Insegura quanto ao cumprimento do acordo, categoria se dividiu, mas maioria aprovou retorno
O principal deslize que o Executivo pode realizar e que poderá trazer de volta a greve é o não cumprimento do acordado quanto a correção da tabela do Plano de Cargos, Salários e Remuneração (PCCR), que implantará um estrutura salarial considerada correta pelos grevistas, com o internível definido pela diferença de 3% entre os níveis de profissionais.
Apesar de os grevistas terem criticado o longo tempo definido pelo Governo para a implementação dessa tabela – o calendário proposto pelo Executivo prevê o pagamento em março/2014 (nível elementar); abril/2014 (nível médio) e maio/2014 (nível superior) – a proposta passou na assembleia.
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN) é bem claro quanto à importância dessa tabela, resultado do trabalho da comissão do PCCR – formada com membros do Executivo e do Sindsaúde –, que resultaria num Projeto de Lei a ser enviado à Assembleia Legislativa em até 45 dias.
“O eixo principal vai ser o funcionamento dessa comissão que fará o estudo. No momento em que o governo não atender nossas reivindicações dentro dessa comissão, certamente entramos em greve de novo”, garantiu a coordenadora geral do sindicato, Simone Dutra, que adiantou que a categoria vai se manter 100% mobilizada nesse período.
A diretoria considerou a greve proveitosa para a categoria e vitoriosa por ter “empurrado o Governo contra a parede” e feito ele apresentar uma proposta em menos de 60 dias, como aconteceu no ano passado. “Essa foi a maior greve que já fizemos, paramos vários serviços importantes e empurramos o Governo contra a parede. Por isso antes de 60 dias já temos uma proposta razoável em mãos e dessa forma nossa greve é vitoriosa”, discursou Dutra perante os servidores.
“Consideramos ter arrancado do Governo essa tabela salarial revisada, o que representa uma vitória. Por isso nossa posição é favorável para que suspendamos a greve e permaneçamos um ‘estado de greve’ até o final dessa comissão”, concluiu Simone Dutra.
fonte tribuna do norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário