sábado, 27 de julho de 2013

Sindsaúde marca protesto para o dia 12 em Mossoró

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE-RN) deve realizar um protesto estadual em Mossoró no dia 12 de agosto.
Deverá haver uma caravana até a capital do Oeste, que, segundo a categoria, foi escolhida por ser “a cidade da governadora”.
De acordo com João Morais, diretor do Sindsaúde na cidade, servidores dos principais municípios potiguares devem realizar uma manifestação pública em frente ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Esse é o plano organizado pela categoria, que anunciou greve para o dia 1º do próximo mês.
Na quinta-feira (25), a assembleia-geral dos servidores da saúde pública do Estado aprovou por unanimidade a paralisação da categoria, a fim de pressionar o governo para negociar sua pauta de reivindicações.
O principal motivo da greve é, segundo Morais, o descumprimento do acordo de 2012. “Não houve avanços nas negociações”, reclamou o diretor.
Segundo o acordo de 2012, os servidores tiveram um reajuste de 11% na jornada especial (três plantões de 12 horas, a mais da carga horária de 30 horas semanais), mais um reajuste de 22% na GAE em setembro do ano passado, além de mais 11% de reajuste na jornada especial em março de 2013.
O acordo previa, ainda, a implementação de  50% do valor dessas gratificações ao salário-base, sendo 25% agora, em julho, e a outra metade em fevereiro de 2014, que a categoria pleiteia antecipação para novembro deste ano, enquanto a incorporação dos outros 50% das gratificações se apliquem em março de 2014.
A assembleia de quinta aprovou um calendário de atividades para a greve. A partir de segunda-feira, deverão ser realizadas reuniões nos principais hospitais, para organizar a greve, definir a quantidade de servidores que irão paralisar em cada setor, mantendo os 30% exigidos por lei. Nestas reuniões, serão formados os comandos de greve locais, para manter a mobilização nos setores.
A primeira semana de greve terá atividades nos hospitais, para fortalecer a paralisação nos principais hospitais de Natal. No dia 7, será feita uma vigília no Walfredo Gurgel, com 200 velas, para lembrar os 200 óbitos mensais, por falta de leitos, atendimento e condições do principal hospital do RN. Na semana seguinte, foi aprovado o indicativo de uma caravana a Mossoró.
A assembleia rejeitou a proposta do governo estadual, de utilizar uma rubrica nova para a incorporação dos 25% das gratificações.

fonte defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário