terça-feira, 8 de abril de 2014

Greve atinge 80% dos professores municipais, segundo Sinte

A greve dos professores municipais continua.  E o impasse também. Decorridos quatro dias do início da paralisação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está avaliando o impacto causado pelo movimento nas  escolas municipais, mas ainda não manteve entendimentos com categoria.
O sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte) informa que o movimento já alcançou a adesão  de 80% do magistério municipal.
Através da Assessoria de Comunicação, a SME informa ter reajustado os salários em 34,56%, resgatado a database, efetuado o pagamento de mudanças de letras e atribuído 20 horas remuneradas, atribuição de horas remuneradas e unificação das férias.
Segundo a assessoria é inviável atender as demais reivindicações do Sinte que incluem a implantação da hora-atividade. Segundo o município tal medida implicaria na contratação de 801 professores.
Apesar da nota emitida pela secretaria na semana passada, na qual é colocada abertura para o diálogo, nenhuma reunião entre grevista e professores foi marcada ainda.
A direção do Sinte informa que uma audiência para tratar da greve foi solicitada. “ Enviamos um ofício hoje para abrirmos esse diálogo”, afirma Fátima Cardoso, presidente do sindicato.
Ela afirma que não há justificativa para o descumprimento dos direitos trabalhistas. “Se o Estado cumpriu, através da Justiça, os direitos dos  professores, por que a Prefeitura não pode fazer a mesma coisa?”, pergunta.
Fátima Cardoso afirma que o sindicato alertou o secretaria quanto as reivindicações desde  o ano passado. “Não foi por falta de aviso. Alertamos a professora Justina Iva de que o pagamento da hora-atividade era vital pra iniciarmos o ano letivo com tranquilidade. Até oferecemos alternativa do pagamento de horas-extra. Ela foi descuida e o resultado é essa paralisação.

do portal noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário