segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CEI deixa governismo nervoso em Mossoró

A surpreendente instalação da Comissão Parlamentar de Investigação (CEI) na Câmara de Mossoró, semana passada (veja postagem abaixo), para apurar supostas irregularidades na folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró, deixa muita gente sem fôlego. Apreensiva.
A própria sessão que gerou o acatamento de pedido e escolha dos integrantes da CEI, à semana passada, revelou como alguns vereadores ficaram transtornados com a ideia. A apuração externa do que ocorre com algo que sempre foi uma caixa-preta na Prefeitura de Mossoró, acaba causando mal-estar.
- Vocês estão se arriscando; vocês estão mexendo em coisa muito séria. Isso vai dar em m…a – chegou a intimidar um vereador governista, em meio à sessão de quarta-feira (21).
Por isso, que nos intramuros do poder há comentário de que “algo precisa ser feito”.
Relatório Marpe
Depois de quase 17 anos de governos ininterruptos do mesmo grupo, o governismo não quer interferências na folha de pessoal. Aluguel de veículos e imóveis, terceirização de mão-de-obra e o “ouro” do serviço publico municipal – que é terceirização da coleta de lixo – também são blindados.
A CEI instalada agora faz história. Em todo esse tempo, nunca uma legislatura teve a coragem de instalar qualquer apuração investigativa relativa à prefeitura. O Legislativo sempre abriu mão do seu papel fiscalizador.
A última tentativa de instalação de uma CEI aconteceu no início dos ano 90, há cerca de 20 anos.
O denominado “Relatório Marpe”, auditoria em contratos e serviços da primeira administração Rosalba Ciarlini (DEM) – (1989-1992) – esteve a ponto de virar uma CEI. Mas manobras de bastidores e plenário impediram avanço da proposição.
Auditoria
Em Natal, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) faz diferente da gestão municipal mossoroense. Contratou serviço da Falconi Consultores de Resultados para auditoria na folha de pessoal, herança da administração Micarla de Sousa (PV).
A Falconi, é bom que seja sublinhado, trabalha para a Prefeitura de Mossoró. Foi contratada na gestão passada para fazer reforma administrativa na municipalidade e outros serviços à melhoria da gestão. Auditoria em folha, nem pensar.
A empresa é uma das mais conceituadas nesse tipo de atividade, com atividades até no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário