terça-feira, 30 de julho de 2013

RN terá leilão de linhas de transmissão de energia eólica, diz secretário

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho afirmou ao portalnoar.com que a previsão é de aumento da capacidade do Rio Grande do Norte na produção de energia eólica, com a expectativa de leilão de linhas de transmissão ainda este ano.
“Hoje enfrentamos um descompasso entre a instalação dos parques e falta de linhões de 100 a 150 km devido a burocracia de órgãos ambientais, propriedades privadas, assentamentos, mas cobramos do Governo Federal um estudo técnico que irá estruturar linhões que irão aumentar a capacidade para cerca de 3.5 Gigawatts”, explicou Marinho.
De acordo com o secretário, o Governo do Estado e a bancada federal conseguiu junto ao Ministério de Minas e Energia a elaboração de um estudo técnico que será elaborado pela empresa Taesa, com prazo de entregas de projetos técnicos até o dia 20 de agosto, para que seja viabilizada a estruturação das linhas de transmissão.
“A nossa expectativa é que sejam estruturadas quatro linhas de transmissão no RN para que vão a leilão até novembro ou dezembro, garantindo a segurança energética e o desenvolvimento do potencial eólico”, destacou Rogério.
Sobre a mudança nas regras do próximo leilão que ocorrerá em agosto, onde o Rio Grande do Norte ficou atrás na oferta de instalação de novos parques, Rogério afirmou que o Estado saiu prejudicado.
“Houve uma mudança de regras de forma unilateral na modelagem que prejudicou o Estado que ainda é deficiente na estruturação do escoamento da energia, porém vamos seguir na liderança de produção devido aos investimentos e as condições geográficas favoráveis ao Estado”, afirmou o secretário.

fonte portal noAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário