quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mineiro: “Gesane Marinho aderiu a Henrique; ela que preste conta”

A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) aderiu à pré-candidatura do deputado federal Henrique Alves (PMDB) a governador e, se for o caso, será ela que deverá prestar contas à sociedade pela mudança de atitude, não o PT. A declaração é do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), em entrevista esta manhã ao Jornal da Cidade (FM 94). Segundo o petista, Gesane encontrou uma justificativa para virar casaca e foi em frente. “Eu acho que, primeiro, é um problema dela. Eu acho que é uma justificativa que ela deu e ela é quem tem que responder à sociedade”, afirmou o deputado. “Eu acho que é um alto grau de desculpa nesse processo. Ela aderiu ao outro lado e ela que preste contas à sociedade”, disse o petista.
A deputada Gesane Marinho deixou o projeto de Robinson alegando falta de apoio e abandono do partido, por não ter priorizado, nas tratativas com o PT, o palanque proporcional. “Até porque ninguém do PT fez nenhum debate, nenhuma proposta de ter alianças com o PSD na proporcional estadual”, diz Mineiro. “Desde o início, quando nós falamos com o PSD, nós falamos que teríamos chapa própria para estadual. Inclusive ela acompanhou algumas reuniões e sabia disso. Então, e se não tivesse aliança com o PT, qual era o argumento dela para aderir ao outro lado?”, questionou Mineiro, ao responder se o PT tinha parcela de culpa pela defecção da deputada, uma vez que foi o PT que restringiu a chapa proporcional estadual a apenas PT e, depois, PC do B, deixando de fora o PSD de Gesane e José Dias.
Nesta segunda, Dias apontou que Gesane teria, supostamente, recebido recursos financeiros do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para aderir a sua candidatura. Nos bastidores, entretanto, a informação é que a parlamentar trocou a reeleição pela eleição do irmão, o vereador em Natal Bertone Marinho, que é o do PMDB, à Assembleia Legislativa. “Isso é um problema do PSD, é um problema dela (Gesane), não nosso”, contou ainda Mineiro, ao se reportar ao fato. “Nós, inclusive, estamos fazendo aliança na proporcional com o PC do B em uma reunião pactuada inclusive com o próprio presidente do PSD. Então esse assunto foi colocado à mesa desde as primeiras conversas. Agora, chegou um momento em que ela está usando esse fato, está usando essa afirmação, para aderir ao outro lado. A sociedade vai julgar. Como vai julgar todos nós os que fazemos política”, concluiu Mineiro.
“PT dará grande contribuição para a campanha de Robinson”
Ainda segundo Mineiro, o PT não poderá ser responsabilizado por eventual insucesso na chapa Robinson Faria governador, Fátima Bezerra senadora, por ter priorizado a proporcional. De acordo com ele, o PT dará grande contribuição à eleição de Robinson. “Pelo contrário, o PT dará a sua grande contribuição para a eleição de Robinson na disputa para o governo do estado, assim como o PSD dará a sua contribuição para a eleição da Fátima em uma aliança em que você tem ajudas e contribuições mútuas”.
Mineiro explicou, ainda, que em todas as coligações há desenhos de coligações proporcionais diferenciadas. “Não existe nenhuma eleição no Rio Grande do Norte em que você tenha a replicação automática da coligação majoritária para a coligação proporcional, e não vai ser assim, inclusive, no lado que Gesane aderiu. Não terá aliança própria lá – só uma chapa para a proporcional – mas terão várias chapas, inclusive vários arranjos eleitorais, é só esperar para ver. Por isso que eu afirmo que é uma justificativa para tentar passar a ideia para a população, ou esconder da população que, de fato, ela aderiu. Mas é direito dela, aliás, cada um faz aquilo que acha que deve fazer na política e a sociedade é quem julga”.
“queda é natural”
Ainda na entrevista, Mineiro defendeu o governo Dilma Rousseff, do PT, afirmando que a queda da presidente na intenção de voto é natural, sobretudo por causa da “pancadaria” da oposição e do apoio da mídia a qual classifica oposicionista. “Eu acho natural. Você tem um processo, uma pancadaria, digamos assim, na mídia oposicionista, porque eu fico brincando dizendo que no Brasil a mídia faz mais oposição ao governo do que fazem os partidos de oposição. Se fosse oposição só partidária, mas você está vendo aí, enquanto de um lado a presidenta Dilma tem variações para baixo e em outras variações se mantém, tanto na avaliação do governo como avaliação de perspectiva eleitoral, mas a oposição não cresce, fica lá. Nessa última pesquisa todos caíram, mas o destaque é a queda da Dilma”, afirmou.

do portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário