quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vergonha: Com IDH 0,684, Rio Grande do Norte fica abaixo da média nacional

O atual cenário brasileiro relacionado ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhorou bastante. É o que aponta a recente pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a qual registra que nos últimos 20 anos o Índice subiu quase 50%, considerando indicadores de expectativa de vida da população, saúde, renda e educação. Com base nos últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o órgão da ONU concluiu que o IDH passou de muito baixo para alto. Isso significa que caiu a mortalidade infantil, as mães estão tendo menos filhos, o brasileiro está vivendo mais e tendo mais facilidade para acesso à educação.
O cálculo geral do Índice de Desenvolvimento Humano vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais perto de um, melhor. O IDH médio dos municípios brasileiros ficou em 0,727. O Rio Grande do Norte teve um resultado de 0,684, classificado como médio. Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó foram as cidades com melhor destaque, passando de médio para alto desenvolvimento humano em dez anos. Parnamirim ficou com IDH de 0,766; Natal com 0,763; Mossoró com 0,720 e Caicó com IDH de 0,710. O pior registro do RN foi do município João Dias, com índice de 0,530.
Ainda segundo os dados apresentados, a renda das famílias brasileiras, um indicador importante, avançou consideralvemente. Outro indicador de destaque, a educação, também aumentou, mas ainda precisa melhorar muito, segundo a psicanalista e especialista em Implantação de Políticas Públicas, Viviane Mosé.
“Eles dizem que é muito grande a desigualdade de renda e de acesso aos serviços básicos entre os municípios, entre as regiões e entre as pessoas. O IDH-M (Índice dos Municípios) melhorou por causa do crescimento da economia, que aumentou o nível de emprego e os salários. E que, para corrigir as desigualdades, é preciso investir em mais políticas públicas, principalmente em educação”, disse a psicanalista durante entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira.
“Se as pessoas começam a vida na escola, significa que elas vão ter uma vida no mercado de trabalho melhor e depois vão viver mais”, declara Mosé. Para a especialista em políticas públicas, apesar dos dados indicarem que houve uma melhora na educação brasileira, ainda há que se investir na qualidade do ensino.
Segundo ela, um grande avanço no sistema público foi considerar para cargos de Secretarias de Educação apenas profissionais da área. Hoje os secretários de educação são pessoas que saíram das redes de educação. É um ex-diretor, professor, coordenador pedagógico. Isso significa que a qualidade do sistema tem melhorado, mas ainda há no que se avançar, como por exemplo, nos projetos pedagógicos dos municípios e estados”, disse.

fonte portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário