sábado, 8 de junho de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

632 - Em Medina, o fundador do Islão, Maomé, morre nos braços de Aishah, sua terceira esposa e favorita. Em 610, numa gruta no norte de Meca, Maomé teve uma visão em que Deus lhe ordenou transformar-se no profeta árabe da "verdadeira religião".
Assim, Maomé considerou-se a si mesmo como o último profeta da tradição judaicocristã e os seus ensinamentos intuitivos e inspirados conseguiram unir as tribos beduínas da Arábia. Depois de ganhar seguidores em Meca, viu-se obrigado a fugir para Medina, onde administrou um império crescente.
Em 630 voltou a Meca como um verdadeiro conquistador, e na sua morte, em 632, era um gestor eficiente de todo o sul da Arábia. Durante o século seguinte, os seguidores mantiveram vastas conquistas e em 732 os seguidores do Islão formavam o maior império do mundo.
Na actualidade, o Islão é a segunda religião do planeta.

1968 - A 8 de junho de 1968, James Earl Ray foi preso em Londres, após ter sido considerado culpado do assassinato de Martin Luther King, ocorrido a 4 de abril do mesmo ano.
Ray alvejou Luther King a partir da janela de uma casa de banho, que ficava mesmo à frente da varanda do hotel da vítima. A culpa foi comprovada pelas pistas que Ray deixou no local do crime, além das impressões digitais encontradas na arma abandonada.
O atirador foi detido no aeroporto britânico de Heathrow, quando tentava viajar com um passaporte canadiano falso. Ray foi condenado a 99 anos de prisão, embora no dia 10 de junho de 1977, Ray e mais seis reclusos fugiram da prisão estatal de Brushy Mountain em Petros, Tennessee. Mas Ray acabou por ser capturado e reenviado para a prisão a 13 de junho.
James Earl Ray morreu com hepatite C a 23 de abril de 1998.

452 – Átila, rei dos hunos, invade a Itália.

1887 – Herman Hollerith, recebe a patente da sua calculadora a cartões perfurados.

1992 – É celebrado pela primeira vez o Dia Mundial dos Oceanos, coincidindo com a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

fonte canal de historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário