terça-feira, 11 de março de 2014

Vacina contra HPV deve atingir 64 mil meninas no RN

O papel das escolas publicas e particulares será fundamental para o sucesso da aplicação da primeira dose  da Vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), principal causador do câncer no colo de útero. Meninas de 11 a 13 anos devem ter atenção à campanha que começou hoje em todo o Brasil e tem como foco a proteção contra o vírus.
Segundo as autoridade de saúde, as instituições de ensino serão importantes no processo de conscientização para que o publico alvo possa se prevenir  contra a doença a  partir da aplicação da vacina.
A Secretaria Estadual de Saúde estima que o objetivo da primeira do se é atingir cerca de 64 mil meninas no Rio Grande do Norte.
“Recebemos uma orientação do Ministério da Saúde de criar uma estratégia conjunta com as secretarias municipais de saúde e educação e escolas para criarmos estratégias para reunirmos maior numero possíveis de pessoas para aplicação da primeira vacina”, explica  Estela Leal, subcoordenadora estadual de vigilância epidemiológica.
A campanha “Cada Menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção” será iniciada nas unidades de saúde e, de forma especial, nas escolas públicas, como forma de reforçar a sensibilização para a vacinação.
Cada menina deve tomar três doses da vacina para completar a proteção. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira. A última é aplicada cinco anos depois da primeira dose. Para ser vacinada, é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

do portal noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário