sábado, 29 de junho de 2013

Menos de 20% dos estudantes confirmam vaga na primeira chamada do SiSU

Com apenas 18,4% das vagas preenchidas na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) divulgará na próxima segunda-feira, 1º de julho, a relação dos candidatos selecionados na segunda chamada. Das 219 matrículas efetuadas, 126 foram na Ufersa Mossoró, 31 na Ufersa Angicos, 35 na Ufersa Caraúbas e 27 na Ufersa Pau dos Ferros.
Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, a maior parte dos matriculados é natural do Rio Grande do Norte, sendo 65 de Mossoró, 14 de Natal, dois de Angicos, dois de Pau dos Ferros e três de Caraúbas. O Ceará aparece na segunda colocação, com 16 candidatos de Fortaleza, quatro de Icapuí, seis de Limoeiro e sete de Russas.
Os candidatos devem ficar atentos à Lista de Espera. A declaração de interesse em participar da seleção vai acontecer no período de 7 a 12 de julho. O resultado final será divulgado no dia 17 de setembro, e as matrículas podendo acontecer até o dia 6 de setembro, dependendo de cada instituição.
Na primeira chamada foram oferecidas 690 vagas para o Campus de Mossoró, 200 vagas para Angicos, 150 para Caraúbas e 150 para o Campus de Pau dos Ferros.
Para efetuar a matrícula na segunda chamada, o candidato convocado deve apresentar a seguinte documentação (original e cópia): RG, CPF, Título Eleitoral e Comprovante de votação na última eleição; Certidão de Nascimento ou casamento; duas fotos 3x4 iguais e recentes; Certificado de Conclusão de Ensino Médio e Histórico Escolar Completo e Carteira de Reservista Militar (para homens).
No caso dos cotistas, além da documentação citada acima, os candidatos às vagas devem apresentar os documentos especificados para cada caso, como, por exemplo, Autodeclaração de Raça/Cor, comprovar ter cursado ensino médio integralmente em escola pública e comprovantes de rendimento, entre outros.
Novidade
Este ano, a Ufersa aderiu às ações afirmativas do Governo Federal estabelecendo cotas em todos seus cursos para alunos oriundos de escola pública, dentre estes, as cotas raciais (PPI - Pretos, Pardos ou Indígenas) e socioeconômicas, para alunos com renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo. Em cada curso de graduação, estão sendo reservadas 25% de suas vagas ao sistema de cotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário