As prefeituras do Rio Grande do Norte promoverão nos próximos dias 5 e 6
de novembro (terça e quarta-feira da próxima semana) um protesto
coletivo e simbólico contra a crise financeira. A decisão foi tomada
nesta terça-feira, 29, em assembleia convocada pela Federação dos
Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).
No protesto, que faz parte do movimento SOS Municípios, lançado no
último dia 21, as Prefeituras terão suas sedes administrativas fechadas e
sinalizadas com uma faixa preta e uma mensagem à população. Os serviços
públicos essenciais serão preservados.
Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo
presidente da FEMURN, Benes Leocádio, estará em Brasília onde pretende
visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos
pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de
acordo com os interesses dos municípios.
As estratégias estabelecidas pela assembleia extraordinária da Femurn
não param por aí. Todos os prefeitos se comprometeram em telefonar para
os deputados e senadores para exigir que votem a favor de medidas de
socorro às gestões municipais. Os gestores também pretendem procurar os
veículos de comunicação locais para prestar esclarecimentos à população e
conscientizar a respeito dos problemas decorrentes da falta de recursos
financeiros.
Uma das medidas solicitadas ao Congresso Nacional é a aprovação da
Proposta de Emenda Constitucional 39 que aumenta em 2 por cento a
destinação dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda e o Imposto
sobre Produção Industrial (IPI) para o Fundo de Participação dos
Municípios.
O Movimento SOS Municípios vai continuar e ser ampliado. Nos dias 11 e
12 de novembro, a Confederação Nacional dos Municípios promoverá,
conjuntamente com as Federações Estaduais, uma grande mobilização junto
ao Congresso Nacional dos Municípios. “Temos de agir agora. A hora é
essa. Se medidas não forem tomadas agora, os municípios não terão
condições de governabilidade em 2014”, afirma o presidente da Femurn.
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Prefeito de Alexandria é condenado por improbidade administrativa
Decisão na ÍNTEGRA.
O motivo da condenação foi que o prefeito Nei Rossato, em sua outra gestão, precisamente em 2002, teria fraudado o processo licitatório para comprar um veículo por R$ 79 mil, recursos estes destinados pelo Ministério da Educação, do Governo Federal.
Veja o texto da sentença.
“Os vícios verificados denotam que a Licitação nº 035/2002 constituiu uma verdadeira montagem do procedimento, anterior ou posterior à aquisição do veículo licitado, como forma de dar ares de legalidade à contratação direta da empresa Via Diesel Ltda”, escreveu o magistrado. Outra irregularidade constatada no processo licitatório, ressaltou o Juiz Federal, foi a ausência de assinatura nos comprovantes de recebimento dos convites, o que denota que as propostas das empresas jamais foram enviadas, sendo todas elas fictícias. “As provas constantes nos autos também evidenciam a ausência de qualquer reunião entre os membros da comissão de licitação e os representantes das empresas para fins de julgamento das propostas apresentadas para a venda do veículo licitado”.
Na mesma decisão, o juiz federal Hallison Bezerra não viu provas suficientes para condenar os membros da comissão de licitação Cipriano Maniçoba, Maria Giselma Lima e Marcos Alberto da Silveira Mesquita, assim como o sócio proprietário da empresa Via Diesel Ltda, que foi o vencedor da licitação fraudada.
Caso a decisão seja confirmada em instâncias superiores, quem deve assumir o cargo era o vice-prefeito Francisco Edilberto Oliveira, porém este faleceu em função de um câncer no dia 26 de janeiro de 2013. Diante do quadro, quem deve assumir o cargo de prefeito de forma interina é o presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundinho.
Com informações do Blog Barriguda News.
Em meio à pressão, Carlos Eduardo é impedido de sair da Prefeitura e chega a puxar faixa das mãos dos servidores
A política do “congelamento salarial” apresentada pelo prefeito Carlos Eduardo levou cerca de mil servidores públicos municipais às ruas na manhã desta quarta-feira, criticando a situação de greve provocada pelo governo através dos gritos de guerra “Servidores na rua. Prefeito, a culpa é sua”. Liderados pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat), trabalhadores de diversos órgãos da administração municipal que estão paralisados desde o dia 15 de outubro saíram em caminhada pelo centro da cidade até a sede da Prefeitura, no Palácio Felipe Camarão.
As bandeiras do Brasil e de Natal hasteadas indicavam que o prefeito estava na sede da Executivo Municipal no momento em que os servidores chegaram. Em um intervalo de dez minutos, a bandeira de Natal foi recolhida, de modo a sinalizar que Carlos Eduardo não estava mais no local. Entretanto, na tentativa de sair rapidamente da sede, o prefeito foi cercado por servidores.
“Eu assumi agora. Não tenho culpa dos problemas que aconteceram”, disse o prefeito, em meio aos questionamentos dos servidores. Ao lado do chefe de gabinete Sávio Hackradt, que tentava lhe encaminhar ao veículo da prefeitura, Carlos Eduardo berrou, puxou a faixa das mãos de um dos servidores e, chateado, disse que sairia do local de todo jeito. “Eu vou passar! Eu vou passar!”. No contra-fluxo dos servidores, ele finalmente entrou no carro e acenou para a população.
De acordo com o Sinsenat, o prefeito Carlos Eduardo está se negando a apresentar uma nova proposta para o fim da greve dos servidores, que estão reivindicando o cumprimento da data-base vencida no mês de março deste ano. “Durante dez meses nós tentamos negociar com prefeito e sensibilizá-lo para o cumprimento da lei da data-base em 2013. Mas ele quer retornar à sua política da gestão anterior, que é oferecer um salário mínimo ao servidor. Carlos Eduardo quer retornar aos últimos seis anos de sua gestão e congelar o salário de mais de quatro mil servidores, sem respeitar o tempo de serviço e a qualificação dos profissionais”, questionou a presidente do Sinsenat, Soraya Godeiro.
Segundo Soraya, a Lei 118 que implantou o cumprimento à data-base especifica que o servidor público municipal tem direito ao reajuste de 5% de quatro em quatro anos, relacionado à mudança de nível. “Ele está desrespeitando o direito dos servidores e isso é inaceitável. Ele quer fazer a mesma coisa que ele fez na última gestão, mas não iremos aceitar. Permaneceremos em greve até que ele crie vergonha, respeite os servidores e apresente uma proposta decente”, afirmou Soraya Godeiro.
A paralisação unificada dos servidores está reunindo trabalhadores da maioria dos órgãos da administração direta, entre eles funcionários públicos das Secretarias de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Mobilidade Urbana (Semob), guardas municipais, servidores da saúde, educação e turismo, além dos profissionais das secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Controladoria Geral do Município (CGM) e NatalPrev.
Servidor da Controladoria Geral do Município, um dos órgãos mais importantes da administração, Adailton Xavier se mostrou preocupado com as condições dos servidores que permanecem em greve. “Cerca de 90% dos servidores efetivos da CGM estão parados. Resolvemos nos engajar nessa luta porque a data-base não está sendo cumprida e precisamos da recomposição salarial provocada pela inflação”, disse.
Segundo Adailton, o acúmulo de processos na Controladoria já é bastante significativo. “Estão trabalhando apenas servidores comissionados e estagiários. Isso faz com que haja acúmulo do número de processos, travando situações importantes que precisam ser resolvidas nas áreas da educação, saúde, transporte. Até os processos relacionados à mobilidade para a Copa do Mundo estão parados. Todos os processos de dispensa pública passam pela CGM e, neste momento, eles se encontram parados”, destacou.
do portal JH
Em conversa forçada com a governadora, direção do SINTE/RN exige cumprimento do acordo de greve
A direção do SINTE/RN mobilizou–se nesta terça-feira (29) para pressionar o Governo pelo cumprimento do acordo que foi assinado durante a greve. Os sindicalistas foram à Escola de Governo aonde ocorria o lançamento do programa RN Sustentável e forçaram uma conversa com a governadora quando ela se encontrava com as autoridades, entre elas a representante do Banco Mundial, e ouviu toda a reivindicação do SINTE/RN.
“É de se lamentar que desde 30 de agosto os projetos de lei ainda estejam na Secretaria de Administração e que o secretário continue provocando a categoria a tomar decisões drásticas e severas para fazer cumprir o que foi assinado em termo de acordo” disse a coordenadora geral Fátima Cardoso.
Rosalba afirmou que iria receber o Sindicato e encaminhou que a secretária Betânia Ramalho conversasse com a direção para tomar as devidas providências. A direção do SINTE/RN deixou claro que irá tomar as medidas fazendo mobilização e já encaminhando que 2014 o ano letivo poderá não iniciar com a quebra do acordo.
Hoje na Historia
Aconteceu em
1956 - A 31 de Outubro de 1956, a Grã-Bretanha e a França bombardearam o Egipto, em resposta à exclusão dos seus navios do Canal do Suez.
1974 - Em 1794, John Dalton descobriu a doença ocular, conhecida como daltonismo, de que ele era vítima.
1941 - A 31 de outubro de 1941 terminou a construção do Monte Rushmore situado em Keystone, no Dacota do Sul, depois de 14 anos de obras. O arquiteto Gutzon Borglum e 400 operários foram os responsáveis pelo colossal emblema nacional.
475 – Rómulo Augusto é o último imperador a assumir o trono do Império Romano do Ocidente.
1517 – Martinho Lutero publica as 95 teses da sua Reforma.
1918 – A Hungria torna-se independente do império austro-húngaro.
fonte canal de historia blog dia-dia noticias
1956 - A 31 de Outubro de 1956, a Grã-Bretanha e a França bombardearam o Egipto, em resposta à exclusão dos seus navios do Canal do Suez.
1974 - Em 1794, John Dalton descobriu a doença ocular, conhecida como daltonismo, de que ele era vítima.
1941 - A 31 de outubro de 1941 terminou a construção do Monte Rushmore situado em Keystone, no Dacota do Sul, depois de 14 anos de obras. O arquiteto Gutzon Borglum e 400 operários foram os responsáveis pelo colossal emblema nacional.
475 – Rómulo Augusto é o último imperador a assumir o trono do Império Romano do Ocidente.
1517 – Martinho Lutero publica as 95 teses da sua Reforma.
1918 – A Hungria torna-se independente do império austro-húngaro.
fonte canal de historia blog dia-dia noticias
Justiça condena três dos acusados e absolve Carlos Faria
O Foliaduto foi um esquema fraudulento que ocorreu durante o primeiro mandato de Wilma de Faria no Governo, quando o Executivo procedia a contratação de bandas para a realização de festas que não ocorreriam. Após o pagamento, realizando suplementação orçamentária, a verba paga aos “promotores” dos eventos fictícios era rateada entre os envolvidos no esquema. O Ministério Público aponta um prejuízo superior a R$ 2 milhões.
Na denúncia do Ministério Público, o ex-secretário Carlos Faria seria o mentor intelectual do esquema. Ítalo Gurgel atuava como operador das fraudes, definindo quais as contratações fictícias que ocorreriam, enquanto Haroldo Sérgio Meneses, ex-coordenador financeiro da Fundação José Augusto, executava o processo burocrático para a contratação das bandas. O empresário Fabiano César Lima da Motta, proprietário de uma empresa contratada para participar da fraude - e procurador de outra envolvida no esquema -, participava, segundo a denúncia, do recolhimento e rateio da verba. Deles, somente Carlos Faria foi inocentado de todas as acusações, enquanto os réus Jefferson Pessoa Tavares, Cícero Duarte Costa e José Antônio Pinheiro da Câmara Filho foram considerados culpados por peculato culposo, mas suas penas prescreveram.
Na sentença sobre Carlos Faria, o juiz Cleanto Alves Pantaleão Filho disse que “não há provas suficientes à condenação, senão uma frágil prova indiciária”. De acordo com o juiz, o que há no processo são comentários sobre tentativa de dificultar as investigações e ilações sobre participação nos crimes, o que não serviria como prova. O pensamento do advogado de Carlos Faria, Erick Pereira, é diferente. “Não diria que as provas foram inconsistentes para a condenação, mas que foram consistentes para absolvição”, disse o advogado, que acredita em recurso do MP. “É um direito deles”.
Nos casos Haroldo Sérgio Meneses e Fabiano César, o magistrado acatou a tese de que o crime de falsidade ideológica foi meio para se cometer o peculato, assim como o crime de inexigibilidade indevida de licitação atribuído a Haroldo Sérgio. Por isso, ambos foram condenados somente por peculato, com pena de 11 anos, um mês e dez dias de reclusão para Haroldo Sérgio, e seis anos, nove meses e 20 dias de reclusão para Fabiano, com multa para ambos.
Na apreciação sobre a participação de Ítalo Gurgel, o juiz manteve o entendimento com relação ao que chamou de “crimes meio”, entendendo que não haveria como condená-lo por falsidade ideológica. Ainda sobre o réu, o magistrado disse que nenhum dos depoimentos teve informações “seguras e convincentes” quanto ao envolvimento de outras pessoas no esquema, senão do próprio Ítalo Gurgel, Haroldo Sérgio e Fabiano César, o que não configuraria formação de quadrilha, quando é necessária a participação de pelo menos quatro pessoas. Com isso, Ítalo Gurgel foi condenado a 11 anos, dez meses e seis dias de prisão, além de multa.
Os três réus condenados à prisão poderão recorrer em liberdade e o MP também poderá acionar o TJ para recorrer da decisão.
fonte tribuna do norte
TRE começa em novembro a maratona de julgamentos contra Cláudia Regina
O mês de novembro deverá ser decisivo para o futuro político de
Mossoró. Isso porque será no penúltimo mês do ano que o Tribunal
Regional Eleitoral (TRE) começará a julgar os recursos movidos pela
prefeita mossoroense, Cláudia Regina (DEM), e pelo vice, Wellington
Filho (PMDB), com relação às seis cassações sofridas em 10 meses de
mandato. O primeiro julgado está pautado para ocorrer no dia 7 de
novembro, relatado pelo juiz federal Eduardo Guimarães.
A previsão é que, até o final deste ano, sejam julgados, pelo menos, quatro dos oito recursos que tramitam no Tribunal pedindo a cassação da prefeita Cláudia Regina. Seis deles são referentes a decisões de cassação já julgadas no primeiro grau, proferidas pelos juízes eleitorais Herval Sampaio, da 33ª zona, ou Ana Clarisse Arruda Pereira, da 34ª zona. Os outros dois são recursos contra a expedição do diploma (RCED), que são ingressados direto no TRE e, deveriam, ter a tramitação mais rápida. Contudo, foram enviados para a Corte Eleitoral no início do ano e, quase 10 meses depois, apesar de já conclusos para julgamento, ainda não foram pautados.
Há outros dois recursos desses resultantes de condenações no primeiro grau que também estão conclusos para julgamento. Contudo, até o momento, apenas um foi pautado: esse previsto para o dia 7 de novembro. Ele é resultante da primeira condenação de Cláudia Regina, ocorrida ainda em março deste ano e baseado em abuso de poder econômico e político praticado, supostamente, com a ajuda da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM.
O curioso aí é que, até agosto, o processo ainda não havia nem sido transformado em recurso. Isso porque o juiz Pedro Cordeiro, na época titular da 34ª zona eleitoral, em substituição a Herval Sampaio, na 33ª, decidiu anular a decisão do “colega” magistrado. E só em agosto essa anulação foi desfeita, pelo próprio Eduardo Guimarães, que hoje julga o processo.
Nova eleições
É importante lembrar que, com a mudança provocada pela Lei da Ficha Limpa, uma decisão colegiada da Justiça Eleitoral, determinando a cassação de um político, tem o poder de afasta-lo imediatamente do cargo e, ainda, agendar novas eleições dentro de 90 dias. Dessa forma, Cláudia Regina e Wellington Filho, que já foram afastados dos cargos, mas conseguiram voltar por força do próprio Tribunal, se condenados agora no julgamento do mérito do recurso no TRE, terão que aguardar fora da Prefeitura a análise de um novo pedido recursal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dessa forma, conclui-se: sendo cassados agora no TRE, Cláudia Regina e Wellington Filho deverão passar o final do ano fora da Prefeitura de Mossoró. O presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior, assumirá a chefia do Executivo até a realização do novo pleito – que deverá ocorrer no início de 2014.
do portal noAr
A previsão é que, até o final deste ano, sejam julgados, pelo menos, quatro dos oito recursos que tramitam no Tribunal pedindo a cassação da prefeita Cláudia Regina. Seis deles são referentes a decisões de cassação já julgadas no primeiro grau, proferidas pelos juízes eleitorais Herval Sampaio, da 33ª zona, ou Ana Clarisse Arruda Pereira, da 34ª zona. Os outros dois são recursos contra a expedição do diploma (RCED), que são ingressados direto no TRE e, deveriam, ter a tramitação mais rápida. Contudo, foram enviados para a Corte Eleitoral no início do ano e, quase 10 meses depois, apesar de já conclusos para julgamento, ainda não foram pautados.
Há outros dois recursos desses resultantes de condenações no primeiro grau que também estão conclusos para julgamento. Contudo, até o momento, apenas um foi pautado: esse previsto para o dia 7 de novembro. Ele é resultante da primeira condenação de Cláudia Regina, ocorrida ainda em março deste ano e baseado em abuso de poder econômico e político praticado, supostamente, com a ajuda da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM.
O curioso aí é que, até agosto, o processo ainda não havia nem sido transformado em recurso. Isso porque o juiz Pedro Cordeiro, na época titular da 34ª zona eleitoral, em substituição a Herval Sampaio, na 33ª, decidiu anular a decisão do “colega” magistrado. E só em agosto essa anulação foi desfeita, pelo próprio Eduardo Guimarães, que hoje julga o processo.
Nova eleições
É importante lembrar que, com a mudança provocada pela Lei da Ficha Limpa, uma decisão colegiada da Justiça Eleitoral, determinando a cassação de um político, tem o poder de afasta-lo imediatamente do cargo e, ainda, agendar novas eleições dentro de 90 dias. Dessa forma, Cláudia Regina e Wellington Filho, que já foram afastados dos cargos, mas conseguiram voltar por força do próprio Tribunal, se condenados agora no julgamento do mérito do recurso no TRE, terão que aguardar fora da Prefeitura a análise de um novo pedido recursal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dessa forma, conclui-se: sendo cassados agora no TRE, Cláudia Regina e Wellington Filho deverão passar o final do ano fora da Prefeitura de Mossoró. O presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior, assumirá a chefia do Executivo até a realização do novo pleito – que deverá ocorrer no início de 2014.
do portal noAr
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte terá mais 34 vagas para Medicina
O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprovou por unanimidade o aumento
do número de vagas para alunos do curso de Medicina. A partir do próximo
Processo Seletivo Vocacionado (PSV) serão ofertadas 60 vagas e não mais
26.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explicou que o projeto pedagógico do curso já previa a ampliação do número de vagas. "Desde o início o curso vem ofertando 26 vagas por ano, embora o projeto pedagógico preveja 52 vagas, mas a semestralidade foi assegurada até que fosse formada a primeira turma. Já formamos quatro turmas e o nosso curso tem conceito cinco no Enade e temos altos índices de aprovações em concursos públicos. Isso mostra a qualidade do nosso curso de Medicina", frisou.
Inessa Linhares destacou ainda que a ampliação de vagas terá apoio de recursos do Governo Federal que tem cobrado o aumento do número de vagas. "Estamos com salas ociosas e temos poucos alunos e muitos professores. Isso mostra que o curso comporta 60 alunos. Dentro desse contexto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é a favor do aumento do número de vagas", argumentou.
A professora Sônia Elizabeth Lopes Carrillo, diretora do Departamento de Medicina, falou sobre a questão social que envolve o aumento do número de vagas. "A ampliação das vagas não é nada mais que uma consequência natural. Como temos vagas para alunos de escolas públicas estamos vendo transformações de vidas. Estamos vendo alunos de pais analfabetos chegando ao curso. São alunos que têm muita garra. Se o nosso curso é um dos melhores do país, estamos precisando de mais médicos e tendo essa possibilidade de transformar vidas porque não aumentar as vagas?", questionou.
O curso atualmente tem 160 alunos e o corpo docente tem 62 professores efetivos e 34 substitutos.Também está em discussão a contratação de 24 professores a mais, com 80% deles com carga horária de 20 horas. A decisão ficou adiada para a próxima reunião quando o Departamento de Medicina apresentará a justificativa formal.
Durante a reunião, a professora Sônia Elizabeth adiantou como se darão as contratações. "Esses novos professores não serão contratados de uma vez só, serão convocados ao longo de seis anos e conforme a demanda", explicou.
O reitor Pedro Fernandes destacou a importância da ampliação do número de vagas para a formação de médicos. "Eu me sinto privilegiado em participar de uma discussão como essa. O curso de Medicina tem uma responsabilidade muito grande. A gente conversou com os ministérios da Saúde e da Educação. É para que o Brasil tenha mais médicos", acrescentou.
de o mossoroense
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explicou que o projeto pedagógico do curso já previa a ampliação do número de vagas. "Desde o início o curso vem ofertando 26 vagas por ano, embora o projeto pedagógico preveja 52 vagas, mas a semestralidade foi assegurada até que fosse formada a primeira turma. Já formamos quatro turmas e o nosso curso tem conceito cinco no Enade e temos altos índices de aprovações em concursos públicos. Isso mostra a qualidade do nosso curso de Medicina", frisou.
Inessa Linhares destacou ainda que a ampliação de vagas terá apoio de recursos do Governo Federal que tem cobrado o aumento do número de vagas. "Estamos com salas ociosas e temos poucos alunos e muitos professores. Isso mostra que o curso comporta 60 alunos. Dentro desse contexto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é a favor do aumento do número de vagas", argumentou.
A professora Sônia Elizabeth Lopes Carrillo, diretora do Departamento de Medicina, falou sobre a questão social que envolve o aumento do número de vagas. "A ampliação das vagas não é nada mais que uma consequência natural. Como temos vagas para alunos de escolas públicas estamos vendo transformações de vidas. Estamos vendo alunos de pais analfabetos chegando ao curso. São alunos que têm muita garra. Se o nosso curso é um dos melhores do país, estamos precisando de mais médicos e tendo essa possibilidade de transformar vidas porque não aumentar as vagas?", questionou.
O curso atualmente tem 160 alunos e o corpo docente tem 62 professores efetivos e 34 substitutos.Também está em discussão a contratação de 24 professores a mais, com 80% deles com carga horária de 20 horas. A decisão ficou adiada para a próxima reunião quando o Departamento de Medicina apresentará a justificativa formal.
Durante a reunião, a professora Sônia Elizabeth adiantou como se darão as contratações. "Esses novos professores não serão contratados de uma vez só, serão convocados ao longo de seis anos e conforme a demanda", explicou.
O reitor Pedro Fernandes destacou a importância da ampliação do número de vagas para a formação de médicos. "Eu me sinto privilegiado em participar de uma discussão como essa. O curso de Medicina tem uma responsabilidade muito grande. A gente conversou com os ministérios da Saúde e da Educação. É para que o Brasil tenha mais médicos", acrescentou.
de o mossoroense
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
TRE vive forte tensão devido processos de Cláudia Regina
Do Blog de Thaísa Galvão
Sessão tensa no Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE) nesta terça-feira (29).
Na pauta dos debates, o mandato da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.
O juiz federal Eduardo Guimarães tentou reformar a decisão do desembargador Virgílio Macedo, que no período em que substituiu o desembargador João Batista Rebouças, decidiu pelo retorno de Cláudia à Prefeitura.
Lembrando que ela foi afastada por decisão da juíza Ana Clarisse Arruda.
Na defesa de sua tese, Guimarães foi duro com a prefeita…
No final, os juízes Carlo Virgílio, Nilson Cavalcanti e Verlano Medeiros votaram pela manutenção da decisão de Virgílio Macedo.
Ou seja: pela permanência da prefeita no cargo, via cautelar, e não via mérito da questão.
Nos bastidores…o clima foi ainda mais tenso.
Relator do mérito da ação de cassação da prefeita Cláudia Regina, o juiz Eduardo Guimarães levará seu voto a Plenário no dia 7 de novembro.
Avaliando o que ele disse hoje em relação ao caso, a sessão é transimitida ao vivo pela internet, o juiz federal deverá entrar cassando o mandato da prefeita e do vice-prefeito de Mossoró.
Caso o voto do relator seja seguido pela maioria do Pleno, Mossoró terá nova eleição.
Sessão tensa no Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE) nesta terça-feira (29).
Na pauta dos debates, o mandato da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.
O juiz federal Eduardo Guimarães tentou reformar a decisão do desembargador Virgílio Macedo, que no período em que substituiu o desembargador João Batista Rebouças, decidiu pelo retorno de Cláudia à Prefeitura.
Lembrando que ela foi afastada por decisão da juíza Ana Clarisse Arruda.
Na defesa de sua tese, Guimarães foi duro com a prefeita…
No final, os juízes Carlo Virgílio, Nilson Cavalcanti e Verlano Medeiros votaram pela manutenção da decisão de Virgílio Macedo.
Ou seja: pela permanência da prefeita no cargo, via cautelar, e não via mérito da questão.
Nos bastidores…o clima foi ainda mais tenso.
Relator do mérito da ação de cassação da prefeita Cláudia Regina, o juiz Eduardo Guimarães levará seu voto a Plenário no dia 7 de novembro.
Avaliando o que ele disse hoje em relação ao caso, a sessão é transimitida ao vivo pela internet, o juiz federal deverá entrar cassando o mandato da prefeita e do vice-prefeito de Mossoró.
Caso o voto do relator seja seguido pela maioria do Pleno, Mossoró terá nova eleição.
Pesquisa Sensus: Dilma lidera com 40% e 31% não sabem, votam branco ou nulo
O candidato do PSDB à presidência da
República, senador Aécio Neves (MG) recebeu pesquisa do Instituto Sensus
que diz que a presidente Dilma venceria hoje as eleições no primeiro
turno. O resultado da pesquisa encomendada pelo PSDB confirma pesquisas
semelhantes realizadas por outros Institutos. A presidente Dilma
venceria com 40,2% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves teria 18%
e o candidato do PSB, governador Eduardo Campos, obteria 10,6%.
A
pesquisa tucana tem uma diferença relevante em relação a outras, a
distância mais ampla que separa Aécio Neves de Eduardo Campos. Neste
mesmo cenário, 31,3% dos ouvidos "Não Sabem", "Não Responderam" ou
disseram que votariam "Branco" ou "Nulo". O Instituto Sensus fez duas
mil entrevistas entre os dias 17 e 21 de outubro, em 24 estados. A
margem de erro é de 2,2%. E em todos os cenários, a presidente Dilma
venceria no primeiro turno.
Prefeituras do RN fecharão as portas em protesto contra a crise financeira
As prefeituras do Rio Grande do Norte promoverão nos próximos dias 5
e 6 de novembro (terça e quarta-feira da próxima semana) um protesto
coletivo e simbólico contra a crise financeira. A decisão foi tomada
nesta terça-feira (29), em assembleia convocada pela Federação dos
Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). No protesto, que faz parte
do movimento SOS Municípios, lançado no último dia 21, as Prefeituras
terão suas sedes administrativas fechadas e sinalizadas com uma faixa
preta e uma mensagem à população. Os serviços públicos essenciais serão
preservados.
Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo presidente da FEMURN, Benes Leocádio, estará em Brasília onde pretende visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de acordo com os interesses dos municípios. As estratégias estabelecidas pela assembleia extraordinária da Femurn não param por aí. Todos os prefeitos se comprometeram em telefonar para os deputados e senadores para exigir que votem a favor de medidas de socorro às gestões municipais. Os gestores também pretendem procurar os veículos de comunicação locais para prestar esclarecimentos à população e conscientizar a respeito dos problemas decorrentes da falta de recursos financeiros.
Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo presidente da FEMURN, Benes Leocádio, estará em Brasília onde pretende visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de acordo com os interesses dos municípios. As estratégias estabelecidas pela assembleia extraordinária da Femurn não param por aí. Todos os prefeitos se comprometeram em telefonar para os deputados e senadores para exigir que votem a favor de medidas de socorro às gestões municipais. Os gestores também pretendem procurar os veículos de comunicação locais para prestar esclarecimentos à população e conscientizar a respeito dos problemas decorrentes da falta de recursos financeiros.
Sindicatos entregam pedido de impeachment de Rosalba à ALRN e ameaçam processar Governo
O Dia do Servidor Público foi lamentado nesta segunda-feira. Isso
mesmo, lamentado, porque segundo os Sindicatos dos Servidores da
Administração Indireta (Sinai) e dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde),
a quantidade de fatos a se lamentar devido à atual gestão estadual são
maiores do que os motivos de comemoração. Tanto é assim que o Sindsaúde
deve apresentar um pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini
(DEM) à Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira.
O pedido será baseado no “não cumprimento de responsabilidades do Governo, como na Saúde e Educação”, conforme ressaltou a coordenadora-geral do Sindsaúde, Simone Dutra. “Vamos apresentar uma denúncia por improbidade administrativa. O Governo não está fazendo o seu papel e não podemos mais esperar até que essa gestão termine para mudar o comando. Precisamos de uma mudança agora. Precisamos que a sociedade se mova nesse sentido, porque não somos obrigados a esperar quatro anos por uma má escolha na eleição”, ressaltou Dutra.
Segundo a sindicalista, esse descumprimento de responsabilidades estaduais pode ser traduzido na morte de pacientes na rede pública de saúde e no anúncio de atraso no pagamento dos servidores – segundo o Governo, uma reprogramação salarial.
Com relação ao atraso no pagamento de servidores, por sinal, tanto o Sindsaúde, quanto o Sinai já estudam entrar com ações na Justiça contra o Governo do Estado caso o pagamento seja feito após o que determinam a Legislação Trabalhistas, que é a folha quitada até o quinto dia útil do mês seguinte. “Essa questão de reprogramação foi mais um assunto que temos a lamentar e que está dentro dessa situação de desmantelamento do funcionalismo público estadual. Até porque não há qualquer fato, qualquer indício que justifique esse atraso, uma vez que o estado tem uma arrecadação maior do que a do ano passado e em 2012, nós não sofremos com esse problema no ano passado”, ressaltou o presidente do Sinai, Santino Arruda.
Além disso, segundo o dirigente sindical, a justificativa do Governo do Estado, de que a folha de servidores tem sido responsável por parte das dificuldades financeiras do Estado, também não se “encaixa” com a realidade. “Nós temos boa parte dos salários congelados há alguns anos. Os servidores da administração indireta do Estado, por exemplo, não tiveram aumento salarial e agora vão ter que sofrer com essa reprogramação. Por isso, caso o pagamento dos salários ou do décimo terceiro não seja feito dentro do período legal, vamos sim recorrer a Justiça”, ameaçou Arruda.
Vale lembrar que, segundo o Governo do Estado, o pagamento dos salários de 95% dos servidores públicos deverá ser feito até o dia 31 deste mês. O restante dos funcionários públicos deverá receber até o dia 8 de novembro, ou seja, antes do quinto dia útil do mês subsequente. Contudo, essa “reprogramação de pagamentos” deve continuar até o final do ano. E também segundo o Governo, não há garantia nem mesmo do 13° salário pago dentro do tempo.
“Sinceramente, não acreditamos que o Governo tenha a cara de pau a ponto de ferir a lei trabalhista nesse sentido. Contudo, estamos preparados para buscar a correção judicial disso, até porque não esperávamos essa reprogramação financeira. Não aconteceu nada nesse ano que tenha se diferenciado dos últimos 20 anos (quando o Estado passou por crises, mas não mudou a data de pagamento do funcionalismo)”, ressaltou.
De qualquer forma, mesmo se não ferir a legislação, a reprogramação financeira já representa um problema para o Estado, uma vez que atrasa a entrada de dinheiro no comércio. “O dinheiro do salário não vai para a poupança. Vai para o comércio, movimenta a economia. Muitos já esperam o final do mês para atender os funcionários públicos. Com o atraso no pagamento, vai diminuir a oferta de produtos, as vendas e até a arrecadação do próprio Estado. É de uma miopia muito grande por parte do Governo essa reprogramação”, analisou.
do portal JH
O pedido será baseado no “não cumprimento de responsabilidades do Governo, como na Saúde e Educação”, conforme ressaltou a coordenadora-geral do Sindsaúde, Simone Dutra. “Vamos apresentar uma denúncia por improbidade administrativa. O Governo não está fazendo o seu papel e não podemos mais esperar até que essa gestão termine para mudar o comando. Precisamos de uma mudança agora. Precisamos que a sociedade se mova nesse sentido, porque não somos obrigados a esperar quatro anos por uma má escolha na eleição”, ressaltou Dutra.
Segundo a sindicalista, esse descumprimento de responsabilidades estaduais pode ser traduzido na morte de pacientes na rede pública de saúde e no anúncio de atraso no pagamento dos servidores – segundo o Governo, uma reprogramação salarial.
Com relação ao atraso no pagamento de servidores, por sinal, tanto o Sindsaúde, quanto o Sinai já estudam entrar com ações na Justiça contra o Governo do Estado caso o pagamento seja feito após o que determinam a Legislação Trabalhistas, que é a folha quitada até o quinto dia útil do mês seguinte. “Essa questão de reprogramação foi mais um assunto que temos a lamentar e que está dentro dessa situação de desmantelamento do funcionalismo público estadual. Até porque não há qualquer fato, qualquer indício que justifique esse atraso, uma vez que o estado tem uma arrecadação maior do que a do ano passado e em 2012, nós não sofremos com esse problema no ano passado”, ressaltou o presidente do Sinai, Santino Arruda.
Além disso, segundo o dirigente sindical, a justificativa do Governo do Estado, de que a folha de servidores tem sido responsável por parte das dificuldades financeiras do Estado, também não se “encaixa” com a realidade. “Nós temos boa parte dos salários congelados há alguns anos. Os servidores da administração indireta do Estado, por exemplo, não tiveram aumento salarial e agora vão ter que sofrer com essa reprogramação. Por isso, caso o pagamento dos salários ou do décimo terceiro não seja feito dentro do período legal, vamos sim recorrer a Justiça”, ameaçou Arruda.
Vale lembrar que, segundo o Governo do Estado, o pagamento dos salários de 95% dos servidores públicos deverá ser feito até o dia 31 deste mês. O restante dos funcionários públicos deverá receber até o dia 8 de novembro, ou seja, antes do quinto dia útil do mês subsequente. Contudo, essa “reprogramação de pagamentos” deve continuar até o final do ano. E também segundo o Governo, não há garantia nem mesmo do 13° salário pago dentro do tempo.
“Sinceramente, não acreditamos que o Governo tenha a cara de pau a ponto de ferir a lei trabalhista nesse sentido. Contudo, estamos preparados para buscar a correção judicial disso, até porque não esperávamos essa reprogramação financeira. Não aconteceu nada nesse ano que tenha se diferenciado dos últimos 20 anos (quando o Estado passou por crises, mas não mudou a data de pagamento do funcionalismo)”, ressaltou.
De qualquer forma, mesmo se não ferir a legislação, a reprogramação financeira já representa um problema para o Estado, uma vez que atrasa a entrada de dinheiro no comércio. “O dinheiro do salário não vai para a poupança. Vai para o comércio, movimenta a economia. Muitos já esperam o final do mês para atender os funcionários públicos. Com o atraso no pagamento, vai diminuir a oferta de produtos, as vendas e até a arrecadação do próprio Estado. É de uma miopia muito grande por parte do Governo essa reprogramação”, analisou.
do portal JH
Sindicatos convocam para mobilização pelo calendário de pagamento
A direção do SINTE/RN convoca a categoria para participar de um ato em defesa do calendário de pagamento nesta quinta-feira (31), às 9 horas, em frente Governadoria. O ato será em conjunto com o Sindsaúde e o Sinai para protestar contra o desrespeito com os servidores e contra a farsa de crise instalada pelo próprio Governo.
Quem trabalha no turno matutino deve se fazer presente e levar declaração de participação.
Anteprojeto ameaça direitos de greve dos servidores públicos
Tramita no Senado o anteprojeto de lei de autoria do senado Romero Jucá (PMDB/RR) sobre o direito de greve no serviço público. A proposta prevê uma série de restrições como a suspensão do pagamento dos salários nos dias não trabalhados, determina que pelo menos metade dos servidores públicos tem que continuar trabalhando independentemente do setor que atuem e obriga a comunicação da paralisação com 30 dias de antecedência.O anteprojeto atropela todo o debate que vem sendo travado no âmbito do Executivo, sem contar que, em momento algum, o senador Romero Jucá se propôs a ouvir o Conselho de Relações Trabalho (tripartite) e as representações dos trabalhadores.
“A CUT analisa que é o Legislativo intervindo e tratando somente da greve e da pior forma possível. Por isso aí está mais uma pauta para o dia 30 de outubro. Os dirigentes da CUT vão solicitar uma reunião com o senador Romero Jucá e com o deputado federal Cândido Vaccarezza, que preside a Comissão Mista, para dizer que já existe um processo de negociação em andamento”, relatou Armengol dirigente da CUT Nacional.
Sobre essa matéria, as centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CGTB) debateram intensamente o projeto de regulamentação da negociação coletiva e o do direito de greve no serviço publico em 2012 e chegaram a uma proposta de consenso, a qual já foi apresentada aos Ministérios do Planejamento, do Trabalho e Secretaria Geral da Presidência.
Pagamento do Funcionalismo
A governadora Rosalba Ciarlini, anunciou conforme antecipado na semana passada, o calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos no mês de outubro.
Nos dias 30 e 31 deste mês recebem os funcionários da saúde, educação e segurança Detran e Idema, assim como os servidores nas demais secretarias e órgãos da administração estadual, e que recebem até R$3.000. Já os funcionários que recebem acima R$ 3 mil aguardam até dia 8 de novembro para os depósitos dos salários.
Na mesma entrevista, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não trouxe nenhuma confirmação com relação a data oficial que pagará os meses de novembro e dezembro, e muito menos o 13º salário dos servidores. No entanto, Rosalba assegurou que o 13º será pago dentro deste ano.
Hoje na Historia
Aconteceu em
1995 - Por uma escassa maioria de 50,6% contra 49.4%, os cidadãos com direito a voto da província do Quebec decidiram continuar a ser uma província do Canadá.
1938 - Orson Welles
Narra “A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells na rádio em 1938 e lança o pânico em várias cidades dos EUA.
1974 - A 30 de outubro de 1974 teve lugar a 20 de maio, no Estádio de Kinshasa, no Zaire, um dos combates mais famosos da história do boxe, no qual Mohamed Ali e George Foreman disputaram o título de campeão de pesos pesados.
fonte canal de historia
1995 - Por uma escassa maioria de 50,6% contra 49.4%, os cidadãos com direito a voto da província do Quebec decidiram continuar a ser uma província do Canadá.
1938 - Orson Welles
Narra “A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells na rádio em 1938 e lança o pânico em várias cidades dos EUA.
1974 - A 30 de outubro de 1974 teve lugar a 20 de maio, no Estádio de Kinshasa, no Zaire, um dos combates mais famosos da história do boxe, no qual Mohamed Ali e George Foreman disputaram o título de campeão de pesos pesados.
fonte canal de historia
Assembleia aprova lei que limita uso do governo para promoção pessoal de gestor
A lei do deputado Kelps Lima que proíbe governadores de gastarem
dinheiro público para criarem marcas e slogans foi aprovada, em primeiro
turno, na sessão de ontem, 29 de outubro, pela Assembleia Legislativa
do Rio Grande do Norte.
Na mesma votação, os deputados também aprovaram o fim de fotografias de governadores em todas as repartições do Rio Grande do Norte.
Todos os 17 deputados que estavam no plenário no momento da sessão votaram a favor das Propostas de Emenda Constitucional, dando uma votação unânime aos projetos.
Como são projetos que mudam o texto da Constituição Estadual, as propostas serão votadas, de novo, na próxima semana, em segundo turno, para serem ratificadas e virarem regra jurídica definitiva.
O outro projeto aprovado à unanimidade, de autoria do deputado Kelps Lima, é o que inclui o Princípio da Eficiência na Gestão Pública no RN.
Depois da votação, o deputado Kelps Lima agradeceu a todos os deputados presentes à sessão, fazendo questão de apertar a mão, um a um, pelo apoio às propostas.
"A Assembleia proporcionou uma vitória ao povo do Rio Grande do Norte. Esse foi mais um passo para o Estado ser maior do que os governos de ocasião. Vamos fazer prevalecer o princípio da impessoalidade na administração pública", declarou o deputado.
de o mossoroense
Na mesma votação, os deputados também aprovaram o fim de fotografias de governadores em todas as repartições do Rio Grande do Norte.
Todos os 17 deputados que estavam no plenário no momento da sessão votaram a favor das Propostas de Emenda Constitucional, dando uma votação unânime aos projetos.
Como são projetos que mudam o texto da Constituição Estadual, as propostas serão votadas, de novo, na próxima semana, em segundo turno, para serem ratificadas e virarem regra jurídica definitiva.
O outro projeto aprovado à unanimidade, de autoria do deputado Kelps Lima, é o que inclui o Princípio da Eficiência na Gestão Pública no RN.
Depois da votação, o deputado Kelps Lima agradeceu a todos os deputados presentes à sessão, fazendo questão de apertar a mão, um a um, pelo apoio às propostas.
"A Assembleia proporcionou uma vitória ao povo do Rio Grande do Norte. Esse foi mais um passo para o Estado ser maior do que os governos de ocasião. Vamos fazer prevalecer o princípio da impessoalidade na administração pública", declarou o deputado.
de o mossoroense
Inep divulga gabarito do Enem
da Agência Brasil
Brasília - Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até amanhã (30). O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro.
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: "quarta-feira chega logoo... #gabaritoenem", escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: "Arrasada! #gabaritoenem", comentou uma usuária do Twitter.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.
Brasília - Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até amanhã (30). O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro.
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: "quarta-feira chega logoo... #gabaritoenem", escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: "Arrasada! #gabaritoenem", comentou uma usuária do Twitter.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Wilma de Faria é sondada para acordo com PMDB
Do Blog de Diógenes Dantas
Eu descobri o que o PMDB espera de Wilma de Faria. Por meio de Iberê Ferreira de Souza (PSB), encarregado das primeiras conversas com a cúpula peemedebista, o deputado federal Henrique Eduardo Alves propôs o seguinte a Wilma: se ela abrir mão da disputa majoritária – governo ou Senado – e disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, a ex-governadora terá total ajuda financeira para se eleger e apoio jurídico para enfrentar alguns reveses no âmbito da Justiça.
Com essa proposta, Henrique espera acomodar a líder do PSB no novo “acordão” que costura para as eleições do próximo ano.
Essa acomodação política se faz necessária por dois motivos: primeiro, o PMDB não aceita ter Wilma como candidata ao governo; segundo, Henrique Eduardo não quer problemas com o PT da presidenta Dilma Rousseff que prioriza a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado no Rio Grande do Norte.
O melhor dos mundos para os eventuais aliados de Dona Wilma, já disse neste espaço, é a candidatura dela à Câmara federal.
A ideia de Henrique Eduardo Alves é que Dona Wilma aceite a proposta e se eleja deputada sem “sair de casa”. Sem stress ou desassossego. A filha de Wilma, deputada Márcia Maia, também pode receber “garantias” de reeleição.
Quanto aos problemas jurídicos, não é à toa que a governadora Rosalba Ciarlini endureceu o discurso contra Wilma no aspecto ético.
Aguardam-se decisões desfavoráveis a Wilma em vários processos relativos aos escândalos de corrupção que marcaram o governo dela. As nuvens estão carregadas nas cercanias do PSB.
Eu descobri o que o PMDB espera de Wilma de Faria. Por meio de Iberê Ferreira de Souza (PSB), encarregado das primeiras conversas com a cúpula peemedebista, o deputado federal Henrique Eduardo Alves propôs o seguinte a Wilma: se ela abrir mão da disputa majoritária – governo ou Senado – e disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, a ex-governadora terá total ajuda financeira para se eleger e apoio jurídico para enfrentar alguns reveses no âmbito da Justiça.
Com essa proposta, Henrique espera acomodar a líder do PSB no novo “acordão” que costura para as eleições do próximo ano.
Essa acomodação política se faz necessária por dois motivos: primeiro, o PMDB não aceita ter Wilma como candidata ao governo; segundo, Henrique Eduardo não quer problemas com o PT da presidenta Dilma Rousseff que prioriza a candidatura de Fátima Bezerra ao Senado no Rio Grande do Norte.
O melhor dos mundos para os eventuais aliados de Dona Wilma, já disse neste espaço, é a candidatura dela à Câmara federal.
A ideia de Henrique Eduardo Alves é que Dona Wilma aceite a proposta e se eleja deputada sem “sair de casa”. Sem stress ou desassossego. A filha de Wilma, deputada Márcia Maia, também pode receber “garantias” de reeleição.
Quanto aos problemas jurídicos, não é à toa que a governadora Rosalba Ciarlini endureceu o discurso contra Wilma no aspecto ético.
Aguardam-se decisões desfavoráveis a Wilma em vários processos relativos aos escândalos de corrupção que marcaram o governo dela. As nuvens estão carregadas nas cercanias do PSB.
Hoje na Historia
Aconteceu em
1929 - Cai a Bolsa de Valores nos EUA
Os investidores de Wall Street perderam bilhões de dólares.
1945 - No dia 29 de Outubro de 1945, foi posta à venda a primeira esferográfica, depois de os irmãos húngaros Laszlo e George Biro a terem inventado em 1938.
fonte canal de historia
1929 - Cai a Bolsa de Valores nos EUA
Os investidores de Wall Street perderam bilhões de dólares.
1945 - No dia 29 de Outubro de 1945, foi posta à venda a primeira esferográfica, depois de os irmãos húngaros Laszlo e George Biro a terem inventado em 1938.
fonte canal de historia
Procurador responsabiliza Governo pela crise financeira
O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, reagiu às declarações dadas pelo secretário estadual do Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, na edição do domingo (27). Para Rinaldo Reis, a responsabilidade pela crise financeira do Estado é do Executivo, que “não cumpre o seu papel” e não consegue otimizar a relação entre receitas e despesas do Estado. O chefe do Ministério Público Estadual disse que o governo Rosalba Ciarlini não age com “publicidade e transparência”, daí a necessidade de um inquérito civil que pudesse apurar a crise que atingiu mais recentemente o pagamento do funcionalismo e a redução dos orçamentos dos Poderes.
Alex RégisRinaldo Reis nega que gastos do Ministério Público tenham crescido mais do que na Saúde
“Identificamos uma anormalidade e precisamos averiguá-la, já que o Governo não esclarece voluntariamente”, frisou o procurador-geral de Justiça.
Ele observou há uma contradição entre o recorde de receita, sobretudo no que diz respeito à arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e a crise financeira que culminou com o atraso no pagamento da folha, uma vez que parte dos servidores só receberam os salários de setembro no dia 10 de outubro, quando deveriam estar com as remunerações disponíveis até, no máximo, o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.
Para o procurador-geral, esta incoerência ainda não foi explicada. Rinaldo Reis salienta também que o crescimento da arrecadação é pujante e por isso não é aceitável a manutenção do corte mensal de 10,74% nos orçamentos dos Poderes, Ministério Público e Tribunal de Contas.
Apurações
“Esse percentual já deveria ter sido reduzido”, opinou o procurador-geral de Justiça. O inquérito que apura as finanças sob gerencia do Executivo está em fase inicial. Rinaldo Reis destacou que as informações, alvo de análise, foram entregues pessoalmente pela governadora Rosalba Ciarlini, na noite de quinta-feira (24). O estudo terá início hoje. “Como é praxe, o Ministério Público, tão logo tenha suas conclusões, virá a público apresentá-las. O Ministério Público age com publicidade e transparência”, disse, antes de acrescentar: “Atestaremos se os índices (do Governo) estão corretos ou não”.
A investigação do MPE inclui as finanças do Estado como um todo, mas o objetivo principal é averiguar se o índice de 10,74% fixados em decreto governamental está correto.
O procurador Rinaldo Reis registrou também que o secretário Obery Rodrigues “não falou a verdade” quando disse que os orçamentos dos Poderes estão acima dos patamares destinados à áreas vitais, como a Saúde. “Só para se ter uma ideia, o orçamento do MPE de 2012 para 2013 cresceu 4%, quando o próprio Governo estimou perto de 20%”, contestou.
O titular da Seplan apontou despesas de quase 20% com os Poderes durante o ano de 2013, enquanto que os gastos com a pasta da Saúde não chegam a 18%. Ele disse também que de 2010 para 2012 os orçamentos do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, MPE e TCE/RN cresceu em média 45%.
fonte tribuna do norte
Fátima Bezerra confirma que prioridade do PT no RN é disputar Senado
A deputada federal Fátima Bezerra confirmou: a prioridade do PT no
Rio Grande do Norte para as eleições de 2014 é conseguir eleger um
senador. Ou melhor, uma senadora, visto que o nome na disputa deverá ser
o da própria deputada. PMDB, PSD, PDT e PC do B são alguns dos partidos
que deverão compor a aliança com os petistas. O PSB de Wilma de Faria?
Bom, para Fátima, ele estaria fora da chapa majoritária.
“Seguramente, a candidatura de Eduardo Campos traz dificuldades aqui para uma aliança no campo majoritário entre o PT e o PSB”, afirmou Fátima Bezerra em entrevista a uma rádio de Natal na manhã de hoje, ressaltando que, se aceitar se deputada federal, Wilma terá portas abertas. “Eu tenho muito respeito pela ex-governadora e hoje vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Eu tenho muito respeito pelos militantes do PSB, pelos deputados do PSB, pelos prefeitos do PSB, muitos deles nossos parceiros, então a candidatura de Eduardo Campos, quero dizer, que não anula o respeito mútuo entre o PT e o PSB no Estado, não apaga uma parceria de aliança política ao longo desses 10 anos e, portanto, eu acho que não deve impedir que a gente continue dialogando com o PSB”, ressaltou.
“O PT tem o dever e a responsabilidade de unificar o palanque de Dilma no RN. Vamos começar essas conversas com o PMDB. O presidente do PT, Eraldo Paiva pediu para eu conversar com Henrique, presidente do PMDB aqui, para marcar uma conversa nos próximos dias. Não vamos conversar só com o PMDB, mas com o PSD de Robinson, o PDT de Carlos Eduardo, com o PCdoB, histórico e aliado nosso, com o PROS de Ricardo Motta”, enumerou Fátima Bezerra sobre as demais possibilidades de aliança. Vetado mesmo, até o momento, só o DEM. “O DEM não faz parte do nosso arco de alianças. Muito pelo contrário. Tanto o DEM como o PSDB fazem oposição sistemática, desde o Governo Lula. O DEM e o PSDB estarão com Aécio, Serra, não sem quem vai ser o candidato desse consórcio”, acrescentou.
Sobre o Senado, Fátima ressaltou ser uma das metas do partido no próximo ano. “Vamos colocar claramente para esses partidos a prioridade do PT no Rio Grande do Norte, que é disputar a vaga para o Senado, associado a manter a vaga na Câmara Federal, que duramente a gente conquistou ao longo desses 10 anos e ampliar a nossa presença na Assembleia Legislativa. Vamos partir para o diálogo, porque tudo tem que ser construído”, afirmou Fátima.
do portal noAr
“Seguramente, a candidatura de Eduardo Campos traz dificuldades aqui para uma aliança no campo majoritário entre o PT e o PSB”, afirmou Fátima Bezerra em entrevista a uma rádio de Natal na manhã de hoje, ressaltando que, se aceitar se deputada federal, Wilma terá portas abertas. “Eu tenho muito respeito pela ex-governadora e hoje vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Eu tenho muito respeito pelos militantes do PSB, pelos deputados do PSB, pelos prefeitos do PSB, muitos deles nossos parceiros, então a candidatura de Eduardo Campos, quero dizer, que não anula o respeito mútuo entre o PT e o PSB no Estado, não apaga uma parceria de aliança política ao longo desses 10 anos e, portanto, eu acho que não deve impedir que a gente continue dialogando com o PSB”, ressaltou.
“O PT tem o dever e a responsabilidade de unificar o palanque de Dilma no RN. Vamos começar essas conversas com o PMDB. O presidente do PT, Eraldo Paiva pediu para eu conversar com Henrique, presidente do PMDB aqui, para marcar uma conversa nos próximos dias. Não vamos conversar só com o PMDB, mas com o PSD de Robinson, o PDT de Carlos Eduardo, com o PCdoB, histórico e aliado nosso, com o PROS de Ricardo Motta”, enumerou Fátima Bezerra sobre as demais possibilidades de aliança. Vetado mesmo, até o momento, só o DEM. “O DEM não faz parte do nosso arco de alianças. Muito pelo contrário. Tanto o DEM como o PSDB fazem oposição sistemática, desde o Governo Lula. O DEM e o PSDB estarão com Aécio, Serra, não sem quem vai ser o candidato desse consórcio”, acrescentou.
Sobre o Senado, Fátima ressaltou ser uma das metas do partido no próximo ano. “Vamos colocar claramente para esses partidos a prioridade do PT no Rio Grande do Norte, que é disputar a vaga para o Senado, associado a manter a vaga na Câmara Federal, que duramente a gente conquistou ao longo desses 10 anos e ampliar a nossa presença na Assembleia Legislativa. Vamos partir para o diálogo, porque tudo tem que ser construído”, afirmou Fátima.
do portal noAr
Sindsaúde entrará com impeachment contra Rosalba
Conforme o diretor regional do Sindsaúde, João Morais, a solicitação terá apoio de outras entidades representantes dos trabalhadores como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN).
Esta é a terceira vez que surge a possibilidade de uma entidade pedir o afastamento da governadora. A primeira surgiu do Sinte e a segunda partiu da Associação de Defensores Públicos do Rio Grande do Norte (Adpern).
De acordo com João Morais, o pedido de afastamento da governadora está fundamentado em três pontos: 1) a crise que assola o Estado em todas as áreas; 2) o descaso na saúde; 3) falta de explicações concretas sobre a situação do Orçamento Geral do Estado (OGE) que apresenta contradições entre os números e discurso.
Coordenadora-geral do Sindsaúde-RN, Simone Dutra contou no site da entidade que as categorias perderam a paciência com a governadora e não aceitam a anunciada reprogramação do pagamento dos servidores. "Não podemos deixar que vire um hábito. Os servidores têm contas a pagar e não podem ficar todo mês nessa situação. O governo Rosalba está desde o começo alegando dificuldades financeiras. E sempre os servidores e a população que pagam a conta. Cansamos de esperar. Até quando vamos esperar?", questionou.
de o mossoroense
Quadrilha explode caixas eletrônicos e troca tiros com PM em Guamaré
Uma quadrilha formada por cerca de 20 homens explodiram caixas
eletrônicos e trocaram tiros com policiais militares na cidade de
Guamaré, distante 165 quilômetros de Natal, na madrugada desta
terça-feira (29).
Munidos de armas de grosso calibre como fuzis, os bandidos fizeram um cerco à Guarda Municipal e Companhia de Polícia da cidade logo após os policiais desconfiarem da movimentação de veículos naquela região
Houve uma intensa troca de tiros e o resultado foi a viatura da guarda e a base da PM fuziladas pelos assaltantes, que invadiram Guamaré na madrugada.
Segundo informações do blog Guamaré em Dia, foram ouvidas três explosões na cidade e os moradores estão em pânico. Ainda dentro do confronto com os policiais, os integrantes do bando renderam um comerciante e o obrigaram a usar seu caminhão para dirigir em direção a viatura da Guarda Municipal.
Os integrantes do bando fugiram em dois carros – um Doblô e um Palio – com destino ainda desconhecido. Equipes da Polícia Militar já foram acionadas e estão fazendo cerco naquela região do estado para prender os bandidos.
Munidos de armas de grosso calibre como fuzis, os bandidos fizeram um cerco à Guarda Municipal e Companhia de Polícia da cidade logo após os policiais desconfiarem da movimentação de veículos naquela região
Houve uma intensa troca de tiros e o resultado foi a viatura da guarda e a base da PM fuziladas pelos assaltantes, que invadiram Guamaré na madrugada.
Segundo informações do blog Guamaré em Dia, foram ouvidas três explosões na cidade e os moradores estão em pânico. Ainda dentro do confronto com os policiais, os integrantes do bando renderam um comerciante e o obrigaram a usar seu caminhão para dirigir em direção a viatura da Guarda Municipal.
Os integrantes do bando fugiram em dois carros – um Doblô e um Palio – com destino ainda desconhecido. Equipes da Polícia Militar já foram acionadas e estão fazendo cerco naquela região do estado para prender os bandidos.
Cláudia Regina é cassada pela sexta vez
A prefeita Cláudia Regina (DEM) e o vice-prefeito Wellington Filho
(PMDB) foram cassados pela sexta vez em dez meses. Desta vez a sentença é
da juíza Ana Clarisse Arruda, que a condenou a perda de mandato em
processo movido pelo Ministério Público que versa sobre o flagrante de
servidores públicos municipais distribuindo panfletos da então candidata
no bairro Santo Antônio em pleno horário de expediente na semana que
antecedeu à eleição.
O caso ocorreu em 4 de outubro de 2012, a Polícia Rodoviária Federal flagrou um grupo de seis detentores de cargos comissionados conversando com moradores. O grupo de militantes/comissionados portava panfletos e formulários para cadastro de eleitores. Os servidores alegaram estarem de folga concedida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Alexandre Lopes, que continua no cargo.
Os argumentos não convenceram a juíza. "Restou configurada a arregimentação de eleitores como ato preparatório para o crime de captação ilícita de sufrágio, bem como ficou cabalmente comprovada a realização de conduta vedada, vez que as pessoas ocupantes do veículo abordado e que portavam o material de campanha apreendido se tratavam de servidores públicos municipais fazendo campanha em dia e horário de expediente", frisou.
A magistrada também não acatou as alegações da defesa de que eles estavam trabalhando para a campanha numa quinta-feira, porque tinham dado expediente no feriado. "Ora, foge ao senso comum a ideia de que servidores públicos trabalhariam em dia feriado para, em conjunto, usufruírem folgas em dia útil, sendo, de todo oportuno mencionar, que tal fato ocorrera em véspera de eleição municipal, acirrada como a que ocorreu em Mossoró no ano de 2012, ainda mais para se dedicarem a realizar campanha eleitoral dos candidatos apoiados pelo grupo político que os empregou", rebateu.
Na sentença também se conclui que não há qualquer registro de que estes servidores deram expediente interno nem externo no feriado.
A reportagem fez contato com os advogados Kennedy Diógenes, Humberto Fernandes e Sanderson Mafra que defendem os interesses da prefeita. Nenhum deles atendeu ao telefone celular nem deram retorno.
A sentença não tem efeito imediato por causa da jurisprudência do TRE.
MULTA
A prefeita, o vice-prefeito e Alexandre Lopes receberam multa de 25 mil Unidade Fiscal de Referência (Ufir). Isso é o equivalente a R$ 60 mil.
Em outro processo, juíza absolve prefeita de Mossoró
Em outra sentença, Ana Clarisse Arruda absolveu a prefeita Cláudia Regina e o vice-prefeito Wellington Filho. Desta vez foi com relação a um processo relativo às questões políticas da nomeação de Rafaela Nogueira da Rocha para cargo comissionado no Detran.
Ela repetiu a decisão do antecessor na 34ª Zona Eleitoral, Pedro Cordeiro Junior. O problema é que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mandou que o processo voltasse à primeira instância porque o magistrado não ouviu todas as testemunhas.
A personagem em questão é filha do ex-vereador Francisco Dantas da Rocha, que no período das articulações era o nome melhor situado do DEM nas pesquisas e fora preterido pela então vereadora Cláudia Regina.
O Ministério Público entendeu que a nomeação de Rafaela para o Detran teria sido em troca do apoio político de Chico da Prefeitura, considerado decisivo no pleito.
A magistrada descaracterizou a irregularidade por Rafaela ter sido nomeada para cargo em nível estadual. "Ora, a nomeação de Rafaela Nogueira se deu no âmbito do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e, portanto, não abarcada pela vedação ali prevista, posto que, em eleições municipais, a circunscrição é o município, no caso, Mossoró. Não incide, pois, a alegada vedação, não havendo, por conseguinte, que se falar em prática de conduta vedada", frisou.
fonte o mossoroense
O caso ocorreu em 4 de outubro de 2012, a Polícia Rodoviária Federal flagrou um grupo de seis detentores de cargos comissionados conversando com moradores. O grupo de militantes/comissionados portava panfletos e formulários para cadastro de eleitores. Os servidores alegaram estarem de folga concedida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Alexandre Lopes, que continua no cargo.
Os argumentos não convenceram a juíza. "Restou configurada a arregimentação de eleitores como ato preparatório para o crime de captação ilícita de sufrágio, bem como ficou cabalmente comprovada a realização de conduta vedada, vez que as pessoas ocupantes do veículo abordado e que portavam o material de campanha apreendido se tratavam de servidores públicos municipais fazendo campanha em dia e horário de expediente", frisou.
A magistrada também não acatou as alegações da defesa de que eles estavam trabalhando para a campanha numa quinta-feira, porque tinham dado expediente no feriado. "Ora, foge ao senso comum a ideia de que servidores públicos trabalhariam em dia feriado para, em conjunto, usufruírem folgas em dia útil, sendo, de todo oportuno mencionar, que tal fato ocorrera em véspera de eleição municipal, acirrada como a que ocorreu em Mossoró no ano de 2012, ainda mais para se dedicarem a realizar campanha eleitoral dos candidatos apoiados pelo grupo político que os empregou", rebateu.
Na sentença também se conclui que não há qualquer registro de que estes servidores deram expediente interno nem externo no feriado.
A reportagem fez contato com os advogados Kennedy Diógenes, Humberto Fernandes e Sanderson Mafra que defendem os interesses da prefeita. Nenhum deles atendeu ao telefone celular nem deram retorno.
A sentença não tem efeito imediato por causa da jurisprudência do TRE.
MULTA
A prefeita, o vice-prefeito e Alexandre Lopes receberam multa de 25 mil Unidade Fiscal de Referência (Ufir). Isso é o equivalente a R$ 60 mil.
Em outro processo, juíza absolve prefeita de Mossoró
Em outra sentença, Ana Clarisse Arruda absolveu a prefeita Cláudia Regina e o vice-prefeito Wellington Filho. Desta vez foi com relação a um processo relativo às questões políticas da nomeação de Rafaela Nogueira da Rocha para cargo comissionado no Detran.
Ela repetiu a decisão do antecessor na 34ª Zona Eleitoral, Pedro Cordeiro Junior. O problema é que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mandou que o processo voltasse à primeira instância porque o magistrado não ouviu todas as testemunhas.
A personagem em questão é filha do ex-vereador Francisco Dantas da Rocha, que no período das articulações era o nome melhor situado do DEM nas pesquisas e fora preterido pela então vereadora Cláudia Regina.
O Ministério Público entendeu que a nomeação de Rafaela para o Detran teria sido em troca do apoio político de Chico da Prefeitura, considerado decisivo no pleito.
A magistrada descaracterizou a irregularidade por Rafaela ter sido nomeada para cargo em nível estadual. "Ora, a nomeação de Rafaela Nogueira se deu no âmbito do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e, portanto, não abarcada pela vedação ali prevista, posto que, em eleições municipais, a circunscrição é o município, no caso, Mossoró. Não incide, pois, a alegada vedação, não havendo, por conseguinte, que se falar em prática de conduta vedada", frisou.
fonte o mossoroense
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Governo garante que paga 90% do funcionalismo estadual até 31 de outubro
O Governo do Estado confirmou que vai pagar 90% do funcionalismo no dia
31 de outubro, próxima quinta-feira. Já os 10% restantes receberão os
vencimentos no dia 8 de novembro.
Segundo o secretario de Planejamento, Obery Rodrigues, o Governo está promovendo todas as medidas no sentido de regularizar essa situação o mais rápido possível.
“Até o dia 31 de outubro o Governo vai pagar mais de 90% do funcionalismo. Os demais vão receber no dia 8 de novembro. Portanto, já é um esforço do Governo de retornar a condição de pagamento dos servidores dentro do próprio mês” afirma o secretario.
defato.com
Segundo o secretario de Planejamento, Obery Rodrigues, o Governo está promovendo todas as medidas no sentido de regularizar essa situação o mais rápido possível.
“Até o dia 31 de outubro o Governo vai pagar mais de 90% do funcionalismo. Os demais vão receber no dia 8 de novembro. Portanto, já é um esforço do Governo de retornar a condição de pagamento dos servidores dentro do próprio mês” afirma o secretario.
defato.com
Operário morre em acidente de trabalho em forno de cal em Governado
O operário Erivan Galdino da Silva, de 43 anos, foi atingido por destroços de um forno de produção de cal em Governador Dix Sept Rosado, na manhã desta segunda-feira, 28, e faleceu na sala de cirurgia do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.
O acidente de trabalho aconteceu no sítio Aguilhadas, zona rural de Governador Dix Sept Rosado, que tem na produção de cal sua principal fonte de renda. São mais de 60 fornos produzindo cal para vários estados do Nordeste, principalmente indústria química.
A atividade era totalmente ilegal até poucos anos, sendo que toda a cadeia produtiva desenvolviam suas atividades de forma rústica, sem apetrechos de seguranças dos trabalhadores ou de licenças ambientais de funcionamento dos fornos e extração de lenha e calcário.
Após uma série de reportagens publicadas no Jornal de Fato, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) adotou uma série de providências no sentido de regularizar a atividade, especialmente do ponto de vista ambienta. 31 fornos foram legalizados e os demais estão em processo com o mesmo fim.
Sobre a segurança dos trabalhadores da indústria de cal no município, o problema continua. Nem todos os trabalhadores usam equipamentos de segurança, apesar do perigo que é trabalhar com o cozimento de pedra de calcária para fazer cal virgem. Tanto o trabalho como o resultado deste são considerados perigosos, um risco a saúde do trabalhador.
No acidente que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, o trabalho Erivan Galdino da Silva foi retirado pelos colegas de trabalho e socorrido numa ambulância do município para o HRTM, em Mossoro. Entretanto, não resistiu a gravidade dos ferimentos e faleceu. O corpo está sendo encaminhado para exames no Instituto técnico-científico de Policia (ITEP), em Mossoró, para exames, e em seguida será liberado para velório e sepultamento.
Providências
O Ministério Público do Trabalho, em Mossoró, deve ser acionado para adotar providências e evitar que outros trabalhadores sofram acidentes e venham a falecer, como aconteceu com o trabalhador Erivan Galdino da Silva, de 43 anos.
Defato.com
Hoje na Historia
Aconteceu em
1886 - Desenhada por Frédéric Bartholdi, a Estátua da Liberdade foi uma oferta amistosa do povo francês ao povo dos Estados Unidos.
fonte canal de historia
1886 - Desenhada por Frédéric Bartholdi, a Estátua da Liberdade foi uma oferta amistosa do povo francês ao povo dos Estados Unidos.
fonte canal de historia
Argentina: primeiros resultados das eleições legislativas dão ampla vitória à Frente Renovadora
da Agência Brasil/EBC
Buenos Aires - Os primeiros resultados das eleições legislativas argentinas, realizadas nesse domingo (27), dão ampla vitória à Frente Renovadora (uma dissidência do partido governista) na província de Buenos Aires - o maior dos 24 distritos eleitorais do país, com quase 40% dos 30,6 milhoes de eleitores. O candidato a deputado federal Sergio Massa, que foi chefe de gabinete da presidenta Cristina Kirchner antes de passar para a oposição, obteve 42,38% dos votos. Martin Insaurralde, candidato da Frente para a Vitória (do governo), ficou em segundo lugar, com 29,23% dos votos.
A província de Buenos Aires não está entre os oito distritos eleitorais que renovam suas bancadas no Senado. Com essa vitória, Massa consolida a posição como candidato oposicionista às eleições presidenciais de 2015. Apesar de Insaurralde não estar entre os presidenciáveis, ele é o candidato do governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, que já anunciou a intenção de disputar a sucessão da presidenta Cristina Kirchner.
Na capital, Buenos Aires, o grande vitorioso foi o PRO - partido do empresário e chefe de governo da cidade, Mauricio Macri, que também é considerado presidenciável. Os candidatos dele ao Senado, Gabriela Michetti, e à Câmara dos Deputados, Sergio Bergman, obtiveram, respectivamente, 38,35% e 34,15% dos votos. Os militantes do partido vestiam uma camiseta amarela com a frase: Macri 2015.
Em relação às eleições presidenciais de 2011, quando Cristina Kirchner foi reeleita com 54% dos votos, o governo sofreu grandes perdas - mas ainda assim continua sendo a primeira minoria no Congresso. O que está em jogo agora é definir as alianças políticas que serão formadas para disputar as eleições presidenciais de 2015. Pela Constituição, Cristina Kirchner não tem direito a um terceiro mandato.
Buenos Aires - Os primeiros resultados das eleições legislativas argentinas, realizadas nesse domingo (27), dão ampla vitória à Frente Renovadora (uma dissidência do partido governista) na província de Buenos Aires - o maior dos 24 distritos eleitorais do país, com quase 40% dos 30,6 milhoes de eleitores. O candidato a deputado federal Sergio Massa, que foi chefe de gabinete da presidenta Cristina Kirchner antes de passar para a oposição, obteve 42,38% dos votos. Martin Insaurralde, candidato da Frente para a Vitória (do governo), ficou em segundo lugar, com 29,23% dos votos.
A província de Buenos Aires não está entre os oito distritos eleitorais que renovam suas bancadas no Senado. Com essa vitória, Massa consolida a posição como candidato oposicionista às eleições presidenciais de 2015. Apesar de Insaurralde não estar entre os presidenciáveis, ele é o candidato do governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, que já anunciou a intenção de disputar a sucessão da presidenta Cristina Kirchner.
Na capital, Buenos Aires, o grande vitorioso foi o PRO - partido do empresário e chefe de governo da cidade, Mauricio Macri, que também é considerado presidenciável. Os candidatos dele ao Senado, Gabriela Michetti, e à Câmara dos Deputados, Sergio Bergman, obtiveram, respectivamente, 38,35% e 34,15% dos votos. Os militantes do partido vestiam uma camiseta amarela com a frase: Macri 2015.
Em relação às eleições presidenciais de 2011, quando Cristina Kirchner foi reeleita com 54% dos votos, o governo sofreu grandes perdas - mas ainda assim continua sendo a primeira minoria no Congresso. O que está em jogo agora é definir as alianças políticas que serão formadas para disputar as eleições presidenciais de 2015. Pela Constituição, Cristina Kirchner não tem direito a um terceiro mandato.
domingo, 27 de outubro de 2013
Carne de porco criado em lixão é vendida na região Oeste
O jornal impresso “O
Vale do Apodi” sai com reportagem especial neste sábado (26), que é uma
denúncia gravíssima. Um alerta à saúde pública.
Porcos criados em lixão no Apodi, em
meio a toda origem de dejetos, são abatidos e depois comercializados no
próprio município, em Felipe Guerra, Mossoró e Baraúna.
A carne, logicamente, não passa por qualquer tipo de inspeção, segundo retrata a matéria especial.
“São dezenas deles – de vários tamanhos,
vivendo em meio a urubus, animais mortos e até fezes, sem nenhuma
fiscalização”, alerta a publicação.
“Os porcos criados no lixam comem até lixo hospitalar depositado no local”, garante O Vale do Apodi.
RN tem 13 cidades sem abastecimento de água
Confirmado na última semana o aumento do número de cidades que estão
com seus sistemas de abastecimento em colapso no Rio Grande do Norte
pela falta de água. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do RN
(CAERN), o número de cidades sem água no sistema de abastecimento subiu
de nove para 13 no último mês. Diante disso, a Caern decidiu suspender o
pagamento das faturas de contas de água dos usuários do sistema. A
Caern é responsável hoje, pelo atendimento de 153, dos 167 municípios do
RN.
As cidades que estão com o sistema de abastecimento em colapso estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado, onde os reservatórios estão com os níveis mais baixos. De acordo com dados da própria Caern, atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Cerro Corá, Antônio Martins, Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó, Jucurutu, João Dias, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas.
A companhia afirma que o problema vem se agravando em consequência da falta de chuvas no interior do estado, que vem provocando a redução dos níveis de água nos reservatórios. Isso também afeta a qualidade da água oferecida aos consumidores, como ocorre em Pau dos Ferros. Nas cidades abastecidas pela barragem de Pau dos Ferros, que já entrou em colapso, os moradores reclamam do cheiro e coloração da água que chega às casas através do sistema de abastecimento.
A Caern acrescenta ainda que a oferta de água em alguns municípios da região do Médio Oeste abastecidos pela adutora Arnóbio Abreu, que compreende as cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e algumas comunidades rurais também estão comprometidos. “A seca tem sido a principal responsável pela redução no abastecimento das cidades, em consequência da baixa vazão dos reservatórios. A Caern, com suas equipes, tem tentado fazer o abastecimento, porém em algumas cidades como Jucurutu, nas partes altas, os moradores estão sendo atendidos por carros-pipas. O sistema de abastecimento de água de Jucurutu atende aproximadamente 18 mil habitantes da cidade”, destaca a direção da Caern, através de sua assessoria.
As cidades que estão com o sistema de abastecimento em colapso estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado, onde os reservatórios estão com os níveis mais baixos. De acordo com dados da própria Caern, atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Cerro Corá, Antônio Martins, Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó, Jucurutu, João Dias, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas.
A companhia afirma que o problema vem se agravando em consequência da falta de chuvas no interior do estado, que vem provocando a redução dos níveis de água nos reservatórios. Isso também afeta a qualidade da água oferecida aos consumidores, como ocorre em Pau dos Ferros. Nas cidades abastecidas pela barragem de Pau dos Ferros, que já entrou em colapso, os moradores reclamam do cheiro e coloração da água que chega às casas através do sistema de abastecimento.
A Caern acrescenta ainda que a oferta de água em alguns municípios da região do Médio Oeste abastecidos pela adutora Arnóbio Abreu, que compreende as cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e algumas comunidades rurais também estão comprometidos. “A seca tem sido a principal responsável pela redução no abastecimento das cidades, em consequência da baixa vazão dos reservatórios. A Caern, com suas equipes, tem tentado fazer o abastecimento, porém em algumas cidades como Jucurutu, nas partes altas, os moradores estão sendo atendidos por carros-pipas. O sistema de abastecimento de água de Jucurutu atende aproximadamente 18 mil habitantes da cidade”, destaca a direção da Caern, através de sua assessoria.
do defato.com
Deputado Federal João Maia afirma que tendência do Partido da República é romper com Rosalba Ciarlini
O deputado federal João Maia, presidente estadual do Partido da
República (PR), tem uma proximidade incontestável com o líder do PMDB no
RN, Henrique Eduardo Alves. Tanto que, agora, parece seguir exatamente
os mesmos passos do presidente da Câmara Federal: criticou o isolamento
do Governo Rosalba Ciarlini e agora anuncia uma reunião para discutir,
internamente, o futuro da aliança da sigla com o DEM. “Nós criamos
dentro do PR núcleos regionais que eram pra ter se reunido dia 27 para
tomar essa decisão, e não nos reunimos porque fui representar o governo
federal numa missão na China. Mas vamos fazer a reunião”, afirmou o
deputado em entrevista ao programa de RN Acontece, do jornalista
Diógenes Dantas.
O porque dessa reunião? Pelo mesmo motivo que levou ao rompimento do PMDB. “É muito cômodo você dizer que vai embora, já que todo mundo foi embora mesmo, ou seja, o governo conseguiu sair de uma base de apoio imensa para um isolamento político muito grande. O governo se autoisolou, não é o povo que isolou o governo”, justificou João Maia, acrescentando que “Rosalba pode reclamar de tudo, menos de falta de apoio político, que já teve”.
João Maia ressaltou também que, além do isolamento, o Governo tem causado desagrado pela má gestão e por insistir na justificativa de crise econômica. Até porque, para Maia, esse não é, de longe, o maior problema da gestão estadual. “Eu acho que o governo desperdiçou essa base política. Um governo muito fechado, desconfiado, não é que o governo não tenha problema financeiro, ele tem. Mas dos 10 maiores problemas que o governo tem, o financeiro é um dos últimos. Tem problema de desconfiança, de ser fechado, de gestão”, analisou.
PMDB
Apesar de seguir, aparentemente, os mesmos passos de Henrique Alves, que primeiro criticou, depois marcou a reunião e oficializou a saída, João Maia tentou deixar claro na entrevista que a saída do PMDB do Governo não foi o determinante para o eventual rompimento do PR. Ressaltou, também, que o Partido da República não romperá, simplesmente, para se aliar aos peemedebistas.
“O nosso grande desafio é que precisamos ter um projeto para o RN. Politicamente, a situação política do RN é de vaca desconhecer bezerro. Porque o PMDB é muito forte e ficamos todos nós esperando o que o PMDB vai decidir, já que todos reconhecem a força que o PMDB tem”, analisou, enfatizando que “tenho o maior respeito pelo deputado Henrique Alves, que foi meu aliado em 2010 e continua sendo, tem uma posição de destaque hoje nacional, é o terceiro homem da República, mas o PMDB precisa tomar uma decisão, pois não dá para os demais partidos ficarem esperando até Deus sabe quando qual será a decisão do PMDB”.
Pelo menos, a possibilidade do PR continuar aliado ao Governo numa eventual reeleição de Rosalba, segundo João Maia, é bem pequena. “Tem muita dificuldade de não reconhecer que vai mal, e sim de mudar. Se vai mal, e se ela vai ser candidata à reeleição, se nós não vamos com ela e acho que a tendência dos partidos é não ir, qual é nosso projeto? Nós temos substância e força para estar no projeto majoritário; agora eu sou de grupo. Precisamos conversar com nossos aliados e saber qual é a do grupo. Eu não quero decidir isoladamente”.
fonte portal JH
O porque dessa reunião? Pelo mesmo motivo que levou ao rompimento do PMDB. “É muito cômodo você dizer que vai embora, já que todo mundo foi embora mesmo, ou seja, o governo conseguiu sair de uma base de apoio imensa para um isolamento político muito grande. O governo se autoisolou, não é o povo que isolou o governo”, justificou João Maia, acrescentando que “Rosalba pode reclamar de tudo, menos de falta de apoio político, que já teve”.
João Maia ressaltou também que, além do isolamento, o Governo tem causado desagrado pela má gestão e por insistir na justificativa de crise econômica. Até porque, para Maia, esse não é, de longe, o maior problema da gestão estadual. “Eu acho que o governo desperdiçou essa base política. Um governo muito fechado, desconfiado, não é que o governo não tenha problema financeiro, ele tem. Mas dos 10 maiores problemas que o governo tem, o financeiro é um dos últimos. Tem problema de desconfiança, de ser fechado, de gestão”, analisou.
PMDB
Apesar de seguir, aparentemente, os mesmos passos de Henrique Alves, que primeiro criticou, depois marcou a reunião e oficializou a saída, João Maia tentou deixar claro na entrevista que a saída do PMDB do Governo não foi o determinante para o eventual rompimento do PR. Ressaltou, também, que o Partido da República não romperá, simplesmente, para se aliar aos peemedebistas.
“O nosso grande desafio é que precisamos ter um projeto para o RN. Politicamente, a situação política do RN é de vaca desconhecer bezerro. Porque o PMDB é muito forte e ficamos todos nós esperando o que o PMDB vai decidir, já que todos reconhecem a força que o PMDB tem”, analisou, enfatizando que “tenho o maior respeito pelo deputado Henrique Alves, que foi meu aliado em 2010 e continua sendo, tem uma posição de destaque hoje nacional, é o terceiro homem da República, mas o PMDB precisa tomar uma decisão, pois não dá para os demais partidos ficarem esperando até Deus sabe quando qual será a decisão do PMDB”.
Pelo menos, a possibilidade do PR continuar aliado ao Governo numa eventual reeleição de Rosalba, segundo João Maia, é bem pequena. “Tem muita dificuldade de não reconhecer que vai mal, e sim de mudar. Se vai mal, e se ela vai ser candidata à reeleição, se nós não vamos com ela e acho que a tendência dos partidos é não ir, qual é nosso projeto? Nós temos substância e força para estar no projeto majoritário; agora eu sou de grupo. Precisamos conversar com nossos aliados e saber qual é a do grupo. Eu não quero decidir isoladamente”.
fonte portal JH
Hoje na Historia
Aconteceu em
1914 - O autor e poeta Dylan Thomas nasceu em Swansea, Gales, a 27 de Outubro de 1914.
1990 - Em 1990, foi descoberta uma galáxia sessenta vezes maior que a Via Láctea.
1961 - A 27 de outubro de 1961, a NASA lançou o primeiro foguete da série Saturno na missão Apolo 1.
1904 – É inaugurado o Metro de Nova Iorque.
1914 - O autor e poeta Dylan Thomas nasceu em Swansea, Gales, a 27 de Outubro de 1914.
1990 - Em 1990, foi descoberta uma galáxia sessenta vezes maior que a Via Láctea.
1961 - A 27 de outubro de 1961, a NASA lançou o primeiro foguete da série Saturno na missão Apolo 1.
2002 – Luiz Inácio Lula da Silva (na imagem) é eleito presidente do Brasil.
1645 – Teodósio III de Bragança recebe o título de príncipe do Brasil do seu pai, D. João IV de Portugal.
1904 – É inaugurado o Metro de Nova Iorque.
fonte canal de historia / blog padua campos
Saldo positivo do RN é de quase R$ 100 milhões no Fundo de Participação dos Estados
Um dos principais argumentos do governo RosalbaCiarlini (DEM) para
atraso no pagamento dos servidores é a queda nos repasses do Fundo de
Participação dos Estados (FPE) feito pela União.
No entanto, os números do Portal da Transparência do Governo Federal mostram exatamente o contrário. O comparativo entre os primeiros oito meses de 2012 e 2013 mostra um crescimento de R$ 99.433.039,21. São quase R$ 100 milhões a mais em números redondos.
O Governo do Estado fala em queda, mas isso depende do contexto e da interpretação. Observando os dados de anos anteriores, é possível perceber que em todos os anos houve oscilação. De 2010 para cá os números mostram que meses de fevereiro e maio são os que registram o maior volume de repasses nos primeiros oito meses. Depois há uma queda e nova subida.
O maior repasse no período foi registrado justamente nos meses picos de 2013. Foram R$ 260 milhões em fevereiro e R$ 231 milhões em maio.
Apesar desses dados, o governo alega frustração de receita. Em evento com prefeitos ocorrido na última segunda-feira, a governadora chegou a afirmar que o Rio Grande do Norte recebeu R$ 52 milhões a menos que o esperado no último repasse do FPE. De acordo com declarações dadas pelo secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, à mídia natalense, foram R$ 300 milhões a menos que o esperado em perdas de receitas no FPE acumuladas em 2013.
A reportagem do O Mossoroense fez contato com o secretário Obery Rodrigues para que ele explicasse as contradições entre os números do Portal da Transparência e os dados da frustração de receitas, mas o celular dele estava sempre desligado.
A assessoria de comunicação do Governo do Estado informou que ele dificilmente atenderia as ligações do jornal porque estava trabalhando para apresentar o novo calendário de pagamento do funcionalismo.
Meta com impostos já atinge 70,15%
Além do FPE, o Governo do Estado segue aumentando as fontes de receitas. Dados apresentados do próprio Portal da Transparência mostram isso.
Este ano o Governo do Estado arrecadou R$ 7.714.826.071,44, isso corresponde a 70,15% da meta de quase R$ 11 bilhões projetada para 2013 conforme os dados do próprio governo.
Comparando com dados referentes aos dez primeiros meses do ano passado, lembrando que o mês de outubro não terminou, mostra que mesmo outubro de 2013 ainda em curso a arrecadação anual dos dez primeiros meses já é maior que a de 2012 no mesmo período.
Ano passado, o décimo mês do ano fechou com um acumulado de R$ 6.941.963.256,94 atingindo 74,11% da meta anual de R$ 9.367.269.000,00.
A diferença nas metas em termos percentuais tende a diminuir até quinta-feira quando o mês se encerra.
Dados sobre o FPE nos primeiros oito meses dos últimos anos:
Comparativo 2012/2013
Janeiro/Agosto 2012: 1.409.017.455,93
Janeiro/Agosto 2013: 1.508.450.495,14
Saldo: 99.433.039,21
Arrecadação no período nos últimos quatro anos:
2013
Agosto 2013: 179.909.196,03
Julho 2013: 137.599.535,06
Junho 2013: 193.223.141,48
Maio 2013: 231.601.179,84
Abril 2013: 161.185.169,54
Março 2013: 150.222.326,56
Fevereiro 2013: 260.836.281,25
Janeiro 2013: 193.873.665,38
2012
Agosto 2012: 147.762.939,32
Julho 2012: 133.906.433,5
Junho 2012: 179.314.981,73
Maio: 210.130.903,70
Abril 2012: 187.880.373,26
Março 2012: 149.072.602,73
Fevereiro 2012: 219.495.654,89
Janeiro 2012: 181.453.567,25
2011
Agosto/2011: 154.524.299,53
Julho/2011: 149.802.764,18
Junho/2011: 176.098.535,85
Maio/2011: 195.107.802,71
Abril/2011: 169.985.515,49
Março/2011: 128.242.870,10
Fevereiro/2011: 196.444.362,73
Janeiro/2011: 182.339.760,56
2010
Agosto/2010: 138.385.199,91
Julho/2010: 103.257.150,69
Junho/2010: 140.421.250,72
Maio/2010: 161.799.346,92
Abril/2010: 131.415.582,18
Março/2010: 109.682.075,76
Fevereiro/2010: 147.649.148,76
Janeiro/2010: 120.931.909,17
Balanço da arrecadação nos primeiros dez meses de 2012 e 2013:
Prevista em 2013 (R$) Realizada até Out/2013 (R$) %
Receita Total Exercício 2013 10.998.099.000,00 7.714.826.071,44 70,15
Categoria: Receitas Correntes 10.501.830.000,00 7.616.951.231,57 72,53
Origem: Receita Tributária 5.068.820.000,00 3.857.753.324,88 76,11
Espécie: Impostos 4.841.607.000,00 3.724.455.316,30 76,93
Prevista em 2012 (R$) Realizada até Out/2012 (R$) %
Receita Total Exercício 2012 9.367.269.000,00 6.941.963.256,94 74,11
Categoria: Receitas Correntes 9.014.667.000,00 7.321.241.590,60 81,21
Origem: Receita Tributária 4.165.660.000,00 3.567.094.978,42 85,63
Espécie: Impostos 3.960.190.000,00 3.446.810.610,31 87,04
fonte o mossoroense
No entanto, os números do Portal da Transparência do Governo Federal mostram exatamente o contrário. O comparativo entre os primeiros oito meses de 2012 e 2013 mostra um crescimento de R$ 99.433.039,21. São quase R$ 100 milhões a mais em números redondos.
O Governo do Estado fala em queda, mas isso depende do contexto e da interpretação. Observando os dados de anos anteriores, é possível perceber que em todos os anos houve oscilação. De 2010 para cá os números mostram que meses de fevereiro e maio são os que registram o maior volume de repasses nos primeiros oito meses. Depois há uma queda e nova subida.
O maior repasse no período foi registrado justamente nos meses picos de 2013. Foram R$ 260 milhões em fevereiro e R$ 231 milhões em maio.
Apesar desses dados, o governo alega frustração de receita. Em evento com prefeitos ocorrido na última segunda-feira, a governadora chegou a afirmar que o Rio Grande do Norte recebeu R$ 52 milhões a menos que o esperado no último repasse do FPE. De acordo com declarações dadas pelo secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, à mídia natalense, foram R$ 300 milhões a menos que o esperado em perdas de receitas no FPE acumuladas em 2013.
A reportagem do O Mossoroense fez contato com o secretário Obery Rodrigues para que ele explicasse as contradições entre os números do Portal da Transparência e os dados da frustração de receitas, mas o celular dele estava sempre desligado.
A assessoria de comunicação do Governo do Estado informou que ele dificilmente atenderia as ligações do jornal porque estava trabalhando para apresentar o novo calendário de pagamento do funcionalismo.
Meta com impostos já atinge 70,15%
Além do FPE, o Governo do Estado segue aumentando as fontes de receitas. Dados apresentados do próprio Portal da Transparência mostram isso.
Este ano o Governo do Estado arrecadou R$ 7.714.826.071,44, isso corresponde a 70,15% da meta de quase R$ 11 bilhões projetada para 2013 conforme os dados do próprio governo.
Comparando com dados referentes aos dez primeiros meses do ano passado, lembrando que o mês de outubro não terminou, mostra que mesmo outubro de 2013 ainda em curso a arrecadação anual dos dez primeiros meses já é maior que a de 2012 no mesmo período.
Ano passado, o décimo mês do ano fechou com um acumulado de R$ 6.941.963.256,94 atingindo 74,11% da meta anual de R$ 9.367.269.000,00.
A diferença nas metas em termos percentuais tende a diminuir até quinta-feira quando o mês se encerra.
Dados sobre o FPE nos primeiros oito meses dos últimos anos:
Comparativo 2012/2013
Janeiro/Agosto 2012: 1.409.017.455,93
Janeiro/Agosto 2013: 1.508.450.495,14
Saldo: 99.433.039,21
Arrecadação no período nos últimos quatro anos:
2013
Agosto 2013: 179.909.196,03
Julho 2013: 137.599.535,06
Junho 2013: 193.223.141,48
Maio 2013: 231.601.179,84
Abril 2013: 161.185.169,54
Março 2013: 150.222.326,56
Fevereiro 2013: 260.836.281,25
Janeiro 2013: 193.873.665,38
2012
Agosto 2012: 147.762.939,32
Julho 2012: 133.906.433,5
Junho 2012: 179.314.981,73
Maio: 210.130.903,70
Abril 2012: 187.880.373,26
Março 2012: 149.072.602,73
Fevereiro 2012: 219.495.654,89
Janeiro 2012: 181.453.567,25
2011
Agosto/2011: 154.524.299,53
Julho/2011: 149.802.764,18
Junho/2011: 176.098.535,85
Maio/2011: 195.107.802,71
Abril/2011: 169.985.515,49
Março/2011: 128.242.870,10
Fevereiro/2011: 196.444.362,73
Janeiro/2011: 182.339.760,56
2010
Agosto/2010: 138.385.199,91
Julho/2010: 103.257.150,69
Junho/2010: 140.421.250,72
Maio/2010: 161.799.346,92
Abril/2010: 131.415.582,18
Março/2010: 109.682.075,76
Fevereiro/2010: 147.649.148,76
Janeiro/2010: 120.931.909,17
Balanço da arrecadação nos primeiros dez meses de 2012 e 2013:
Prevista em 2013 (R$) Realizada até Out/2013 (R$) %
Receita Total Exercício 2013 10.998.099.000,00 7.714.826.071,44 70,15
Categoria: Receitas Correntes 10.501.830.000,00 7.616.951.231,57 72,53
Origem: Receita Tributária 5.068.820.000,00 3.857.753.324,88 76,11
Espécie: Impostos 4.841.607.000,00 3.724.455.316,30 76,93
Prevista em 2012 (R$) Realizada até Out/2012 (R$) %
Receita Total Exercício 2012 9.367.269.000,00 6.941.963.256,94 74,11
Categoria: Receitas Correntes 9.014.667.000,00 7.321.241.590,60 81,21
Origem: Receita Tributária 4.165.660.000,00 3.567.094.978,42 85,63
Espécie: Impostos 3.960.190.000,00 3.446.810.610,31 87,04
fonte o mossoroense
Assaltantes desafiam a polícia e aterrorizam estradas da região Oeste
Viajar com segurança pelas estradas do Rio Grande do Norte tem se
tornado desafio para a população potiguar ou para os que precisam passar
por alguma malha viária do Estado. Apesar de bem conservadas em sua
estrutura, o que assombra os transeuntes são as ações de quadrilhas que
vêm se propagando pelas estradas potiguares.
Assaltos, sequestros, assassinatos, arrastões, dentre outras formas de violência, são cenas comuns de se ver, principalmente nas estradas da região Oeste, onde a ação das quadrilhas aterrorizam motoristas e passageiros, que precisam transitar, seja durante o dia ou à noite.
Conforme relatos das polícias civil e militar, somente neste mês de outubro, pelo menos 15 assaltos seguidos de arrastões já foram notificados pelas vítimas dos bandidos.
Os locais mais perigosos de se trafegar, principalmente à noite, de acordo com a Polícia Militar, são as estradas que cortam o Médio Oeste, com destaque para a BR-226, trecho compreendido entre Campo Grande e Patu, a RN-233 entre Campo Grande e Caraúbas e a RN-117 entre Caraúbas e Olho D’água do Borges. Nestes trechos, este ano já ocorreram mais de 50 assaltos.
Para se ter uma ideia da proporção da violência das quadrilhas, na noite da quarta-feira (16) um alternativo que conduzia passageiros da cidade de Severiano Melo foi assaltado em um trecho da RN-233, entre os municípios de Caraúbas e Campo Grande. Cinco elementos fortemente armados interceptaram o veículo e realizaram um arrastão nos passageiros.
Segundo as vítimas, por volta das 21h, elas retornavam de Natal, onde tinham participado de um encontro do Sebrae, quando nas imediações do sítio Fortuna, os bandidos, em um Gol geração cinco, de cor vermelha e placa ignorada, armados de pistolas e escopeta calibre 12, interceptaram o alternativo, renderam o motorista e os passageiros e levaram os pertences das vítimas.
Antes do assalto, os passageiros foram levados para uma estrada carroçável e obrigados a entregar tudo que traziam, inclusive as roupas do corpo, uma vez que homens e mulheres ficaram vestidos apenas com roupas íntimas. Foram levados celulares, dinheiro, notebooks, relógios, além das roupas das vítimas. Os bandidos, extremamente agressivos, ameaçavam matar os passageiros a todo momento. Após o assalto, a quadrilha jogou as chaves do alternativo no mato e fugiu com destino a Caraúbas.
“Foi o pior momento da minha vida. Pensei que os ladrões iriam matar a todos nós. Eles ameaçavam atirar caso não entregássemos os nossos pertences. Um chegou a colocar uma arma na minha cabeça, porque eu tinha pouco dinheiro na carteira”, disse uma mulher assaltada.
O capitão Carvalho, comandante do policiamento militar de Caraúbas, disse que neste mesmo trecho, dias antes do assalto ao alternativo, um grupo de professores da cidade de Umarizal retornava de Natal quando foi assaltado e perdeu um veículo Gol para os criminosos.
“Devido ser uma área com poucas casas, o trecho entre Caraúbas e Campo Grande torna-se o cenário ideal para crimes”, destacou.
A reportagem do O Mossoroense entrou em contato com o comando-geral da PM em Natal, para saber que providências serão tomadas para estancar os assaltos. A assessoria da PM disse que o policiamento na região é limitado, mas será reforçado até o final do ano.
Quadrilha de assaltantes faz arrastão em ônibus de passageiros na BR-304
Os assaltos e arrastões nas estradas potiguar não se limitam apenas à região do Médio Oeste. Áreas movimentadas como as BRs 405, 110 e 304 também são palcos dos criminosos. Para se ter uma ideia da gravidade, na madrugada da última quinta-feira uma quadrilha fortemente armada assaltou na BR-304 um ônibus de passageiros que faz a linha Natal/Fortaleza. O assalto aconteceu nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), próximo a Mossoró.
Cinco elementos interceptaram o ônibus e fizeram um arrastão nos passageiros que viajavam pela empresa Politur. Houve perseguição e troca de tiros entre policiais e bandidos, que conseguiram escapar do cerco por intermédio de uma estrada carroçável que dá acesso à BR-110, sentido Upanema.
Segundo informações repassadas pela PRF, por volta das 3h o ônibus com 20 passageiros, procedente de Natal, foi interceptado oito quilômetros antes de chegar ao P1 da PRF. "O motorista contou que já estava avistando Mossoró, quando viu um veículo se aproximar em alta velocidade e no momento que fazia a ultrapassagem, os criminosos dispararam um tiro de escopeta calibre 12 e forçou o condutor a parar o ônibus", destacou um patrulheiro rodoviário.
O tiro acertou o para-brisa do ônibus, que depois foi levado para dentro do mato e todos os pertences dos ocupantes levados.
Horas depois do assalto, uma operação conjunta das polícias Rodoviária Federal, Grupo Tático Operacional e Serviço Reservado prendeu Saymon Cesion de Souza Viana, 22, natural de Areia Branca, suspeito de integrar a quadrilha que assaltou o ônibus de passageiros na BR-304. Ele foi preso em uma residência no Alto Sumaré, de posse de vários objetos e um Corsa, que foi tomado de assalto entre Mossoró e Upanema.
De acordo com informações repassadas pelo Serviço Reservado, o veículo foi localizado graças ao rastreamento de satélite que tinha no seu interior. "Quando nós chegamos na casa do acusado, ele estava pronto para fugir com o carro cheio de malas e várias peças de roupas, provavelmente dos passageiros do ônibus. Também encontramos um revólver calibre 38, com várias munições deflagradas", contou um agente.
fonte o mossoroense
Assaltos, sequestros, assassinatos, arrastões, dentre outras formas de violência, são cenas comuns de se ver, principalmente nas estradas da região Oeste, onde a ação das quadrilhas aterrorizam motoristas e passageiros, que precisam transitar, seja durante o dia ou à noite.
Conforme relatos das polícias civil e militar, somente neste mês de outubro, pelo menos 15 assaltos seguidos de arrastões já foram notificados pelas vítimas dos bandidos.
Os locais mais perigosos de se trafegar, principalmente à noite, de acordo com a Polícia Militar, são as estradas que cortam o Médio Oeste, com destaque para a BR-226, trecho compreendido entre Campo Grande e Patu, a RN-233 entre Campo Grande e Caraúbas e a RN-117 entre Caraúbas e Olho D’água do Borges. Nestes trechos, este ano já ocorreram mais de 50 assaltos.
Para se ter uma ideia da proporção da violência das quadrilhas, na noite da quarta-feira (16) um alternativo que conduzia passageiros da cidade de Severiano Melo foi assaltado em um trecho da RN-233, entre os municípios de Caraúbas e Campo Grande. Cinco elementos fortemente armados interceptaram o veículo e realizaram um arrastão nos passageiros.
Segundo as vítimas, por volta das 21h, elas retornavam de Natal, onde tinham participado de um encontro do Sebrae, quando nas imediações do sítio Fortuna, os bandidos, em um Gol geração cinco, de cor vermelha e placa ignorada, armados de pistolas e escopeta calibre 12, interceptaram o alternativo, renderam o motorista e os passageiros e levaram os pertences das vítimas.
Antes do assalto, os passageiros foram levados para uma estrada carroçável e obrigados a entregar tudo que traziam, inclusive as roupas do corpo, uma vez que homens e mulheres ficaram vestidos apenas com roupas íntimas. Foram levados celulares, dinheiro, notebooks, relógios, além das roupas das vítimas. Os bandidos, extremamente agressivos, ameaçavam matar os passageiros a todo momento. Após o assalto, a quadrilha jogou as chaves do alternativo no mato e fugiu com destino a Caraúbas.
“Foi o pior momento da minha vida. Pensei que os ladrões iriam matar a todos nós. Eles ameaçavam atirar caso não entregássemos os nossos pertences. Um chegou a colocar uma arma na minha cabeça, porque eu tinha pouco dinheiro na carteira”, disse uma mulher assaltada.
O capitão Carvalho, comandante do policiamento militar de Caraúbas, disse que neste mesmo trecho, dias antes do assalto ao alternativo, um grupo de professores da cidade de Umarizal retornava de Natal quando foi assaltado e perdeu um veículo Gol para os criminosos.
“Devido ser uma área com poucas casas, o trecho entre Caraúbas e Campo Grande torna-se o cenário ideal para crimes”, destacou.
A reportagem do O Mossoroense entrou em contato com o comando-geral da PM em Natal, para saber que providências serão tomadas para estancar os assaltos. A assessoria da PM disse que o policiamento na região é limitado, mas será reforçado até o final do ano.
Quadrilha de assaltantes faz arrastão em ônibus de passageiros na BR-304
Os assaltos e arrastões nas estradas potiguar não se limitam apenas à região do Médio Oeste. Áreas movimentadas como as BRs 405, 110 e 304 também são palcos dos criminosos. Para se ter uma ideia da gravidade, na madrugada da última quinta-feira uma quadrilha fortemente armada assaltou na BR-304 um ônibus de passageiros que faz a linha Natal/Fortaleza. O assalto aconteceu nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), próximo a Mossoró.
Cinco elementos interceptaram o ônibus e fizeram um arrastão nos passageiros que viajavam pela empresa Politur. Houve perseguição e troca de tiros entre policiais e bandidos, que conseguiram escapar do cerco por intermédio de uma estrada carroçável que dá acesso à BR-110, sentido Upanema.
Segundo informações repassadas pela PRF, por volta das 3h o ônibus com 20 passageiros, procedente de Natal, foi interceptado oito quilômetros antes de chegar ao P1 da PRF. "O motorista contou que já estava avistando Mossoró, quando viu um veículo se aproximar em alta velocidade e no momento que fazia a ultrapassagem, os criminosos dispararam um tiro de escopeta calibre 12 e forçou o condutor a parar o ônibus", destacou um patrulheiro rodoviário.
O tiro acertou o para-brisa do ônibus, que depois foi levado para dentro do mato e todos os pertences dos ocupantes levados.
Horas depois do assalto, uma operação conjunta das polícias Rodoviária Federal, Grupo Tático Operacional e Serviço Reservado prendeu Saymon Cesion de Souza Viana, 22, natural de Areia Branca, suspeito de integrar a quadrilha que assaltou o ônibus de passageiros na BR-304. Ele foi preso em uma residência no Alto Sumaré, de posse de vários objetos e um Corsa, que foi tomado de assalto entre Mossoró e Upanema.
De acordo com informações repassadas pelo Serviço Reservado, o veículo foi localizado graças ao rastreamento de satélite que tinha no seu interior. "Quando nós chegamos na casa do acusado, ele estava pronto para fugir com o carro cheio de malas e várias peças de roupas, provavelmente dos passageiros do ônibus. Também encontramos um revólver calibre 38, com várias munições deflagradas", contou um agente.
fonte o mossoroense
sábado, 26 de outubro de 2013
Wilma de Faria responde às declarações: “Rosalba foge da realidade caótica do seu governo”
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) respondeu às declarações da
governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que ontem, em entrevista à imprensa,
lembrou processos judiciais datados do governo Wilma (2003/2010) para
responder às críticas de que falta transparência na sua administração,
trazidas à tona pela presidente estadual do PSB. “O governo não está
enfrentado a realidade, não quer discutir com a população a real
situação financeira. Não adianta ficar rebuscando o passado. Quanto a
isso, o que tem que ser feito está nas mãos da Justiça”, reabateu a
ex-governadora.
Segundo Wilma, ao atacá-la, Rosalba extrapolou a crítica feita por ela no dia anterior, que apontou má gestão e falta de transparência por causa dos problemas no orçamento e o atraso dos salários. “Quando a gente falou na transparência das contas ela precisava explicar as contas do Estado. Ela falou que era transparente. Mas quem criou o Portal da Transparência fomos nós, e apenas está sendo atualizado no governo dela. Eu sinto muito que o RN fique sem respostas, porque até o Ministério Público, o Poder Judiciário e a população querem saber por que ela está atrasando a folha de salário de pessoal, que há vinte anos não atrasava. É necessária uma explicação”, disse Wilma.
do portal JH
Segundo Wilma, ao atacá-la, Rosalba extrapolou a crítica feita por ela no dia anterior, que apontou má gestão e falta de transparência por causa dos problemas no orçamento e o atraso dos salários. “Quando a gente falou na transparência das contas ela precisava explicar as contas do Estado. Ela falou que era transparente. Mas quem criou o Portal da Transparência fomos nós, e apenas está sendo atualizado no governo dela. Eu sinto muito que o RN fique sem respostas, porque até o Ministério Público, o Poder Judiciário e a população querem saber por que ela está atrasando a folha de salário de pessoal, que há vinte anos não atrasava. É necessária uma explicação”, disse Wilma.
do portal JH
Petrobras comunica descoberta de petroleo na divisa do CE com o RN
Do Diário do Nordeste
Novos indícios de petróleo foram encontrados pela Petrobras em águas profundas no Ceará. A estatal fez nova notificação da descoberta, ocorrida durante perfuração de poço na Bacia Potiguar, à Agência Nacional de Petróleo (ANP). O registro se deu há pouco mais de um mês desde que a estatal fez a primeira descoberta no local, na mesma profundidade de 1.924 metros.
A Petrobras já realizou a perfuração de outros dois poços marítimos na Bacia do Ceará, que foram os primeiros do Estado em águas profundas Foto: Thiago Gaspar
Chamado tecnicamente de 1-BRSA-1175-CES, o poço testa o prospecto de Tango e está localizado na parte cearense da Bacia Potiguar (que inclui também o Rio Grande do Norte), dentro do bloco POT-M-665. O poço é o segundo a ser perfurado em mar na área da bacia pertencente ao Estado do Ceará. Até o momento, só se explora petróleo no Estado em terra na Potiguar, em poços na Fazenda Belém.
O bloco está sendo explorado pela Petrobras, que é a operadora, com 40% de participação, em parceria com a britânica BP, com outros 40%, e a portuguesa Petrobras, com os 20% restantes.
Exigência
"Os contratos de concessão de blocos exploratórios firmados com a ANP determinam que qualquer indício de petróleo, gás natural ou outros hidrocarbonetos, dentro da área de concessão, seja notificado à ANP, em caráter exclusivo pelo operador. Essa exigência consta dos contratos-padrão da agência reguladora e é obrigação para todas as empresas concessionárias que operam no Brasil", esclareceu a Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa.
"Esta notificação é de caráter preliminar e a campanha exploratória continua. Com a continuidade das atividades exploratórias e análise dos dados coletados, será possível avaliar o volume de óleo e declarar ou não a comercialidade da descoberta", acrescentou. A Petrobras comunicou a descoberta à ANP no último dia 06 de setembro. No dia 5 de agosto, a estatal havia feito a primeira comunicação de achado no poço.
A exploração em Tango está sendo conduzida pela semissubmersível Ocean Courage, que foi contratada por US$ 407 mil por dia. Com esta última de Tango, a Petrobras já realizou, este ano, quatro notificações de descoberta de indícios de petróleo. Duas neste poço e outras duas no poço denominado Araraúna. Chamado tecnicamente de 1-BRSA-1158-CES, no bloco POT-M-760, este poço está sendo perfurado, desde o dia 11 de fevereiro, pelo consórcio formado pelas empresas Petrobras, que é a operadora, IBV e Petrogal Brasil S.A.
Os primeiros indícios foram informados no dia 16 de junho e, mais tarde, no dia 30 de julho. A perfuração de Araraúna é conduzida pela sonda Deepwater Discovery, da Transocean, afretada pela taxa diária de US$ 463 mil.
A descoberta de indícios de petróleo foi feita a uma profundidade de 975 metros de lâmina d´água. Em agosto passado, a Petrobras informou que estava concluindo a perfuração deste poço, mas ainda não finalizou esse processo.
De acordo com informações anteriores da Petrobras, os planos da empresa previam a perfuração de cinco poços em território cearense da bacia Potiguar, que ficam a cerca de 41,5 quilômetros da costa do município de Icapuí, no Ceará.
Faltariam, dessa forma, outros três poços, que são os prospectos denominados Jandaia, Louro e Xaxado. A empresa não esclareceu sobre o cronograma de perfuração dos novos poços, nem do resultado daqueles que já foram perfurados.
Bacia do Ceará
Além destes, a Petrobras já realizou a perfuração de outros dois poços marítimos na Bacia do Ceará, no litoral da Paracuru, que foram os primeiros do Estado em águas profundas. O poço Pecém teve notificação de indícios de petróleo à ANP em agosto de 2012, a uma profundidade que alcançou os 2.130 metros de lâmina d´água, e o Canoa Quebrada, em dezembro do ano passado, a uma profundidade de 1.934 metros de lâmina d´água.
Novos indícios de petróleo foram encontrados pela Petrobras em águas profundas no Ceará. A estatal fez nova notificação da descoberta, ocorrida durante perfuração de poço na Bacia Potiguar, à Agência Nacional de Petróleo (ANP). O registro se deu há pouco mais de um mês desde que a estatal fez a primeira descoberta no local, na mesma profundidade de 1.924 metros.
A Petrobras já realizou a perfuração de outros dois poços marítimos na Bacia do Ceará, que foram os primeiros do Estado em águas profundas Foto: Thiago Gaspar
Chamado tecnicamente de 1-BRSA-1175-CES, o poço testa o prospecto de Tango e está localizado na parte cearense da Bacia Potiguar (que inclui também o Rio Grande do Norte), dentro do bloco POT-M-665. O poço é o segundo a ser perfurado em mar na área da bacia pertencente ao Estado do Ceará. Até o momento, só se explora petróleo no Estado em terra na Potiguar, em poços na Fazenda Belém.
O bloco está sendo explorado pela Petrobras, que é a operadora, com 40% de participação, em parceria com a britânica BP, com outros 40%, e a portuguesa Petrobras, com os 20% restantes.
Exigência
"Os contratos de concessão de blocos exploratórios firmados com a ANP determinam que qualquer indício de petróleo, gás natural ou outros hidrocarbonetos, dentro da área de concessão, seja notificado à ANP, em caráter exclusivo pelo operador. Essa exigência consta dos contratos-padrão da agência reguladora e é obrigação para todas as empresas concessionárias que operam no Brasil", esclareceu a Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa.
"Esta notificação é de caráter preliminar e a campanha exploratória continua. Com a continuidade das atividades exploratórias e análise dos dados coletados, será possível avaliar o volume de óleo e declarar ou não a comercialidade da descoberta", acrescentou. A Petrobras comunicou a descoberta à ANP no último dia 06 de setembro. No dia 5 de agosto, a estatal havia feito a primeira comunicação de achado no poço.
A exploração em Tango está sendo conduzida pela semissubmersível Ocean Courage, que foi contratada por US$ 407 mil por dia. Com esta última de Tango, a Petrobras já realizou, este ano, quatro notificações de descoberta de indícios de petróleo. Duas neste poço e outras duas no poço denominado Araraúna. Chamado tecnicamente de 1-BRSA-1158-CES, no bloco POT-M-760, este poço está sendo perfurado, desde o dia 11 de fevereiro, pelo consórcio formado pelas empresas Petrobras, que é a operadora, IBV e Petrogal Brasil S.A.
Os primeiros indícios foram informados no dia 16 de junho e, mais tarde, no dia 30 de julho. A perfuração de Araraúna é conduzida pela sonda Deepwater Discovery, da Transocean, afretada pela taxa diária de US$ 463 mil.
A descoberta de indícios de petróleo foi feita a uma profundidade de 975 metros de lâmina d´água. Em agosto passado, a Petrobras informou que estava concluindo a perfuração deste poço, mas ainda não finalizou esse processo.
De acordo com informações anteriores da Petrobras, os planos da empresa previam a perfuração de cinco poços em território cearense da bacia Potiguar, que ficam a cerca de 41,5 quilômetros da costa do município de Icapuí, no Ceará.
Faltariam, dessa forma, outros três poços, que são os prospectos denominados Jandaia, Louro e Xaxado. A empresa não esclareceu sobre o cronograma de perfuração dos novos poços, nem do resultado daqueles que já foram perfurados.
Bacia do Ceará
Além destes, a Petrobras já realizou a perfuração de outros dois poços marítimos na Bacia do Ceará, no litoral da Paracuru, que foram os primeiros do Estado em águas profundas. O poço Pecém teve notificação de indícios de petróleo à ANP em agosto de 2012, a uma profundidade que alcançou os 2.130 metros de lâmina d´água, e o Canoa Quebrada, em dezembro do ano passado, a uma profundidade de 1.934 metros de lâmina d´água.
Assinar:
Postagens (Atom)