sábado, 3 de agosto de 2013

Advogados da prefeita apresentam dois recursos

Os advogados que representam a prefeita de Mossoró Cláudia Regina (DEM), que teve uma sentença de cassação mantida na última quinta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, atuarão em duas frentes para reverter a decisão. No TRE já foi impetrado um recurso contra a sentença do juiz Herval Sampaio Júnior, autor da cassação da gestora
Já no Tribunal Superior Eleitoral os advogados da prefeita impetrarão um recursos especial sobre o acórdão do TRE que suspendeu a decisão do juiz Pedro Cordeiro, o qual anulava a sentença de cassação. O advogado Kennedy Diógenes, que representa a prefeita, destacou que no TSE continuará na discussão para validar a decisão do juiz Pedro Cordeiro. O magistrado, após a sentença de Herval Júnior, proferiu uma decisão anulando o ato e definindo que o processo deveria voltar para o início da sua tramitação com a inclusão da governadora Rosalba Ciarlini, já que ela havia sido citada nas denúncias da ação.

“Defendemos a lisura da decisão do juiz Pedro Cordeiro”, destacou o advogado, acrescentando que novas estratégias sobre esse processo estão sendo traçadas pelos advogados de defesa da prefeita Claudia Regina.

Na última quinta-feira, a Corte Eleitoral votou pelo retorno dos efeitos da sentença que cassou o mandato da prefeita de Mossoró Claudia Regina (DEM) e do vice-prefeito Wellington Filho (PMDB). A unanimidade prevaleceu o entendimento de que o juiz Pedro Cordeiro, autor da decisão que anulou a sentença de cassação proferida pelo magistrado Herval Sampaio Júnior, não poderia ter rejulgado o mesmo caso já sentenciado pelo juiz Herval.

A divergência ocorreu sobre o trânsito em julgado ou não do processo. Mas por 4 votos a 3 prevaleceu o entendimento de que o processo não havia se esgotado, ou seja, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

O julgamento no Tribunal Regional Eleitoral sobre a  cassação da prefeita de Mossoró Claudia Regina  foi mais uma etapa na novela jurídica em que se transformou o mandato da gestora. No final do mês de fevereiro, o juiz Herval Sampaio Júnior, analisando a acusação de abuso de poder econômico feita pela coligação da deputada Larissa Rosado (que disputou o pleito em Mossoró) e pelo Ministério Público Eleitoral, sentenciou a cassação da prefeita.

Menos de uma mês depois, o juiz Pedro Cordeiro, atuando durante férias de Herval Júnior, decidiu anular a sentença. O magistrado acolheu o argumento feito pelos advogados de Claudia Regina que apontaram para necessidade da governadora Rosalba Ciarlini figurar no pólo passivo do processo, já que as acusações de abuso de poder econômico recaem sobre ações feita pela gestora estadual.

Foi a partir da decisão de Pedro Cordeiro que surgiu o recurso do Ministério Público Eleitoral. As Promotoras Eleitorais Ana Ximenes e Karine Crispim, no recursos apresentado ao TRE, pediram que fosse mantida a sentença do magistrado José Herval de Sampaio Júnior.

fonte trbuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário