sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hoje na Historia

Aconteceu em

1813 -  Um numeroso exército aliado, comandado pelo General britânico Arthur Wellesley derrota os franceses em Vitoria, Espanha, acabando com a Guerra Peninsular.
Napoleão Bonaparte, imperador, invadiu a Espanha em 1808 e obrigou Fernando VII a abdicar a favor de seu irmão José Bonaparte. Apesar da resistência espanhola e a revolução nas ruas, Joaquín Murat acabou brutalmente com as revoltas.
Wellesley, nomeado depois Duque de Wellington, recuperou Portugal em 1809, mas com Espanha teve mais problemas. Após uma série de campanhas vacilantes entre franceses e ingleses, estes encontraram o apoio nas guerrilhas espanholas.
Em 1813, a península ibérica ficou finalmente liberta dos franceses, enquanto Wellesley iniciava a sua campanha em França.

2006 - Em 2006, foi confirmada a existência de mais duas luas a orbitar em redor do último planeta do nosso sistema solar: Plutão.
Graças ao telescópio espacial Hubble, foi possível observar que, em redor de Plutão, além da sua lua Caronte, havia mais dois satélites batizadas como Nix e Hidra, com cerca de 100 e 150 quilómetros de diâmetro, respetivamente.
Ambas as luas têm uma superfície de metano congelado e orbitam no mesmo plano que Caronte, mas a distâncias duas (Nix) e três vezes superiores (Hidra).

fonte canal de historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário