sábado, 24 de agosto de 2013

Governo e servidores da saúde se reúnem em busca de acordo para o fim da greve

Na manhã desta sexta-feira (23), foi realizada na Secretária de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) uma reunião entre o titular da pasta, Alber Nóbrega, juntamente com membros da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde). Esta é 9ª reunião que ocorre entre o Governo do Estado e o SindSaúde na busca por uma convergência entre as expectativas dos servidores, as possibilidades do Governo do Estado e o interesse da população norte-rio-grandense.
Durante a reunião, o secretário Alber Nóbrega escutou as reivindicações dos servidores e se mostrou disposto a negociar e atender as exigências do sindicato. “Queremos solucionar essa situação o quando antes, sempre buscando um alinhamento nas contas e melhorias aos servidores”, afirmou o secretário.
O titular da SEARH destacou a preocupação e a responsabilidade que o Governo do Estado tem com as contas públicas e se mostrou aberto às negociações com a categoria. “Estamos realizando diversas ações que auxiliarão para o atendimento das solicitações do movimento, como confrontos de dados com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a realização de uma auditória na folha de pagamento dos servidores do Estado”, disse.
Na pauta de reivindicações foi acertada a criação de uma comissão paritária, a ser composta por servidores da SEARH, SESAP e representantes do SindSaúde com vistas a realização de estudo e planejamento para reformulação da tabela e levantamento do impacto financeiro mediante as novas diretrizes para a implantação da tabela salarial anexa elaborada pelo Dieese que tem por base a Lei nº 333 de 2006.
Sobre o quadro de pessoal, o Secretário Adjunto da SESAP, Marcelo Bessa, disse que Governo do Estado convocou, em um ano, 860 concursados para trabalhar na rede estadual de Saúde, sendo 221 para o Hospital da Mulher, na Região Oeste do estado, os quais se encontram no prazo legal para tomar posse, estando prevista ainda a convocação de mais 53 até o mês de setembro para atender as unidades da Região Metropolitana de Natal, incluindo o Hospital Geral Coronel Pedro Germano da Policia Militar.
Em relação à questão da elaboração de uma folha de pagamento extra para repor os descontos indevidos e incorporação dos 25% da GAE e da Jornada Especial, o Governo do Estado confirmou a implantação de parte desta reposição no último dia 14, e garantiu que o atendido integral desta correção será feito já na folha de pagamento do mês de agosto.
No ponto levantado sobre a Manutenção da Comissão de Revisão do PCCR e publicação de portaria em Diário Oficial, será realizada mediante o encerramento da greve.
Para Marcelo Bessa, a Sesap vem realizando todos os esforços possíveis, tanto para manter o diálogo com os servidores, como para atender às reivindicações que são razoáveis e compatíveis com a realidade financeira do RN. “Os reajustes nas Gratificações e as 639 convocações já realizadas desde o ano passado significaram um impacto de 8 milhões de reais mensais na folha de pagamento dos servidores da Saúde. Além disso, existe uma realidade financeira do Estado que o Governo está tendo a coragem de expor, e que não é diferente da de outros estados da Federação, cujas finanças vêm sendo profundamente impactadas pela frustração nas transferências do Fundo de Participação dos Estados”, disse.
No final da reunião, um documento oficial do Governo o Estado foi redigido para demonstrar o interesse do estado em atender as reivindicações dos servidores da saúde. Este documento, com as propostas da Searh e Sesap, será apreciado em assembleia do SindSaúde.
Alber Nóbrega pediu a compreensão dos servidores em relação à greve para que tanto os servidores quanto o Estado possam colocar um fim nessa situação. “Reconhecemos que os servidores da saúde exercem um papel primordial. Não estamos contestando a razoabilidade das propostas. Reconhecemos a necessidade das correções salariais, porém, na atual situação financeira do país, não podemos nos comprometer com o que não há condições em atender. Estamos fazendo um grande sacrifício para dar respostas a todos os pleitos e queremos também contar com a compreensão dos servidores no sentindo de andarmos juntos nesta negociação, que tem como objetivo a melhoraria da assistência à população dependente do SUS”, destacou o secretário.

fonte portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário