sábado, 14 de junho de 2014

Servidores da Saúde suspendem greve

Os servidores municipais da Saúde deliberaram pela suspensão da greve até o fim da Copa do Mundo da Fifa, em 13 de julho, acolhendo a determinação da Justiça. A paralisação dos serviços de saúde completou 59 dias ontem de manhã, ocasião em que os servidores decidiram, ainda, fazer nova assembleia na sede do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), na Cidade Alta, a partir das 14 horas da próxima terça-feira (17), quando vão tirar outro indicativo de greve para depois da Copa em Natal.
 Por intermédio de sua assessoria de imprensa, o Sindsaúde-RN informou que as unidades de saúde que funcionam 24 horas, voltavam  a funcionar com 100% dos servidores ainda ontem, casos do antigo Hospital dos Pescadores, nas Rocas; as maternidades de Felipe Camarão e Quintas, na região Oeste e o Pronto-Atendimento Sandra Celeste, na Zona Sul de Natal.

Já os funcionários das unidades de saúde que não prestam serviços de emergência e urgência e mais atividades ambulatoriais, só voltam ao trabalho na segunda-feira (16).  Já aos guardas municipais permanecem em greve, apesar da decisão judicial que determinou o retorno ao trabalho. O Sindguardas informou que ainda não foi notificado.

Em nota, o Sindsaúde diz que a greve iniciou-se em 15 de abril, muito antes da Copa. Em todo este tempo, as negociações esbarraram nos “limites orçamentários” da Prefeitura. Mas não há limites orçamentários para a Copa do Mundo. Carlos Eduardo gasta R$ 6 milhões na Fanfest e R$ 1,6 milhão para iluminar a Ponte Nova, enquanto falta até água nas unidades de saúde de Natal.

Já em relação as negociações com o município,  a mesa de negociação foi interrompida por decisão unilateral do secretário de Saúde, Cipriano Maia, que no meio da semana disse que não tinha nenhuma proposta a oferecer aos grevistas, que ainda assim apresentaram uma contraproposta à apreciação do município. E para o dia 16, o Sindsaúde confirma participação no ato público contra a Copa do  Mundo,  na avenida Salgado Filho, em frente ao Midway Mall, assim como os guardas municipais e os agentes e escrivães da Polícia Civil. O ato público está sendo organizado pela instituição “Espaço Unidade e Ação”, que congrega 20 entidades.

tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário