio e que, há pouco, andou por aí aparentando querer consertar erros. Tudo isso depois de desfrutar boa situação na vida e ter certeza de que nada de mal lhe vá acontecer. Nos idos estudantis, diziam não gostar de política. São os valentes depois de o perigo passado.
Só terá meu sufrágio quem tiver como comprovar uma vida de lutas em prol das causas democráticas. Como não há mais um Leonel Brizola, sinto-me desobrigado. Não votarei em arrivistas. Tenho bastante lucidez e capacidade crítica para identificar esses valentes de ocasião.
Conquistar destaques em cargos — não conquistados por sistema de mérito — ajudados por imprensa deslumbrada, que tanto contribui para embair consciências, resulta num grande mal ao Brasil. Todos conseguem aparentar-se grandes em cargos, cercados de assessores ali escalados para remover as dificuldades. Recebem tudo pronto para mera assinatura! Assim conseguem enganar os incautos e se fazem expoentes à custa de trabalho e de valor intelectual de terceiros.
Atualmente, com tantos assessores nos gabinetes, qualquer protagonista pouco preparado pode exercer funções dos mais altos cargos — cuja marca para conquistá-los jamais fora virtuosa!

Artigo publicado no site Tribuna da Internet

Vice-líder do governo diz ser normal que se inaugure prédios para “funcionar depois”

O vice-líder da base do governo na Câmara Municipal de Mossoró, Claudionor dos Santos (PMDB), disse ser algo normal uma prefeitura inaugurar um prédio e não colocar os serviços para funcionarem.
A manifestação foi durante o pronunciamento do vereador Tomaz Neto (PDT), que falava na demora dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte, inaugurada em dezembro pela ex-prefeita Fafá Rosado (DEM) e que a sucessora Cláudia Regina (DEM) ainda não colocou para funcionar.
Ao tentar defender o governo, Claudionor dos Santos falou também em uma segunda inauguração. "É natural que se inaugure o prédio. Depois a gente inaugura o serviço", disse.
As palavras do vice-líder do governo provocaram revolta entre os membros da oposição. "Então quer dizer que é normal inaugurar um prédio que não funciona?", questionou Lairinho Rosado (PSB) lembrando que foi contratada banda e tudo na solenidade. "É lamentável saber da inauguração de um prédio que ainda não está em real funcionamento", acrescentou.
Na última terça-feira, a secretária municipal de Saúde, Jacqueline Amaral, concedeu entrevista ao programa FM Sete Horas em que reconheceu não haver estrutura para o funcionamento da UPA do Belo Horizonte. Ela disse não haver nem equipamentos nem pessoal qualificado para as funções.

de O mossoroense

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1939 - Termina a Guerra Civil espanhola
 foto de sinopsis
Em Espanha, os republicanos defensores de Madrid içam a bandeira branca sobre a cidade, finalizando desta forma três anos de sangrenta guerra civil. O conflito iniciou-se em 1936, quando o General Franco liderou uma revolta de direita no exército em Marrocos, dividindo a localidade em dois grupos, os republicanos e os nacionais.
Os republicanos, um grupo composto sobretudo por nacionalistas catalães e bascos e esquerdistas de todas as ideologias, sofreram enormes perdas perante os nacionais de Franco. Franco procurou o apoio e a ajuda dos regimes fascistas da Alemanha e Itália, enquanto a URSS colaborava com o grupo republicano.

 1983 - O vulcão Etna
 foto de sinopsis
No dia 28 de março de 1983, o vulcão Etna, localizado na costa leste da ilha da Sicília, entrou em erupção pela quarta vez no século XX.
Embora possa ser muito destrutiva, desta vez, a erupção não causou demasiados danos materiais, tendo as encostas da montanha ficado praticamente intactas.
Milhares de pessoas vivem nos arredores e até no sopé da montanha por causa da fertilidade das terras vulcânicas que torna possível a agricultura extensiva. As famílias vivem das hortas e vinhas que se estendem pelas encostas da montanha.
O Etna tem 3.322 metros de altura e é um dos vulcões mais ativos do mundo.

fonte Canal de História

Prazo para atualização do Bolsa Família segue até hoje

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para a atualização, do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família até a quinta- feira (28).
Os beneficiários que ainda não atualizaram as informações estão com o benefício bloqueado nos meses de fevereiro e março. Quem não comparecer terá o benefício cancelado.
De acordo com Everton Pereira responsável pelo cadastramento do bolsa família em Mossoró desde outubro do ano passado que o recadastramento deveria ter sido concluído mas como muitas pessoas não procuraram o serviço o Ministério do Desenvolvimento Social MDS prorrogou o prazo para as famílias atualizarem o seu cadastro.
Quem teve o seu beneficio cancelado deve procurar a da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude para a atualização. O cadastro dessas famílias será enviado para analise e se estiver no perfil voltará a receber o beneficio.
A Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, Patrícia Leite, alerta sobre a importância da atualização. “A atualização cadastral é de grande importância, pois garante continuidade destas famílias no Bolsa Família e possibilita o acesso das mesmas a outros programas sociais do Governo Federal”, disse.
Para a atualização as famílias devem levar até a secretaria os seguintes documentos: comprovante de residência, RG, CPF, registro de casamento e certidão de nascimento dos filhos.

do jornal de fato

Comperve antecipa resultado do vestibular para dia 1 de abril


A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) confirma para a próxima segunda-feira, dia 1º de abril, a divulgação do resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013). A divulgação ocorrerá às 16h, na Reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, Centro de Mossoró.
Inicialmente o resultado do PSV 2013 estava previsto para o dia 05 de abril, mas a empresa responsável pela aplicação das provas – Consulplan – confirmou à COMPERVE a antecipação da data.
Também no dia 1º de abril será publicado o edital de matrícula com informações sobre datas e toda a documentação necessária.
Ofertando 2.602 vagas nos cursos de graduação da UERN, as provas do PSV 2013 foram aplicadas nos dias 03 e 04 de março simultaneamente em seis cidades - Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Caicó e Patu.

Depois de 514 dias Luis Gomes volta a ter água nas torneiras

O problema da escassez de água a cada dia vem se tornando uma triste realidade em milhares de municípios da região nordeste do Brasil. Registrando uma das piores estiagens dos últimos anos a cidade de Luis Gomes completou 514 dias sem água.
O município vem sendo abastecido desde então por carros- pipa por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Ministério da Integração Nacional, através do Exército Brasileiro.
A cidade de Luís Gomes foi uma das primeiras do Rio Grande do Norte a decretar estado de emergência em decorrência da estiagem.
Na manhã desta quarta- feira (27) a situação mudou. O abastecimento de água no município volta a ser restabelecido e a população já tem água nas torneiras, mesmo que isto seja em fase de teste.
De acordo com Francisco morais, morador de Luis Gomes, a cidade que possue 10 mil habitantes foi dividida em duas partes. Uma parte da cidade já está sendo abastecida e a outra parte será abastecida no final da tarde.
O abastecimento de Luis Gomes é feito pela Segunda Etapa do Sistema Adutor do Alto Oeste, com água da barragem de Pau dos Ferros, que, por sua vez, está com apenas 13% de sua capacidade total. O Alto Oeste estará à beira de um colapso no abastecimento de água.

do jornal De fato

Sindicato confirma paralisação de educadores durante três dias no próximo mês

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), Fátima Cardoso, confirmou ao portalnoar.com  que haverá três dias de paralisação de professores da rede estadual e municipal, nos dias 23, 24 e 25 de abril. A parada integra uma mobilização nacional promovida pelos sindicatos de educação que protestam contra as condições de trabalho dos profissionais da área. No dia 25, está programada uma marcha de professores, estudantes e técnicos pelas ruas natalenses com concentração inicial marcada para a Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.
“Apesar da propaganda difundida pelo Governo do Estado de que estão sendo feitas melhorias em 167 escolas, o quadro que presenciamos é uma queda constante na qualidade da educação pública e o descumprimento do piso salarial e do plano de carreira dos servidores”, afirma a servidora.
Ela acrescenta que existe falta de professores e de condições estruturais em várias escolas. “É o caso do tradicional Colégio Atheneu, com seus 176 anos, que necessita de reparos urgentes”. Fátima Cardoso cita ainda o caso de escolas que têm aulas de apenas vinte minutos porque não há água suficiente. “Há outras escolas onde não existe sequer a possibilidade dos alunos entrarem no prédio”, finaliza.

fonte portal noar

CCJ do Senado aprova estabilidade para gestantes cumprindo aviso prévio

da Agência Brasil
 
Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, hoje (27), em caráter conclusivo, projeto de lei do Senado que garante estabilidade à trabalhadora gestante no emprego, mesmo que a gravidez seja confirmada durante aviso prévio de dispensa do trabalho. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Como a matéria tramita em caráter conclusivo, se não houver requerimento para sua votação no plenário da Câmara, ela será encaminhada à sanção presidencial. Pelo texto aprovado, a trabalhadora gestante demitida só será efetivamente dispensada após o fim da licença-maternidade.
Em fevereiro deste ano, ao julgar o caso de uma trabalhadora, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a gravidez ocorrida no período de aviso prévio, ainda que indenizado, garante à trabalhadora a estabilidade provisória no emprego. A decisão unânime da Terceira Turma do TST dá à gestante o direito ao pagamento dos salários e da indenização.
Em outra votação, também hoje, a CCJ aprovou a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia o período de licença-maternidade nos casos de partos prematuros. Pelo texto, o período de licença será acrescido do número de dias em que o recém-nascido ficar internado em função do nascimento prematuro. Agora a PEC precisa ser analisada por comissão especial para depois ser levada à votação no plenário da Câmara.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Governo do RN paga pior salário do Brasil ao professor

Por Revista Educação/Carta Potiguar
Mais uma vez o governo do Rio Grande do Norte é destaque em nível Nacional. Outra vez, de forma ruim. Ruim para a sociedade.
Em pesquisa realizada  pela revista Educação junto às secretarias de educação das 27 unidades da federação brasileira, pode-se observar que os piores salários para professores são pagos no Rio Grande do Norte. Tanto o Estado como o Município pagam os piores salários do Brasil para seus professores.
Quadro demonstrativo revela a vergonha que o RN impõe ao seu professor
Paga-se R$ 1387 para um professor com carga horária de até 40 horas semanais da educação básica. Os valores pagos em outros estados chegam a ser mais do que o dobro daquilo que é pago em terras potiguares.
Em Brasília paga-se R$ 4.100. Em Goiás, R$ 3.821. Roraima aparece na terceira colocação com 3.619 e logo em seguida, em 4º lugar, o Sergipe, com R$ 3.196.
A média salarial nacional é de R$ 2.024 reais para a rede Municipal e de R$ 2.633 para a rede Estadual.
No RN paga-se, respectivamente, R$ 1.347 e R$ 1.387.
No segundo caso, a média de salários pagos pelo Estado é metade do que se paga em relação a média nacional.
Só para se ter ideia, os salários pagos em Sergipe, estado próximo ao RN, é mais do que o dobro pago em terras potiguares, fato de demonstra o total “desleixo” com a educação por parte do atual governo e dos governos que passaram pelo RN.
O RN, mais uma vez, mostrando para o Brasil que consegue ser destaque. Negativo.

Política é o avesso da corrupção!

Veremos uma breve descrição da política, uma espécie de guia para estudantes de primeira hora na arte do convencimento e do exercício do poder. O guia pode/deve ser lido por acadêmicos, trabalhadores, professores, empregadas domésticas, eleitores, servidores públicos, profissionais liberais e mais ainda pelos governantes.
   Por: Vinícius Carrilho Martinez
Afinal, o que é a política?
Por política se entende uma porção, um recorte amplo de atividades humanas. Ou seja, a política é o exercício de atividades essenciais à realização do ser humano. Neste raciocínio, a política é a efetivação da condição humana. Política é a arte do convencimento para que se exerça o poder de comando e assim se aprimore a condição humana; a possibilidade de se conviver em sociedade, sobretudo quando há conflito de interesses. Portanto, a política é um guia para a ação humana (Kibernets). Pois, não há homem que desconheça a política (zoon politikón). O homem é um animal político. Mas, além disso, a política é:
- O bom governo, quando se governa com honestidade.
- Governar para o bem público.
- Governar com liberdade, quando os envolvidos desenvolvem a plenitude da isonomia (princípio da igualdade que está na base do direito) e da isegoria (capacidade de pensamento, reflexão e de livre expressão).
- A arte ou a ciência de se governar a cidade, com urbanidade.
- A capacidade de decisão diante de qualquer circunstância da vida pública ou privada.
- O exercício do poder ou da dominação.
- O exercício da cidadania, no regime democrático.
- O reflexo da ética, como regras de comportamento social, como ethos ou costumes públicos bem desenvolvidos e assegurados.
- Uma prática social do poder assegurada por lei. Porque a política está definida, regulamentada no direito positivo; como direito político, está inscrito e descrito na Constituição.
- O pensamento jurídico envolto na proporcionalidade; como capacidade de se encontrar soluções válidas, eficazes para problemas coletivos e urgentes.
A política partidária expressa uma sociedade dividida em partes, e cada parte defende sua ideologia, seu ponto de vista, seus interesses. Por isso, na relação política em que se opõem contendores, defendem-se visões de mundo discordantes, opostas e até antagônicas.
Contudo, há algo que a política não é, por definição. A política não é sinônimo da corrupção, uma vez que a corrupção é a deturpação de toda a política. A política é a arte dissuasiva que conserva a sociedade; a política promove a constituição da sociedade. Portanto, a política é o avesso da corrupção, pois a corrupção é a negação da vida social, da vida em grupo; como corrupção da própria sociedade, a política seria a negação do zoon politikón e acabaria definida pelo seu contrário – o que, evidentemente, não é lógico e nem racional.

Texto publicado no jornal eletrônico Gente de Opinião

Por: Vinício Carrilho Martinez é professor Adjunto II da Universidade Federal de Rondônia – Departamento de Ciências Jurídicas. Doutor pela Universidade de São Paulo.

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1958 - Khruschev, primeiro-ministro soviético
 foto de sinopsis
O primeiro secretário soviético, Nikita Kruschev, substitui Nicolay Bulganin como primeiro-ministro, tornando-se líder absoluto do Partido e do Estado da URSS. Em 1953, quando Estaline morreu, Kruschev teve de lidar com o seu herdeiro, Georgy Malenkiv, pelo cargo de máximo secretário. Kruschev ganhou a luta pelo poder e Malenkov foi nomeado primeiro-ministro, um cargo muito mais protocolar.
Em 1955, Bulganin, aliado de Kruschev, substituiu Malenkov e depois Bulganin uniu-se a um grupo de dirigentes que tentou eliminar Kruschev da lista de líderes. Como consequência, Kruschev destituiu Bulganin como Presidente e ele mesmo ficou com o cargo.

1963 - Nasceu Quentin Tarantino

 No dia 27 de março de nasceu o realizador de cinema americano Quentin Tarantino, em Knoxville, no estado do Tennessee. Ao longo da sua carreira recebeu inúmeros galardões e prémios, Globos de Ouro, prémios BAFTA e até um Óscar.

1973 - Marlon Brando recusa o Óscar da Academia de Hollywood

A 27 de março de 1973, Marlon Brando recusou o Óscar da Academia de Hollywood, para o qual estava nomeado pela sua interpretação em "O Padrinho".
"Quando fui nomeado para "O Padrinho", pareceu-me absurdo ir à cerimónia de entrega dos prémios. Parecia-me grotesco festejar uma indústria que tinha difamado e desfigurado sistematicamente os índios norte-americanos ao longo das seis décadas", assegura o ator.

 1513 – Juan Ponce de León avista pela primeira vez a América do Norte pensando se tratar de uma ilha.

1945 – A Argentina concede o seu apoio formal à Ata de Chapultepec.

1965 – Inaugurada a Ponte Internacional da Amizade, na imagem, ligando a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a paraguaia Ciudad del Este.

fonte Canal de História

Justiça Eleitoral absolve Claudia Regina e Wellington Filho em outro processo

O juiz Pedro Cordeiro Junior, 33ª Zona Eleitoral, absolveu a ex-prefeita Maria de Fátima Rosado Nogueira e a prefeita Claudia Regina Freire de Azevedo e o vice-prefeito Wellington de Carvalho Costa Filho da acusação de uso da ‘máquina’ pública na eleição de 2012.
A representação eleitoral foi formulada pela Coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz, liderado pela então candidata a prefeita Larissa Rosado (deputada estadual-PSB), pedindo aplicação de multas e principalmente a cassação do registro de Claudia Regina e Wellington Filho.
O documento aponta que a então prefeita Fafá Rosado, de forma generalizada, utilizou-se da máquina administrativa, em favor de Claudia Regina e Wellington Filho (na época candidatos a prefeito e vice de Mossoró), quebrando a isonomia e o equilíbrio do pleito.
Destacou que em várias outras estariam sendo realizadas como propósito de beneficiá-los. Reclamou ainda que houve exposição à população de uma obra custeada com recursos públicos localizadas em locais onde aconteceram movimentações politicas.
A então prefeita Fafá Rosado se defendeu no processo e mostrou provas que contrariam as acusações da coligação liderada por Larissa Rosado. Já os advogados da Coligação Força do Povo, de Cláudia Regina e Wellington Filho também apresentaram provas contundentes.
Diante das informações dos dois lados, o juiz Pedro Cordeiro Junior escreveu:
“Por tais considerações, em dissonância com o parecer Ministerial, julgo improcedente a representação formulada pela Coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz em face de Maria de Fátima Rosado Nogueira, Coligação Força do Povo, Cláudia Regina Freire de Azevedo e Wellington de Carvalho Costa Filho, nos termos da fundamentação.”

do jornal de fato

Eleitores faltosos tem até 25 de abril para regularizar situação

Os eleitores que não votaram ou não justificaram a ausência nas três últimas eleições tem até 25 de abril para comparecer ao cartório eleitoral e regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não regularizar a situação, terá o título cancelado. Até esta segunda-feira (25), apenas 20.860, ou 1,377% dos 1.514.622 eleitores brasileiros nesta situação haviam procurado a Justiça Eleitoral.

O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas a de não poder ser candidato a cargo eletivo, não poder tirar passaporte, se inscrever em concurso público e nem se matricular em instituição de ensino público.

O eleitor que tiver o nome incluído na relação que a Justiça Eleitoral divulgou em fevereiro deste ano deverá comparecer ao cartório eleitoral até o dia 25 de abril para regularizar sua situação, portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

A Justiça Eleitoral ressalta que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título. O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.
Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não serão identificados nas relações de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso também não terão o título cancelado.

O eleitor no exterior que deseja regularizar a sua inscrição eleitoral deverá comparecer à repartição consular ou Embaixada do Brasil que atenda a sua localidade. O interessado deve portar documento oficial de identificação, ou comparecer a qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, quando retornar ao Brasil.

A atualização cadastral acontece sempre no ano posterior às eleições – ou seja, nos anos ímpares – e é um dos primeiros passos para a depuração do colégio eleitoral brasileiro com vista à eleição seguinte.

Com informações do site do TRE-RN

Campanha de vacinação contra a gripe deve imunizar 31,3 milhões de pessoas em abril

Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde pretende vacinar este ano 31,3 milhões de brasileiros contra a gripe. O número representa 80% de um total de 39,2 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.
Uma das novidades anunciadas pela pasta é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. Outra mudança vai possibilitar que pessoas com doenças crônicas tenham acesso ampliado à vacina por meio de postos de saúde e não apenas centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização.
A Campanha Nacional de Vacinação começa no dia 15 de abril e segue até o dia 26 do mesmo mês. No dia 20 de abril (sábado), todos os 65 mil postos de saúde do país vão funcionar para um dia de mobilização. Ao todo, 240 mil profissionais de saúde devem participar da ação, além de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. Além dos R$ 330 milhões gastos com a vacina, o governo federal vai enviar aos estados e municípios R$ 24,7 milhões para apoiar ações de mobilização e preparação de equipes de saúde.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, destacou que a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. Ele lembrou que, no ano passado, a cobertura entre gestantes, por exemplo, foi baixa em razão da falta de conhecimento sobre a importância da imunização. “Muitas vezes, o obstetra não está familiarizado e não recomenda”, explicou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que a dose contém o vírus em sua forma inativa, mas que não há risco de uma pessoa contrair gripe em razão da imunização. O que pode ocorrer, segundo ele, é a pessoa tomar a vacina com o vírus em período de incubação no corpo e apresentar um quadro gripal logo em seguida.
“A vacina contra a influenza é o melhor método que temos para reduzir o risco de casos graves e de internação”, disse Padilha. “É importante que a gente mantenha altas taxas de cobertura vacinal”, completou.

Queda de 42% no FPM cria dificuldades para prefeitos

O  Fundo de Participação dos Município vai fechar março com uma queda recorde de 42,4% em relação ao mês anterior, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional. Para as cidades com até 10.188 habitantes, catalogadas pelo Tribunal de Contas da União como “município 0.6”, o repasse de março será de R$ 334 mil, já descontados os 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor praticamente é o mesmo de março do ano passado e o menor dos últimos cinco meses.

A queda já era esperada pelos prefeitos, mas não em patamar tão alto. “É a maior queda porcentual na comparação de um mês com o anterior dos últimos cinco anos”, disse ontem o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, prefeito da cidade de Lajes, no sertão potiguar. Em entrevista ao Panorama Político, da Rádio Globo Natal, ele enfatizou que a situação é preocupante porque as finanças municipais já vinham em desequilíbrio desde o ano passado em função da crise econômica que obrigou o governo federal a promover desonerações em alguns produtos integrantes do rol de cobrança de tributos que engrossam o bolo do Fundo de Participação, como é o caso dos automóveis e de eletrodomésticos da linha branca.

Esse desequilíbrio provocou uma série de medidas adotadas pelos gestores para adequar os gastos aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Parnamirim, terceira maior cidade do RN, com orçamento de mais de 300 milhões previstos para 2013, o prefeito reeleito Maurício Marques (PDT) adiou os projetos previstos para o primeiro trimestre deste ano e retardou a nomeação de cargos comissionados enquanto espera por dias melhores na arrecadação de tributos.

Nove presos suspeitos de 30 assassinatos fogem da cadeia

Ontem à tarde, nove presos de alta periculosidade fugiram da Cadeia Pública de Mossoró Juiz Manoel Onofre de Souza, durante o horário de visitas, no Pavilhão "A". Os nove presos são acusados pelas investigações da Polícia Civil de terem praticado aproximadamente 30 assassinatos em Mossoró.
Segundo informações repassadas pelo diretor da Cadeia Pública, José Wilson, ontem era dia de visita social na ala onde ocorreu a fuga, quando por volta das 13h os presos retiveram os familiares das celas, para despistar os carcereiros, enquanto os fugitivos saíam por uma rota de fuga previamente planejada.
Na oportunidade os presos cavaram um buraco no teto do banheiro da quadra das visitas, por onde alcançaram uma construção abandonada na parte superior da cadeia. Lá em cima, os detentos usaram uma "teresa" (corda feita com pedaços de pano) para descerem o muro de pouco mais de quatro metros e entrarem no matagal, tomando rumo ignorado.
"Quando os presos fugiram os guariteiros soaram o alarme, chegando a dispararem alguns tiros, no intuito de conter a saída de outros presos. Passamos a acionar reforços para controlar os ânimos dos outros detentos", explicou o diretor.
A fuga tornou-se complicada de ser impedida, devido todos os fujões terem saído cada um para um lado diferente no matagal em torno da Cadeia Pública. "Nós tínhamos informações que a fuga iria acontecer a qualquer momento, inclusive na noite anterior vistoriamos todas as celas para nos certificarmos de que as grades estariam sem nenhuma problema, o que realmente ocorreu. Porém eles fugiram pela quadra de sol, no horário das visitas", disse.
Por volta das 15h30, agentes penitenciários, Grupo de Escolta Penal (GEP), policiais civil e militar e agentes do Depen entraram na unidade e conseguiram controlar a situação e retirar os familiares que ainda estavam nas celas.
Uma força-tarefa, composta de aproximadamente 50 homens, foi montada para perseguir os presos que escaparam, no entanto, até o fechamento desta edição ninguém ainda havia sido recapturado.Nove presos fugirao

terça-feira, 26 de março de 2013

SINTE/RN convida os convocados da rede estadual à luta por melhores condições de trabalho

Somos recebidos (as) em escolas com péssimas condições estruturais para trabalhar, meses sem receber salário e impedidos (as) de nos organizarmos para defendermos nossos interesses. Não bastando isso, os novos concursados (as) já sentem na pele os ataques diretos à educação e à classe trabalhadora, não só tendo seu direito à paralisações e greves cerceados, pelo fato de estarem em estágio probatório, como também, intimidados (as) de participarem de pequenas paralisações para reivindicar melhorias estruturais, participar de assembleias, ou questionar a não convocação de mais professores (as) e suportes imediatamente, tendo em vista o déficit docente das escolas do RN.

Em diversas escolas do Estado, os novos concursados tem sido reprimidos pelas direções que por sua vez são pressionadas pelas Dired,s que não respeitam os direitos dos trabalhadores (as) da educação. Os recém-convocados (as) da Educação do Estado do RN não pararam para ficarem em casa, fomos às ruas lutar pelos nossos direitos e garantir que nossas reivindicações sejam atendidas, exigimos que o governo convoque imediatamente professores (as) e suportes, exigimos que todos (as) recebam seu pagamento já neste fim de mês, não vamos aceitar cinco meses sem receber salários e ainda sermos proibidos (as) de lutarmos ao lado dos nossos companheiros e companheiras da educação.
Seguiremos lutando até que todos os professores (as) e suportes sejam convocados (as), seguiremos protestando por melhores condições de trabalho e por pagamento em dias de nossos salários. Queremos deixar claro nossa indignação frente ao ofício abusivo que chegou as Escolas Estaduais do RN, informando que os professores (as) que pararam suas atividades em função da mobilização feita pelo SINTE-RN, terão que pagar estas aulas.
As paradas foram legítimas e exigimos respeito por parte da Secretaria de Educação. Nós, recém convocados (as) entendemos que a paralização da rede faz parte do processo de organização e mobilização da nossa luta, e que é nossa tarefa fortalecê-la. Entendemos que mesmo o governo tendo reajustado o nosso salário em 7,97% de acordo com o Piso Nacional e mesmo tendo agilizado demandas históricas reprimidas, mesmo assim, ainda temos muito que lutar, e foi à luta organizada deste sindicato que permitiu que estas demandas reprimidas fossem garantidas, por esta razão apoiamos e participamos deste processo de luta e organização.
Mesmo estando em estágio probatório, não podemos ser impedidos (as) de participarmos das atividades referentes a nossa categoria, é direito nosso fortalecermos nosso movimento, quanto a reposição dos dois dias de atividades de luta, estamos de acordo com o SINTE-RN, que entende que estes representam menor prejuízo ao aluno (a) do que a falta de professores (as) nas escolas, a Secretaria de Educação do Estado, deve se preocupar em convocar os restantes dos professores (as) e suportes aprovados no concurso, deve esta se preocupar em repor a sociedade os danos causados nas escolas onde ocorrem reverzamento de turmas ou suspensão das aulas por falta de água. O governo não faz reposição dos prejuizos causados e quer cobrar dos professores (as) o pagamento destas paralizações.
Em 2011 e 2012 o Colégio Atheneu suspendeu suas aulas por diversas vezes, devido as condições precárias. Além disso, muitas aulas não são ministradas por falta de professores. Assim, estamos de acordo com o SINTE-RN que entende que a responsabilidade seja bilateral, “paramos por falta de investimentos na educação e por péssimas condições de trabalho, paramos para que a secretaria de educação convoque o restane dos professorse e suportes aprovados no concurso. E enquanto persistir tal situação, novas paradas vão ser realizadas e até greve será convocada, e todos (as) inclusives os que estão em estágio probatório serão mobilizados para participarem. Assinam este documento o movimento organizado denominado “ Professores (as) da Rede Estadual/RN- concurso 2011”.

*Professores e Professoras da Rede Estadual/RN - concurso de 2011

sinte rn

Maternidade fecha e prejudica população

Mais uma unidade de saúde pública está fechada na região de Mossoró, cidade polo em relação a dezenas de municípios. Agora é em Governador Dix-sept Rosado (a 32 quilômetros de Mossoró) que se registra o fechamento da Maternidade Onzieme Rosado.
A Maternidade Onzieme Rosado chega ao seu fim após 60 anos de prestação de serviços à população dix-septiense.
Mantida pela Associação de Assistência Proteção à Maternidade e à Infância de Governador Dix-sept Rosado (APAMIM), o hospital-maternidade colocava à disposição consultas, atendimento ambulatorial básico com aplicação de injeção, curativos e exames ginecológicos e pequenas cirurgias.
Com 18 leitos, a Maternidade realizava internamento, oferecia serviços de eletrocardiograma e ultrassonografia, quando ainda contava com a parceria da Prefeitura de Municipal. Recursos das Autorizações de Internamento Hospitalar (AIH) e advindos de um convênio com a administração passada se tornaram insuficientes para manter em funcionamento a Maternidade Onzieme Rosado, que acumulou dívidas, nos últimos anos, principalmente com seus funcionários.
Para evitar o encerramento das atividades do hospital, o ex-prefeito Gilberto Martins (PMDB) – um de seus dirigentes – procurou o atual prefeito de Dix-sept Rosado, Anaximandro Rodrigues Vale (DEM), e pediu ajuda em favor da população que precisa da assistência da Maternidade.
Gilberto Martins propôs ao atual prefeito que o município locasse o prédio da Maternidade, que, com o dinheiro referente ao aluguel, pagaria as dívidas a seus funcionários. Depois, a sede da Maternidade Onzieme Rosado seria incorporada ao patrimônio do município.
Entretanto, o ex-prefeito Anaximandro Vale disse que sua administração construirá hospital municipal e, por isso, não teria interesse em investir na locação da da sede da Maternidade.
Nota do Blog – Mais sobrecarga do sistema de saúde pública em Mossoró.
Ô povo para sofrer!

do blog carlos santos

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1953 - O Dr. Salk anuncia a vacina da poliomielite
 foto de sinopsis
O Dr. Jonas Salk anuncia que experimentou com êxito uma vacina contra a poliomielite, o vírus que causa a doença da poliomielite. A poliomielite, uma doença que afecta especialmente na infância, ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia.
Dado que o vírus se transmite facilmente, durante a década dos anos 20 as epidemias tornaram-se habituais e abundantes. O descobrimento de Salk apareceu num momento de graves epidemias na Europa, Ásia e Estados Unidos. Dois anos depois, arrancaram programas de vacinação maciça a crianças.
Em 1957, o desenvolvimento de uma vacina de ingestão oral pelo investigador polaco-americano Albert Sabin facilitou bastante a distribuição do remédio.

2002 - Quadrigémeas naturais

 foto de sinopsis
No dia 26 de março de 2002, Ornsee Khamsa deu à luz quatro gémeas procedentes de um só óvulo fecundado. Trata-se de um fenómeno que só ocorre num em cada 11 milhões de partos.
Ornsee e o marido Verek Muy não se submeteram a qualquer tratamento de fertilidade, pelo que o caso é ainda mais surpreendente, visto que os partos múltiplos naturais não são comuns.

1827 - Morreu Ludwig van Beethoven
 foto de sinopsis
 A 26 de março de 1827 faleceu Ludwig van Beethoven, compositor e pianista alemão, considerado como o último grande representante do classicismo vianense e um dos compositores mais importantes da História da música.
A partir de 1796, Beethoven começou a ser vítima de surdez, o que o privou por completo das faculdades auditivas. Por conseguinte, os últimos anos de vida de Beethoven foram marcados pela solidão e por uma introspeção progressiva, apesar de ter sido nessa altura que compôs as suas melhores obras musicais.

1707 – É ratificado o Tratado de União, que cria o Reino da Grã-Bretanha.

1991 – É assinado o Tratado de Assunção, que cria o Mercosul.

1995 – Entra em vigor o Acordo de Schengen sobre livre circulação de pessoas em alguns países da União Europeia e outros signatários.

fonte Canal de Historia