quinta-feira, 9 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1978 - Encontrado o cadáver de Aldo Moro
 foto de sinopsis
 O ex primeiro-ministro italiano Aldo Moro, sequestrado pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado morto em Roma. Aldo Moro, considerado o político democrata-cristão mais capaz depois da Segunda Guerra Mundial, foi Presidente da República durante cinco mandatos e levou a cabo reformas importantes no país. Considerado o candidato favorito para as eleições que deveriam celebrar-se em Dezembro de 1978, dias depois de assinar a participação do partido comunista na coligação do governo, Moro foi sequestrado a 16 de Março pelos membros das Brigadas Vermelhas. O grupo terrorista pedia a troca do ex primeiro-ministro por 15 companheiros que se encontravam a meio de um julgamento em Turim. O governo italiano chefiado por Giulio Andreotti rejeitou a negociação com o grupo terrorista e, após 54 dias de reclusão, no dia 9 de Maio de 1978 o corpo sem vida de Aldo Moro repleto de balas foi encontrado no assento de trás de um carro no centro de Roma.

1605 - Publica-se a primeira parte de D. Quixote de la Mancha
 foto de sinopsis
No dia 9 de maio de 1605, o escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra publicou a primeira parte de "O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha". Em 1615 editou a segunda parte: "O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha".
A maioria dos críticos literários considera-a uma obra de arte, visto que o protagonista, D. Quixote, é uma personagem atípica, cavaleiresca e cortês, mas com um toque de loucura que desmistifica as personagens literárias da sua época. O livro está escrito com uma pitada de humor e é considerado o primeiro romance moderno da história.
"D. Quixote" é uma das obras mais destacadas da literatura universal e é um dos livros mais traduzidos no mundo inteiro.

1883 - Nasce José Ortega y Gasset
 foto de sinopsis
A 9 de maio de 1883 nasceu José Ortega y Gasset, catedrático de Psicologia, Lógica e Ética da Escola Superior do Magistério de Madrid e de Metafísica pela Universidade Central de Madrid. Na Alemanha, estudou o Idealismo que serviu de base ao seu primeiro projeto de regeneração ética e social de Espanha.
Em 1921 analisou a crise política em que vivia a sociedade espanhola em "España Invertebrada" e "El Tema de Nuestro Tiempo", como necessidade de recuperar a sua teoria da razão vital. Surge uma nova sensibilidade no século XX, exemplificada na arte nova como "La Deshumanización del Arte" (1925).
Em 1930, publica "La Rebelión de las Masas", um título reconhecido internacionalmente. Em 1936, foi na capital portuguesa que escreveu as suas últimas obras como "El Velázquez", "Sobre la Razón Histórica", "El Leibniz", "El Hombre y la Gente" o "Epílogo" que foram publicados a título póstumo.

1386 – É assinada a Aliança Luso-Britânica entre Portugal e o Reino Unido, a mais antiga aliança entre nações em vigor atualmente.

1994 – Nelson Mandela, na imagem, torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário