sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Wilma afirma: “O PMDB está se sentindo responsável pela situação do Governo”

Da gestão municipal, mesmo sendo vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria fala pouco. Porém, da política estadual, das reclamações no interior do Estado e da disputa pela sucessão em 2014, a ex-governadora domina como poucos. Afinal, é a presidente estadual do PSB e vem conversando sobre esses temas desde o início do ano, com outros partidos de oposição, como o PSD e PT.
E, como observadora da situação política local, Wilma de Faria já elaborou uma tese sobre a situação do PMDB e a aliança dele com o DEM, da atual governadora Rosalba Ciarlini: os peemedebistas só não romperam até agora porque estão “se sentindo culpados” pela crise administrativa que se instalou no Rio Grande do Norte.
“Vamos pensar no momento difícil que estamos passando agora. Eu acho que o PMDB está pensando assim, porque ele foi quem ajudou a atual governadora a ter essa vitória, inclusive, logo no primeiro turno. Então, o PMDB está se sentindo responsável pela situação que está aí”, analisou a ex-governadora Wilma de Faria, em entrevista ao Jornal Verdade, da SimTV!.
É importante lembrar que não é bem verdade que nas eleições de 2010 o PMDB esteve apenas ao lado da candidatura do DEM, de Rosalba Ciarlini. Na verdade, o partido se dividiu politicamente, ficando o atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao lado de Rosalba, e o, agora, presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, junto ao candidato Iberê Ferreira, ou seja, ao lado também de Wilma de Faria – que disputou o Senado Federal, mas perdeu.
E, atualmente, ao que parece, Rosalba Ciarlini conta muito mais com o apoio do presidente Henrique Alves para garantir que o PMDB continua aliado ao Governo do Estado. Até porque o ministro Garibaldi Filho já fez diversas críticas à gestão democrata no Rio Grande do Norte, que não estaria conseguido dar as “respostas” que a população esperava que a elegeu.
No entanto, Wilma de Faria até que concordou com o posicionamento de Henrique Alves, que na semana passada afirmou que não era hora de falar sobre nomes para a disputa eleitoral de 2014 e “essa deveria ser a atitude não só do PMDB e sim de todos aqueles que têm responsabilidade política uma vez que o Estado se encontra em situação tão difícil”.
“Eu estou realizando junto com os demais partidos que fazem a oposição ao governo do estado hoje, um trabalho no sentido de fortalecer essa oposição, que seja de muita responsabilidade, de compromisso com o atual momento e com o futuro, da gente encontrar saídas. Temos que pensar agora como vai ser o dia de amanhã, se a gente vai ter mais manchetes em nível nacional dizendo que no RN está tudo parado”, afirmou Wilma, que nas duas últimas semanas já se reuniu com o presidente do PSD no RN, Robinson Faria, e com a líder do PT, Fátima Bezerra, para discutir política e sucessão estadual.
Wilma garantiu que essas reuniões as alianças não foram firmadas, nem desenhadas com relação aos nomes. “Essa situação de como vão ficar as alianças é para depois. Este é um ano de reflexão”, analisou Wilma, acrescentando que “agora, temos que ter muito cuidado com a reflexão porque em janeiro do próximo ano nos temos que está com tudo pronto para tomarmos as decisões e ouvir a população, que é fundamental”.

fonte portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário