quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Apesar dos 71 projetos, RN fica fora de leilão de energia eólica




Dentro da lógica de ampliação da fonte de produção energética, o Rio Grande do Norte, que tenta expandir sua atuação no setor, sofreu um impacto negativo no no Leilão de Energia A-3/2013, promovido segunda-feira (18) pelo Governo Federal, com o objetivo de suprir a demanda de eletricidade do país no ano de 2016.
Na ocasião, o estado potiguar tinha 71 projetos eólicos cadastrados que não atraíram contratantes. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), na contramão disso, a previsão é que sejam investidos cerca de R$ 3,3 bilhões na construção dos parques eólicos, situados nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com a EPE, participaram do Leilão 28 concessionárias de distribuição, que assinarão junto aos empreendedores dos projetos vencedores contratos de compra e venda de energia com duração de 25 anos, válidos a partir de 1º de janeiro de 2016.
Para o 2º Leilão de Energia A-5/2013, que será realizado no dia 13 de dezembro visando à contratação de eletricidade para abastecer o mercado consumidor do país em 2018, o RN tem 135 projetos cadastrados.

O estado conta com 125 propostas acerca de fonte eólica e outras dez de fotovotaica.

defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário