A presidente Dilma Rouseff vai assinar a ordem de serviço da obra de
duplicação da BR-304 no dia 23 de janeiro, durante a vinda a Natal para a
inauguração da Arena das Dunas. Orçada em R$ 233 milhões, a obra na
rodovia inclui a duplicação de 16 quilômetros da Reta Tabajara,
construção de oito viadutos e a abertura de marginais em 21,7
quilômetros da rodovia, situados entre o Viaduto Trampolim da Vitória,
em Parnamirim, e o entrocamento com a BR-226. A previsão de início das
obras é a segunda quinzena de fevereiro.
O Departamento Nacional de Insfraestrutura de Tranportes (DNIT) –
responsável pelos serviços na BR-304 – também deverá iniciar neste ano
as obras complementares na BR-101, que envolvem a construção de seis
viadutos, de uma passagem inferior (trincheira) para acesso a Avenida
Maria Lacerda Montenegro, além de ampliação das marginais entre o
Viaduto de Ponta Negra e o acesso a Pium, em Parnamirim. A apresentação
das propostas está marcada para o dia 26 de fevereiro.
Para os
trabalhos na BR-304, a empresa contratada foi a gaúcha SBS Engenharia.
De acordo com o DNIT, serão construídos oito viadutos, sendo três deles
no entorno de Macaíba. Um deles será erguido no girador que fica antes
da chegada ao município, no sentido Natal-Macaíba. Em seguida, um
segundo viaduto terá lugar no cruzamento da Avenida Jundiaí (primeira
entrada de Macaíba). Mais a frente, na entrada da cidade que dá acesso a
Prefeitura, um terceiro viaduto será responsável pela ligação da
Avenida Geraldo Melo/ Rua Severino Galdino Ribeiro com a rodovia.
A
instalação de outros cinco viadutos está prevista para o trecho que
antecede o girador de Macaíba, ligando marginais a BR, e também ao longo
da Reta Tabajara. De acordo com o superintendente regional do DNIT,
Walter Fernandes, as desapropriações não deverão ser um problema para a
obra, visto que “cinco ou seis” propriedades localizadas nas
proximidades da entrada de Macaíba deverão passar pelo processo, somando
cerca de 6 mil metros quadrados de área. “Praticamente toda a rodovia
está dentro da faixa de domínio do DNIT”, afirma.
Segundo Walter
Fernandes, a obra na BR-304 vai trazer mais segurança e permitirá maior
fluidez para o trânsito na região. “A duplicação e adequação da Reta
Tabajara vai contribuir para a diminuição do número de acidentes com
mortes e vai melhorar o trânsito, que hoje é complicado”, diz.
A
expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que a duplicação da
Reta Tabajara possa reduzir o número de acidentes de maior gravidade que
ocorrem nesse trecho da BR-304. Dados da Polícia Rodoviária Federal
(PRF) mostram que, de 2012 para cá, esses 16 quilômetros da rodovia
registraram três mortes em cada ano. Foram 13 feridos graves
contabilizados em 2012 e mais 10 no ano passado.
“A BR-304 perde
para a BR-101 em número absolutos de acidentes, mas em gravidade ela
supera”, explica o inspetor da PRF, Everaldo Morais.
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