segunda-feira, 17 de março de 2014

População protesta contra irregularidades no viaduto do Santa Delmira


Manifestantes chamam a atenção para que não seja instalado um semáforo na parte de baixo do viaduto
 
Viaduto do Santa Delmira 
foi bloqueado durante duas horas
 
Na manhã deste domingo, 16, moradores do Santa Delmira, em Mossoró, organizaram um protesto contra a possível instalação de um semáforo embaixo do viaduto que foi construído na entrada do bairro, pela BR 304. A movimentação contou com as participações de pessoas de outros locais da cidade. Motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres que passavam pelo local também se juntaram à manifestação, de forma pacífica.
‘’Ninguém é a favor do semáforo. Queremos o que for correto, do jeito que o projeto inicial é. Era o que devia ter sido feito’’, disse o presidente do Conselho Comunitário do Santa Delmira, conhecido como Naldinho, que organizava o protesto desta manhã.

 Alça inferior do viaduto foi bloqueada (Foto: Guilherme Ricarte)
A primeira ação dos manifestantes começou às 10h, quando foram bloqueados as passagens inferiores do viaduto nos dois sentidos da BR, impedindo assim que os veículos seguissem em sentido reto pela alça lateral. Desta forma, quem optasse por não passar pela via de cima, teria que entrar na Av. Rio Branco e fazer o retorno para novamente seguir na 304, ou então contornar para continuar na entrada do bairro Santa Delmira.

 Veículos tiveram que contornar pela Rio Branco (Foto: Guilherme Ricarte)
Depois de meia hora, os protestantes se dividiram em dois grupos. Alguns continuaram orientando o fluxo na parte de baixo, enquanto a outra metade subiu o viaduto para também bloquear a passagem por cima. O objetivo, segundo os próprios manifestantes, era forçar os condutores dos veículos a utilizarem os retornos da Rio Branco.
Assim que a via de cima do viaduto foi bloqueada, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal chegou ao local e durante conversa com os presentes, um dos policiais avisou que permaneceriam ali apenas para orientar os motoristas e garantir que não houvesse hostilidade durante o movimento. Os agentes fizeram acordo para que o bloqueio permanecesse até as 12h.

PRF acompanhou de perto o prostesto (Foto: Guilherme Ricarte)
‘’Esse viaduto vem trazendo grandes transtornos para a população, não só do Santa Delmira, como para todas as pessoas que passam aqui pelo local no dia a dia. Não aceitamos esse semáforo que vão instalar embaixo do viaduto. Viaduto não pode ter semáforo por que o sentido dele é justamente desafogar o trânsito e deixar o fluxo livre’’, comentou Antônio Marcos da Silva, líder do bairro.
O viaduto do Santa Delmira é o de número 1 dos cinco que compõem o Complexo Viário da Abolição. Ele foi o segundo a ser liberado, inaugurado em fevereiro pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, mesmo antes de estar totalmente concluído.

fonte gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário