terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Escolas iniciam ano letivo de 2014 sem professores suficientes

Rede pública de ensino inicia volta às aulas sem garantia de uma grade professores completa para todas as escolas. A rede estadual espera o retorno dos alunos às escolas, que acontece hoje, para verificação da necessidade das cargas horárias em aberto. Já a rede municipal já adiantou o processo de contratação para novos professores temporários, mas o resultado final só deverá ser publicado após o início das aulas, previsto para dia 4 de fevereiro.
No caso da rede municipal, o cronograma de contratação dos professores deverá ser atrasado por ocasião da alta demanda de profissionais que compareceram à inscrição do processo. Até ontem, já havia cerca de 1.500 inscritos. Elenice Peixoto, presidente da Comissão Permanente de Concurso (Compec) esclarece que é inviável a análise de todos os documentos e currículos dentro do prazo estabelecido originalmente. “Como teve muita inscrição, é humanamente impossível entregar até dia 29”, afirma.

No edital, se previa a publicação do resultado parcial até o dia 29 de janeiro, e resultado final no dia 4 de fevereiro - mesmo data de início das aulas. “Amanhã deveremos publicar no Diário Oficial quanto as novas datas para a parcial e interposição de recursos”, informa Elenice. Apesar de ainda não ter definido as novas datas, a presidente prevê que até dia 20 de fevereiro será anunciado o resultado final.

Desde o dia 17 de janeiro está aberto o processo de seleção simplificada de professores para a Secretaria Municipal de Educação (SME). Todos os dias 350 fichas são distribuídas. Ontem foi o último dia para pagamento do boleto de inscrição,  no valor de R$ 50. No entanto, até está sexta-feira a Secretaria está disponível para recebimento da documentação dos candidatos.

Quem pagou tem até hoje para pegar uma ficha para inscrição. Isto porque já foram distribuídas as 750 fichas equivalentes ao atendimento desta terça, 28, e quarta-feira, 29. Hoje serão distribuídas as fichas para quinta, 30 e sexta-feira, 31.

Estas fichas são disponibilizadas apenas para os candidatos que já se cadastraram na internet e realizaram o pagamento do boleto, gerado virtualmente.  “Ninguém que fizer o pagamento até a data vai deixar de ser atendido”, frisa a presidente.

Além do comprovante de pagamento, o concorrente deve comparecer à Secretaria munido de carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF). Incluindo xerox e original de diploma, certificados e declaração de experiência profissional.

Até então, não existe previsão de vagas para os novos professores. Eles serão encaminhados em substituição de vagas abertas de professores em licença. Atualmente, a SME registra uma média de 180 aberturas de licenças por mês.

tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário