quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Seec inicia processo para matrículas

A partir do dia 18 próximo estará aberto o período para matrícula, com uma novidade: os estudantes da rede estadual de todo o RN deverão se inscrever por meio do SigEduc, software recentemente adotado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seec).

A inscrição do estudante somente poderá ser realizada com apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em 2012, o sistema foi adotado apenas para a capital potiguar. Na época, os estudantes podiam se inscrever com a certidão de nascimento, e os pais que apresentavam o CPF. Com o sistema ampliado, cerca de 300 mil alunos de todo o estado deverão se adequar à nova medida. No entanto, não existe uma estimativa geral de quantos desses estudantes não possuem o documento.
Eduardo Coli, coordenador das Direds, explica que a obrigatoriedade do CPF foi exigida devido ao grande número de duplicidade de matrículas averiguado ano passado, em Natal, região pioneira no Estado na implantação da matrícula via o sistema SigEduc. “O CPF promove uma chave no sistema e evita a duplicidade”, conta.

Para garantir que todos os estudantes estejam habilitados à inscrição, a Seec entrou em acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), que forneceu treinamento aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direds), para o acesso ao sistema da Receita Federal. Dessa maneira, o cadastro dos CPFs é feito  nas próprias escolas, gratuitamente. Nas Centrais do Cidadão, o serviço custa R$ 4,50. Os próprios pais  podem realizar o cadastro do documento, precisam apenas levar a certidão de nascimento do filho, ou filha, e um comprovante de residência.

As Direds, responsáveis por viabilizar a confecção do documento aos estudantes, planejaram o cronograma inicial para o serviço no período do dia 1 de novembro até sexta-feira passada, dia 8. No entanto, pelo baixo número de atendimentos, o serviço foi prorrogado até dia 21 deste mês. Segundo o coordenador das Direds, até ontem, somente em Natal, onde há cerca de 75 mil estudantes, 2 mil fizeram o CPF através do mecanismo disponibilizado pela Seec.

Na Escola Estadual Padre Miguelinho, que nestes últimos dois dias sediou o atendimento aos alunos de parte da região leste, as atividades estavam mais tranquilas do que o esperado. O técnico da 1ª Dired, Judson Silva, prestava o atendimento das 8h às 16h na escola, com o foco de atendimento a mais seis unidades da região. Até a manhã de ontem registrava o número de 285 novos CPFs. Segundo o coordenador, o atendimento estava destinado a seis escolas que totalizariam uma média de 700 alunos. “Esperávamos ter maior quantidade de alunos, tanto que ontem outra técnica veio dar apoio. Talvez esteja faltando comunicação das escolas para com os pais dos alunos”, comenta.

Nara Lúcia, 43, dona de casa, soube somente na segunda-feira, 11, a necessidade do CPF para a solicitação de matrícula. Seu filho, Daniel Gomes, 13, chegou da escola com o comunicado para a mãe, que logo se apressou. “Já estava pensando em fazer, mas quando vi o que precisava para a matrícula, me apressei”.

Maria Aparecida Silva Ramos, 49, dona de casa, tem três filhos estudando em escolas estaduais, dois nas Escola Estadual Estela Gonçalves e um na João Tibúrcio. Logo ao saber da necessidade do documento ela se organizou para ir até à escola. Aparecida estava acompanhada da sua irmã, Carla da Silva, 35, que também aproveitou o momento para fazer o documento dos seus dois filhos.


fonte tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário