terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Professores do Estado realizarão nova assembleia ainda esta semana

Com apenas um voto contrário, professores da rede estadual de educação de Mossoró decidiram manter a greve, durante a assembleia realizada ontem, 17, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN). A categoria agora espera o encaminhamento de algumas medidas, por parte do Governo do Estado, para avaliar novamente o movimento e decidir se irão ou não encerrar a greve. A próxima assembleia está marcada para esta sexta-feira, 21, como informou o coordenador regional do Sinte, Rômulo Arnaud.
Segundo ele, representantes dos professores estiveram reunidos com o chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, na quarta-feira passada, 12. Na ocasião, foi informado que até a próxima quinta ou sexta-feira o Governo irá enviar os projetos de lei da categoria à Assembleia Legislativa e até a quinta-feira, 20, deve encaminhar um documento ao Sinte oficializando a proposta. Essa proposta inclui a alteração no artigo 45, referente à mudança de nível, da Lei do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, além da reorganização do porte das escolas. Rômulo Arnaud informa ainda que o Governo também ficou de formar uma comissão para estudar a concessão de gratificação ou abono para os profissionais de escolas.
Com relação à convocação de professores, o diretor sindical afirma que o Governo alega que não pode fazer a convocação agora.
Essa foi a primeira vez durante essa greve que os docentes foram recebidos para negociar. "É uma coisa nova, porque até então nem receber a gente eles recebiam", diz Rômulo Arnaud.
Porém, mais do que uma proposta, os professores querem encaminhamentos, pois a categoria afirma que a paralisação foi deflagrada para cobrar o cumprimento de um acordo feito em agosto, quando houve, inclusive, assinatura de um documento. "A maioria das reivindicações nada mais é do que o cumprimento do que foi acordado em agosto", reforça o coordenador sindical.

MOBILIZAÇÕES
Durante a assembleia de ontem os professores definiram também um novo calendário de mobilizações. Hoje, 18, haverá um ato público em Areia Branca. Amanhã eles realizaram uma panfletagem durante assembleia de servidores do município e na quinta-feira, 20, uma nova ação de panfletagem será realizada às 15h, dessa vez, na Praça do Mercado.

fonte gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário