sábado, 12 de abril de 2014

RN desbanca Ceará e Rio Grande do Sul em eólica

O Rio Grande do Norte é o estado que mais gera energia elétrica no país a partir da força dos ventos. Após o fim da etapa de testes e a entrada definitiva em operação comercial nesta semana de um complexo de parques eólicos que aguardava as linhas de transmissão, o RN acaba de atingir a marca dos 736,7 megawatts de capacidade instalada em operação, o que coloca o estado na dianteira em geração de energia eólica no Brasil – ultrapassando o Ceará e o Rio Grande do Sul.  Hoje, há 30 parques eólicos em atividade no RN.

Em abril, entraram em operação comercial 14 parques eólicos no estado, o que representou um acréscimo de 313 megawatts na geração de energia do RN. Isso só foi possível com a conclusão de um conjunto de instalações composto por duas linhas de transmissão e duas subestações, uma em João Câmara e outra em Extremoz, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no dia 28 de fevereiro.


O principais concorrentes do Rio Grande do Norte em geração de energia eólica no país atualmente são Ceará, que dispõe de capacidade instalada de 721 megawatts e 30 parques, além do Rio Grande do Sul, com 598 megawatts e 21 parques. A Bahia vem logo em seguida, com 233 megawatts de potência e oito parques. Os parques começaram a entrar em operação em março, ainda em fase de testes. De acordo com o diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e presidente do Sindicato das Empresas de Energia do RN (SEERN), Jean-Paul Prates, a fase que antecedeu a etapa comercial, chamada de comissionamento, só foi concluída na última semana, permitindo que o RN atingisse o auge da capacidade instalada em abril.

“Nessa semana, os parques que estavam parados entraram em operação de fato, pararam de testar a linha de transmissão e passaram a gerar energia”, explica Jean Paul Prates. “O evento novo é o fato que o Rio Grande do Norte ultrapassou o Ceará em potência instalada operativa”, completa.

tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário