sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sinte registra déficit de 600 professores na rede estadual de ensino

Muitos são os problemas vivenciados pelos gestores, servidores e alunos da rede pública estadual. Um deles diz respeito à falta de professores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), para suprir a necessidade atual seria necessária a contratação de 600 profissionais efetivos, além da necessidade de contratação de educadores temporários.
Em Mossoró, a Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado tem passado por esse problema em relação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os 130 estudantes que frequentam o programa estão há duas semanas sem professores de história, geografia, português e matemática.
O diretor da unidade, Teobaldo Andrade, disse que por falta de professores os alunos estão tendo apenas aulas de inglês, artes e educação física.
"Nosso índice de evasão é bastante alto, chega a ser de 70%. Com as poucas aulas, os alunos ficam desestimulados e tendem a deixar de vir à escola. Além disso, com a ausência de professores o período eletivo tende a se atrasar. Solicitamos à Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos (Dired) o envio de profissionais e nos responderam que estes foram convocados e devemos aguardar, mas não nos disseram quando isso vai acontecer", explicou Teobaldo.
A diretora da 12ª Dired, Magali Delfino, disse que foi informada da atual situação da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado e que as devidas providências estão sendo tomadas. "O Estado convocou recentemente 600 professores para que essa necessidade das unidades de ensino seja suprida. Existe também o projeto para a contratação de professores temporários", relatou.
O coordenador-geral do Sinte, Rômulo Arnaud, informou que um levantamento feito pelo sindicato indica que no Estado há carência de 1.500 professores. No entanto, o Governo do Estado tem argumentado que para sanar o problema basta a contratação de 1.200 profissionais. Outro ponto destacado por Arnaud diz respeito à Licença Premium. "O Estado prometeu conceder Licença Premium para todos aqueles professores que tiverem direito, mas como isso acontecerá se a cada 10 educadores oito têm direito?", comentou o coordenador.
Problemas infraestruturais também afetam a Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado
Os alunos e servidores da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado têm sofrido há cerca de uma semana com um vazamento irregular da rede de esgoto. Devido ao forte odor e à presença de mosquitos, as aulas de um bloco tiveram que ser suspensas.
O diretor da instituição, Teobaldo Andrade, solicitou à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) o reparo do vazamento.
"Queremos solucionar o problema o mais rápido possível, uma vez que o forte odor atrapalha o andamento das aulas. Além disso, como temos um grande número de crianças, estas podem entrar em contato com o líquido e isto trazer algum tipo de transtorno. Informamos à Caern, porém a empresa falou que deve seguir lista de prioridades".
Outro transtorno enfrentado pela unidade de ensino é a falta de uma quadra para a prática de esportes. Há alguns anos, os alunos praticam educação física em uma área de lazer do bairro.
"Há três anos, as autoridades prometem que irão construir uma quadra no local. Recentemente informaram que deram início à licitação, entretanto surgiu um empecilho, que é a falta de documentação dessa área. A partir de uma iniciativa minha, estou tentando fazer um campo de futebol para os alunos. Consegui limpar uma pequena área através de um favor, pois não autorizaram o orçamento que eu havia feito para limpar e terraplanar o terreno", esclareceu Teobaldo.
A Caern informou que está realizando alguns serviços no bairro Vingt Rosado e até sábado deve solucionar o vazamento de esgoto existente na escola. A empresa disse que recentemente aumentaram em toda a cidade as reclamações acerca de vazamentos, o índice subiu de 20 queixas por dia para 70.

de O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário