domingo, 25 de agosto de 2013

Implantação da CEI da Folha de Pagamento expõe fragilidade de Cláudia na Câmara

Aliados de Cláudia estão insatisfeitosAliados de Cláudia estão insatisfeitosPela primeira vez em sua centenária história a Câmara Municipal de Mossoró terá uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), o equivalente a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
O assunto escolhido é a folha de pagamento do município. O pedido da oposição não encontrou muitas resistências na bancada governista.
O único vereador do grupo a tentar barrar a CEI foi Francisco Carlos (PV). Ele usou como principal argumento o entendimento de que a comissão desrespeita o regimento.
Mas a palavra final sobre a instalação era do presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior (PSD), um governista. Ele alegou entender que a CEI cumpriu o previsto no regimento.
Nos bastidores, o líder do governo Manoel Bezerra de Maria (DEM) ainda tentou argumentar que a CEI iria prejudicar muitas pessoas e aconselhou os colegas a terem "cuidado".
Mas é fato que o governo Cláudia não tem uma relação sólida com a bancada. São comuns desabafos de vereadores nos corredores da Câmara Municipal sobre falta de prestígio dos parlamentares.
Muitos governistas lamentam o não-cumprimento de acordos. Há lamentações por espaços no governo nos escalões menores.
Está aí a explicação para o pouco empenho da bancada governista em tentar barrar a CEI. Pelo menos é assim que ocorre no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa em tentativas de barrar CPIs.
Outro aspecto diz respeito a possibilidade da prefeita ser cassada. Nos bastidores é quase consenso que Mossoró terá uma nova eleição por conta do volume de processos que podem resultar em perda de mandato da prefeita na Justiça Eleitoral.
VERSÃO
Para o secretário municipal de Comunicação, Julierme Torres, a CEI não preocupa nem muito menos é uma demonstração de fragilidade do governismo. "Uma CEI é um direito constitucional das minorias. Não tem nada a ver com a bancada. No Governo Federal muitas CPIs foram instaladas por decisão judicial. Em Mossoró isso não vai acontecer", frisou.
MARPE
A única tentativa de instalar CEI na Câmara de Mossoró foi relacionada ao relatório Marpe em 1993. O documento apontava irregularidades na primeira passagem da hoje governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pela Prefeitura entre 1989 e 1993.
Uma articulação feita pelo rosalbismo, que estava à época na oposição, evitou a instalação da CEI.

de o mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário