quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sucateamento da rede pública de ensino preocupa

Apodi – Os moradores do município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, sentem na pele o descaso e a falta de zelo das autoridades com a educação. No início deste mês, estudantes e professores da Escola Estadual Gerson Lopes, situada no Centro deste municípo, denunciaram a situação de completo estado de colapso da escola.  Na escola, pode-se observar um número expressivo de cadeiras quebradas, luzes que não funcionam, lixo ao redor do colégio, teto ameaçando desabar e cupim por toda a estrutura de sustentação do telhado. A reforma foi anunciada, mas ainda não começou.
No início desta semana, os moradores dos assentamentos Canapum, Bregueço, São Neto e Caiçara disseram que estão preocupados com a possibilidade de que a única escola municipal para atender os alunos das comunidades feche.
A escola funciona num prédio cedido pela ONG Visão Mundial. Na escola, estão matriculados alunos na creche e uma turma multisseriado que atende do 1.º ao 5.º do ensino fundamental.
Alguns moradores chegaram a promover dois abaixo-assinados entregues ao vereador Laete Oliveira, que disse que será encaminhado para o Ministério Público.
Mesmo com o relato de moradores da região, a secretária municipal de Educação, Mara Marlizete Marinho Duarte, disse que a situação é totalmente diferente do que vem sendo divulgado por alguns blogs. Segundo ela, a escola está instalada em um prédio da Visão Mundial sem as condições mínimas de funcionamento, por isso foi feita uma reunião com moradores e pais de alunos, para que uma nova escola fosse construída e o prédio devolvido à Visão Mundial.
“Na discussão do Plano Plurianual, o prefeito Flaviano Monteiro conversou com a população e ficou definido que a situação seria analisada e possivelmente no próximo ano a escola seria fechada. Além de não oferecer as condições ideais, a escola tem poucos alunos e recentemente uma cobra foi encontrada na escola”, disse.
Ela disse que, se a escola for fechada, os alunos serão remanejados para escolas próximas as suas comunidades.
Ao todo, o município possui 36 escolas na zona rural. “Depois de visitar algumas escolas, o prefeito decidiu promover a reforma das que se encontram em situação mais precária”, destaca.
Acidente com aluno força fim do pau de arara
Com relação a um acidente com um estudante de sete anos ocorrido nesta terça-feira, 30, com um aluno da rede municipal de Apodi, a secretária Mara Marlizete disse que foi uma fatalidade.
“Quando o prefeito Flaviano Monteiro assumiu, uma das primeiras medidas foi reduzir o número de veículos pau de arara, realizando o transporte de estudantes. No entanto, ainda não foi possível erradicar o transporte, mas a partir de 2014, nossa proposta é retirar todos os veículos desse tipo da frota escolar”, disse Mara Marlizete.
A secretária municipal de Educação disse que informações do motorista e dos próprios estudantes que vinham nos veículos dão conta de que, antes de o veículo parar no local, um grupo de estudantes avançou em direção ao carro e um deles acabou sendo atropelado.
“Falei com a mãe do estudante e ela me disse que ele havia sofrido um deslocamento da bacia e deveria passar por mais algumas exames para saber a verdadeira situação. Esperamos que não seja algo mais grave”, disse Mara Marlizete. O estudante se encontra em observação no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário