sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sinte detalha motivos da greve e rebate “falatório do Governo”

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte/RN) enviou na tarde de hoje (30) uma nota respondendo as declarações do Governo do Estado – mais precisamente da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) – a respeito da greve da categoria. Segundo o Sinte, termos como “governo fará de tudo para garantir aulas” e “a criminosa greve dos 91%”, utilizados pela SEEC, não são adjetivações coerentes com a postura adotada nos últimos anos pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Norte.
A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, afirmou que o Governo deve garantir as aulas garantindo as condições adequadas para os trabalhadores em educação possam desenvolver suas atividades de forma plena. “O que o governo usa para se fazer de bonzinho precisa ser explicado. O tal aumento cumulativo de 91,53% no piso salarial dos professores se deu por força de lei federal que instituiu o Piso Salarial Nacional. Enquanto as obrigações que lhe cabem, uma após a outra foram proteladas. Promessas foram feitas, mas nenhuma cumprida até agora”, critica a sindicalista.
Para Fátima Bezerra, enquanto a secretária Betânia Ramalho se faz de desentendida dizendo que “Não há motivos para greve”, quem atua na labuta diária da rede estadual sabe bem o que significam os motivos que levaram à paralisação. “O governo firmou um acordo com a categoria em fevereiro de 2013 se comprometendo a atender essas reivindicações dos profissionais. Em agosto o combinado foi reeditado e até agora tudo não passou de promessas”, contou a sindicalista.
O Sinte diz ter feito de tudo para evitar a paralisação (mais uma do Governo Rosalba), mas o gestão “não deixou alternativa a não ser a greve. A SEEC foi notificada repetidas vezes, mas não atendeu às solicitações do Sindicato. Restou à categoria se unir para pedir respeito e valorização da educação pública e de seus profissionais paralisado as atividades por tempo indeterminado”.
Segundo o Sinte, estes são os pontos firmados com acordo com a SEEC:
1) Implantação e pagamento de uma Letra para os professores, inicialmente prometida para ser pago de abril a julho de 2013. Depois repactuado em 29 de agosto e não cumprido. O estado deve 3 letras que correspondem a um acumulado a 17%, no entanto a categoria está pedindo apenas 5% que é o que consta no acordo;
2) Envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei que redimensiona o porte das escolas e a gratificação dos diretores e do projeto de lei que reformula a lei complementar 290/2004 da Gestão Democrática, fruto de discussão com a comunidade escolar em fóruns realizados em todo estado com pais, alunos, professores e funcionários. Ambas estão prontas desde 2010, mas foram engavetadas pelo governo Rosalba. Além do projeto de lei que altera a redação do parágrafo 4º do artigo 45 da lei complementar 322/2006 para “a promoção nos níveis da carreira efetivar-se-à na classe de mesma denominação do nível anteriormente ocupado, para o professor e especialista em educação”;
3) Implantação do abono ou gratificação para os funcionários da educação em fevereiro relativo à diferença salarial da tabela constante na   lei complementar 432/2010. A SEEC confirmou em reunião a existência de  recursos da quota parcela dos 40% do FUNDEB;
4) Pagamento imediato aos professores  das horas extras referente ao terço de hora atividade. Mais de mil declarações foram entregues à SEEC, embora tenha-se dito em audiência que foram apenas 600 o SINTE/RN tem todos os comprovantes de entrega. Esse quesito foi  fruto de uma ação judicial ganha no Tribunal de Justiça do RN e ratificada pelo Supremo Tribunal Federal que determinou que o estado pague as quatro horas aulas extra aos professores que estavam em sala de aula quando deveriam está planejando;
5) Revogação do decreto  que proíbe o direito do servidor público gozar  das licenças previstas em lei;
6) Revogação das alterações da grade curricular para o ensino diurno e noturno feitas unilateralmente pela SEEC e que estão causando prejuízos aos professores;
7) Restituição das cinco aulas para o turno noturno, dada a especificidade legal e garantir o 1/3 de hora atividade para todos os profissionais. Para negar o direito do planejamento, a Secretaria criou um novo sistema de quatro aulas para a noite, quando o correto são cinco, como foi ao longo de anos;
8) Garantia do 1/3 de hora atividade para os profissionais do ensino médio inovador. Uma modalidade do ensino que está sendo tratada nos moldes do item anterior;
9) Envio de auxiliares de serviços gerais às escolas. Faltam profissionais, mas o governo não faz concurso. A luta da categoria é para manter a escola em condições de atendimento ao aluno e em condições de ofertar ensino de qualidade;
10) Convocação  imediata  de professores e suporte pedagógicos para preenchimento de cargos nas escolas dos diferentes pólos para os quais o concurso foi realizado.

fonte portal noar

Governo Rosalba deixou mais de R$ 75 milhões de restos a pagar em 2013

O Governo Rosa “só” deixou R$ 75 milhões de restos a pagar do exercício 2013, para quem não sabe, restos a pagar é o que fornecedores entregaram de produtos num ano e simplesmente não receberam no mesmo ano ficando para receber no ano seguinte, isso quando o governo tem boa vontade. Segue reportagem:

http://blogdobg.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Restos-a-Pagar.jpg  blog do bg

Aplicativo vai permitir chamadas ao Samu pelo smartphone


Da Agência Brasil

O Ministério da Saúde aproveitou a Campus Party para lançar o aplicativo E-SUS Samu, que vai permitir que usuários de todo o Brasil façam seus pedidos de atendimento por meio de smartphones. O sistema é integrado ao Facebook e utiliza dados disponíveis na rede social para facilitar o acesso a informações como sexo, idade, localização, entre outros dados que o usuário pode cadastrar na própria aplicação, como a adesão a um plano de saúde ou a predisposição em doar órgãos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no evento e lançou aos campuseiros um desafio: conhecer, compartilhar e melhorar o E-SUS Samu. O ministro anunciou ainda para o segundo semestre de 2014 um prêmio voltado para desenvolvimento de tecnologias da informação que podem contribuir para a gestão da saúde pública no país.
A partir do momento em que o usuário aciona o botão de emergência do aplicativo, uma notificação é enviada à pessoa indicada pelo próprio usuário como primeiro contato; em seguida – a depender das permissões configuradas – o chamado pode ser publicado no mural do paciente. O sistema envia então os dados para a central de atendimento e repassa a ligação para o 192, para que as informações sobre o estado de saúde do usuário sejam informadas.
Integrado ao aplicativo Waze, que concentra em mapas dados sobre trânsito, como acidentes, desvios, congestionamentos, fornecidos pelos próprios usuários do serviço, o E-SUS Samu pretende, com isso, diminuir o tempo de chegada da ambulância. Durante toda a espera, o paciente poderá acompanhar o trajeto do veículo e saber em quanto tempo ele chegará ao local, evitando, assim, uma possível desistência do atendimento quando a equipe já está a caminho, um dos problemas mais graves enfrentados pelo Samu.
O ministério aposta que o E-SUS Samu também vai diminuir a incidência de trotes, ou seja, pedidos de atendimento para falsas situações de emergência, já que a identificação do solicitante do aplicativo é muito mais evidente. Esse tipo de chamada representa atualmente de 22% a 25% de todas as ligações para o 192. O sistema também tem condições de avaliar se o perfil do usuário no Facebook é real ou falso, eliminando pedidos de atendimentos de contas “fakes”.
site em que é possível baixar o aplicativo já está no ar: www.samuemergencia.com.br . A partir dele, o usuário sincroniza o aplicativo com a conta do Facebook. Em março, o aplicativo será lançado também durante o carnaval de Salvador, e pretende facilitar o atendimento dos foliões brasileiros e do exterior, já que terá versões em inglês, espanhol, francês e alemão. A partir da data, também estará disponível na Apple Store, para celulares com sistema iOS e na Google Play, para os smartphones com sistema Android.
Na ocasião, o ministério apresentou um segundo aplicativo, o MED-SUS, que reunirá a lista dos 777 medicamentos disponíveis no SUS. Voltado para médicos e profissionais de saúde, o sistema faz a busca dos remédios e apresenta dados como a bula, informações científicas, cálculo da dose e protocolos de uso adotados pela rede pública brasileira. De acordo com Padilha, a ideia é contribuir com o Programa Mais Médicos, para fornecer o máximo de informações confiáveis e consolidadas aos médicos estrangeiros que estão chegando à rede pública do Brasil.

Liderança do PT: “Robinson e Fátima serão palanque de Dilma no Estado”

O Partido dos Trabalhadores já tem rumo certo para as eleições deste ano. E esse rumo não deverá ser o mesmo que o do PMDB. Pelo menos, é isso que acredita uma das lideranças petistas, Geraldo Saraiva, o Geraldão do PT. Em contato com O Jornal de Hoje pela manhã, o ex-presidente do Diretório Estadual do partido afirmou que a melhor opção seria a sigla se aliar ao projeto do vice-governador Robinson Faria, do PSD. Dessa forma, a chapa majoritária seria composta pela deputada federal do PT, Fátima Bezerra, candidata ao Senado e Robinson, disputando o Governo.
Segundo Geraldão, inclusive, a intenção é que a militância comece já a segmentar essa chapa na sociedade – de forma não oficial, claro, uma vez que a Legislação Eleitoral proíbe a propaganda antes de julho. “Para mim, o que representa o novo com experiência é a chapa Fátima Bezerra para o Senado e Robinson Faria para o Governo. Fátima porque é uma das deputadas mais atuantes hoje, teve uma evolução no mandato para essa candidatura ao Senado. A de Robinson é uma candidatura madura, lançada já há quatro anos, bem segmentada no eleitorado, que representa realmente o novo, mas com a experiência de um político que tem uma longa bagagem”, analisou o ex-dirigente.
Geraldão foi presidente do Diretório Estadual do PT no Rio Grande do Norte e é um dos petistas mais antigos, sendo considerado uma grande liderança dentro do partido, daqueles que estão presentes em, praticamente, todos os encontros e reuniões. Por isso, ganha peso também o ponto de vista e o posicionamento dele dentro do PT. “Essa é a chapa que apoio e que vou defender internamente no PT, para já começar a ser trabalhada”, acrescentou.
Desde a última semana, a formulação de uma chapa entre PT e PSD ganha força. Isso porque o PMDB, aliado nacional dos petistas, se aproximou do PSB da ex-governadora Wilma de Faria. Como o partido da atual vice-prefeita de Natal é vetado pela Direção Nacional do PT, por representar um projeto de oposição à reeleição de Dilma Rousseff na presidência da República, os petistas tiveram que pensar em opções para manter a pré-candidatura de Fátima ao Senado (que faz parte do projeto nacional de ampliar o espaço no Congresso).
Dessa forma, os caminhos possíveis são dois: lançar uma chapa puro sangue, com Fátima para o Senado e, possivelmente, o deputado estadual Fernando Mineiro para o Governo (opção defendida por algumas lideranças, mas vetada pela Direção Nacional); ou buscar uma aproximação com o PSD, que já tem o pré-candidato ao Governo Robinson Faria. O vice-governador do governo Rosalba Ciarlini poderia formar com Fátima o palanque de Dilma Rousseff no RN, por serem os dois da base aliada da presidente.
“Robinson rompeu com o Governo e se manteve alinhado a gestão Federal da presidente Dilma. Hoje, é ele quem representaria o palanque da presidente aqui no Estado, formando uma chapa com o PT”, confirmou Geraldão do PT. “Com Fátima, seria possível atingir o objetivo do partido que é conseguir mais espaço no legislativo federal. Contudo, com Robinson seria possível atingir mais que isso, seria possível fazer um governo alinhado com a gestão federal da presidente Dilma Rousseff”, acrescentou o petista.

do portal JH

Hoje na Historia

Aconteceu em


1917 - A 31 de Janeiro de 1917, a Alemanha anunciou a restituição das suas forças no Atlântico e que submarinos armados com torpedos atacariam qualquer barco que se encontrasse nas águas de conflito, incluindo transportes de passageiros.

 
1918 - A 31 de janeiro de 1918, os cientistas alemães Otto Hahn e Lise Meitner descobriram o protactínio, um elemento radioativo que resulta da desintegração beta de isótopos.

fonte canal de historia

Luciana Oliveira e Edson Barbosa são diplomados prefeita e vice de Baraúna

A Justiça Eleitoral diplomou, no final da tarde desta quinta-feira, Luciana Oliveira (PMDB) e Edson Barbosa (PV) prefeita e vice-prefeito de Baraúna, respectivamente. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal, com a presença do juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio Júnior, do chefe do cartório da 33ª Zona, Luiz Sérgio, e outros servidores da Justiça Eleitoral.
Segundos colocados na eleição, Luciana Oliveira e Edson Barbosa foram diplomados em meio à Câmara lotada, em decorrência da cassação do agora prefeito afastado Isoares Martins (PR) e da vice Elisabete Rebouças (PSB) por irregularidades na campanha eleitoral de 2012. A decisão foi tomada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), conforme acórdão publicado ontem.

fonte o mossoroense

Greve tem 85% de adesão e professores não descartam ação contra governadora

“De vento em popa”. Assim a greve dos professores da rede estadual foi definida pela coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Fátima Cardoso. Ela informou que a adesão já atingiu 85% em todo o RN.
Sindicalistas alegam que 85% da categoria está em greve em todo Estado. (Foto: Wellington Rocha/ Portal Noar)
Em números, cerca de 8.500 dos 10 mil professores paralisaram as atividades. Fátima Cardoso informou que ainda faltam contabilizar algumas cidades no interior do RN, mas a tendência é que a greve chegue aos 90%, pois a categoria “cansou de fazer acordos para não serem cumpridos” e adiantou que “não assinará nenhum documento com um Estado que não cumpre seus acordos”.
Já em relação ao corte do ponto dos servidores, a sindicalista informou que a Secretaria Estadual de Educação não tem nenhum precedente jurídico para fazer o corte do ponto, cujo as aulas são repostas sempre que o movimento encerra a paralisação.
Porém, a categoria não descarta a possibilidade de mover uma ação contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no Ministério Público por improbidade administrativa. “Estamos buscando o que foi acordado e não foi cumprido. Se levarmos para as instancias, ela [governadora] sabe que está errada, posi não consegue cumprir o que acorda com as categorias. Ela não cumpriu nenhuma das solicitações”, criticou a coordenadora do Sinte.
A professora informou que a categoria está em greve devido ao não cumprimento das quatro solicitações combinadas que seriam as eleições para diretor serem diretas, organização estrutural das escolas e o pagamento de uma gratificação aos diretores, além do pagamento dos 5% referente a progressão por letras que já consta com três em atraso e a falta de professores.
“Fizemos de tudo para não parar os trabalhos. E quando sentamos para acordar decidimos que invés de 17% referente as três letras, nós pedimos 5% fora a falta de professores de química, física e biologia dentre outras disciplinas. Se eles quisessem mesmo em dez dias teriam tudo resolvido” informou a coordenadora do Sinte.

do portal noar

Pedido de vista adia análise de mais um processo de cassação de Cláudia no TRE

Ficou para a próxima semana a conclusão da análise do sexto processo de cassação da prefeita afastada, Cláudia Regina (DEM). Desta vez trata-se de uma ação que envolve acusações de abuso de poder econômico e irregularidades na prestação de contas.
O processo foi paralisado após o voto do relator Eduardo Guimarães, que reformulou dois itens em que Cláudia fora absolvida e manteve a condenação proferida pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, Herval Sampaio Júnior, nas demais.
A interrupção ocorreu após uma dúvida gerada pelo voto do juiz Nilson Cavalcanti. Ele disse que acompanha o relator, mas divergia nas partes em que houve reformulação. Ao ser alertado que isso poderia gerar uma série de embargos, Nilson disse que acompanharia o voto integral do relator. Nesse momento do debate, o juiz Carlo Virgílio pediu a palavra e anunciou o pedido de vista antecipada. "Tenho algumas divergências", alegou.
Com isso, o processo ficou para ser concluso na próxima semana.
O balanço dos processos mostra que das 10 cassações em primeira instância, cinco foram julgadas. Todas as decisões foram mantidas.
A sexta seria concluída ontem. Já no processo movido pelo Ministério Público a respeito do uso de cimento para compra de votos, a Corte modificou absolvição ocorrida em primeira instância.
O VOTO
Dos 18 itens do processo, o relator Eduardo Guimarães só se posicionou pela reforma em dois deles: 1) entrega de bicicletas por familiares da governadora e do empresário Edvaldo Fagundes a moradores de comunidades rurais; 2) doações supostamente ilegais do Mater Christi.
Nos demais, o magistrado entendeu haver abuso de poder econômico. Ele citou o uso de servidores na campanha, caixa 2 que ele classificou "como uma verdadeira burla à legislação eleitoral", compra de votos e apostas com promessas de envio de dinheiro para entidades beneficentes. "São improcedentes os argumentos de que se tratou de promessa genérica", lembrou.

d o mossoroense

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Terceiro repasse do FPM de janeiro que será depositado nesta quinta-feira apresenta crescimento de 8,85%


12472
As prefeituras receberão na quinta-feira (30), a terceira parcela de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Descontado o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o montante é de R$ 2.055.692.939,81. Em valores brutos, sem a retenção para a Educação, é de R$ 2.569.616.174,76.
 
De acordo com cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este decêndio teve um crescimento de 8,85%, em comparação ao mesmo decêndio do ano passado. Este valor em termos nominais, sem considerar a inflação.
 
 Em termos reais crescimento deste FPM é de 18,7%
 
Em termos reais, o crescimento deste decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é de 18,7%. O aumento ocorreu principalmente por causa da diferença no cronograma de restituição do Imposto de Renda (IR).
 
Com este repasse, o FPM fechará janeiro com um acumulado de R$ 7,567 bilhões. Em 2013, o acumulo do mesmo período foi de R$ 6,374 bilhões. A Confederação esclarece que neste total não está contabilizado o montante extra depositado no dia 9 de janeiro.
 
do blog marcos dantas

Ney Lopes afirma que Governo avaliza candidatura de Rosalba à reeleição

A governadora Rosalba Ciarlini pode não ter o apoio declarado do senador e presidente nacional do DEM, José Agripino. Contudo, pelo de setores do partido Democratas, a candidatura a reeleição da atual chefe do Executivo Estadual, mesmo com todos os problemas de gestão que ela enfrenta, já começa a ganhar força. Nesta quarta-feira, após o deputado federal Betinho Rosado, do PP, defender que Rosalba disputa a reeleição, foi a vez do ex-deputado Ney Lopes também falar o mesmo, acreditando que a administração estadual tem condição de avalizá-la eleitoralmente e que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não a tornará inelegível.
“A dúvida é se o seu governo avalizaria a pretensão de reeleger-se? Claro que sim, sem discutir se ganhará, ou perderá a eleição”, afirmou Ney Lopes, acrescentando que “o fato mais significativo é que no período administrativo da governadora Rosalba, não há um só caso concreto de corrupção e desvio de dinheiro público”.
Apesar da falta de “escândalos”, Rosalba Ciarlini enfrenta uma das maiores desaprovações dos últimos tempos no Estado. Aliado a isso, os problemas de relacionamento com os demais poderes (Judiciário e Legislativo, além de Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado), devido ao corte nos repasses do duodécimo. A gestão enfrenta, ainda, problemas devido ao atraso no pagamento do funcionalismo público. O ano acabou, 2014 começou, mas o Governo já confirmou que mantiveram a “reprogramação” nos pagamentos.
“Rosalba enfrentou (e enfrenta) dificuldades financeiras quase intransponíveis, chegando a atrasar o pagamento do funcionalismo, não por vontade própria, mas pela redução, sobretudo do Fundo de Participação dos Estados, em razão de sucessivas isenções de IPI concedidas pela presidente Dilma Rousseff, que buscou a popularidade “falindo estados e municípios brasileiros”, assumiu Ney Lopes, acrescentando que “mesmo com tais obstáculos, o governo de Rosalba concluiu a construção do majestoso estádio ‘Arena das Dunas’”.
Na edição desta terça-feira d’O Jornal de Hoje, vale lembrar, a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, criticou o fato de Rosalba tentar pregar que a Copa só foi viabilizada graças ao esforço do atual governo neste sentido. Ney Lopes concordou, dando a Wilma, também, certa responsabilidade. “Claro que as primeiras tratativas do estádio vieram do governo anterior. Todavia, cabe ressaltar que quando Rosalba assumiu, era praticamente impossível pensar na construção do estádio. O preço da obra estava sobrestimado e o estado tinha ‘ficha suja’ no Tesouro Nacional, impedindo o financiamento do BNDES. Rosalba limpou a ‘ficha suja’ do RN”, afirmou.
Ney Lopes ressaltou que não foram comprometidos recursos públicos na obra, ao contrário do que a má fé divulgou e propagou. ‘O estádio Arena das Dunas foi inaugurado no prazo, sem um aditivo sequer que aumentasse o seu preço inicial. O mais significativo é que o preço final da obra terminou reduzido em 3%, fato inédito nas obras públicas da Copa do Mundo no país. As obras de mobilidade urbana em andamento na cidade de Natal, não teriam vingado se não fosse à determinação e a coragem do Governo em viabilizar a construção da Arena das Dunas”, acrescentou.
O ex-deputado Democrata também citou outras obras em execução no atual governo que tem significativa importância para o RN. Entre elas, a barragem Oiticica, em Jucurutu, construída após o trabalho de mobilização de Rosalba; as obras do “Pro transporte” na zona norte de Natal; o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, viabilizado porque o governo aprovou a primeira parceria pública privado em administração de aeroporto brasileiro; a conclusão da BR 226, embora uma obra federal, o governo estadual liderou o esforço para o término dessa obra; o alongamento da Prudente de Morais; a estrada Martins-Pau dos Ferros, integrando a zona oeste com a BR 226; e cerca de 700 quilômetros de adutoras estão sendo construídas, assegurando saneamento básico em 70% do estado.
“Com tais resultados, sem escândalos, sem corrupção, por que a governadora Rosalba Ciarlini não poderia pleitear a sua reeleição em 2014? Contra fatos não há argumentos. A decisão de candidatar-se ou não será da própria governadora e do seu partido o DEM. Se ela, sendo elegível, não disputar a reeleição, estará assinando o seu próprio atestado de óbito na política do estado. Se ganhará ou não é uma incógnita. O importante é que o povo saiba desses fatos comentados e de outros também a serem divulgados na campanha”, analisou.

“É pouco provável que Rosalba tenha seus direitos políticos suspensos”
É bem verdade que, como Ney Lopes comentou, a eventual candidatura de Rosalba Ciarlini à reeleição não depende só dela. Tem, entre suas pendências, as questões a serem analisadas pela Justiça Eleitoral, por conta de duas condenações sofridas por ela no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e que a tornaram inelegível por oito anos. “Pelo visto é pouco provável que a governadora Rosalba Ciarlini tenha os seus direitos políticos suspensos”, analisou o ex-parlamentar.
“As previsões nunca levam a certezas absolutas. No caso da governadora Rosalba Ciarlini, os dois processos que tramitam no TSE arguem uma possível inelegibilidade dela por oito anos, com base em presumido abuso de poder político e econômico na última eleição municipal de Mossoró, RN, em 2012″, comentou, ressaltando que a primeira decisão diz respeito ao uso do avião oficial da governadora para ir seguidas vezes à Mossoró para, segundo a sentença, participar das eleições de Mossoró e apoiar a candidatura de Cláudia Regina.
“Quanto às viagens da governadora no avião do estado, elas ocorreram (e ocorrem) antes e depois da eleição de Mossoró. A governadora tem domicilio em Mossoró, RN e frequentemente vai à sua residência, em tempo de eleição, ou não. Ademais, nos autos do processo em tramitação está a comprovação de que o avião do estado, nos períodos alegados na denuncia, transportou, inclusive, órgãos para transplantes, atendendo doentes graves que se submeteram a cirurgias delicadas”, afirmou.
Segundo Ney Lopes, independente do atendimento à saúde pública, as viagens da chefe do executivo eram para o seu domicilio, da mesma forma que, por exemplo, a presidente Dilma se desloca para o Rio Grande do Sul, onde tem residência. “A segunda acusação é risível”, analisou, afirmando, em seguida, que “o poço perfurado localizou-se num assentamento de ‘sem terras’ do INCRA, portanto, um atendimento justificado pela política social do governo. Dispensa maiores comentários”.


fonte portal JH

Servidores da Ufersa aprovam indicativo de greve e Ufrn também deve confirmar

Os servidores da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) votaram indicativo de greve, para a segunda quinzena de março. A assembleia aconteceu nesta quarta-feira (29) na Universidade e houve unanimidade na votação.
O encontro foi promovido pelo Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN (Sintest-RN), que representa tanto os servidores da Ufersa, como da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn). Na Ufrn, o encontro acontece nesta quinta-feira (30) e o indicativo deve ser confirmado.
Uma das principais reinvindicações é o estabelecimento da data-base, período agendado para que os servidores públicos recebam um aumento salarial, de acordo com a inflação.
“Ao contrário de outras categorias, nós não temos uma data-base para a negociação do aumento salarial. Daí, o Governo só negocia quando quer e todos os anos temos que fazer greve. Estamos cobrando do Congresso a lei que estabeleça a data-base para os servidores públicos”, declarou o coordenador do Sintest, José Rebouças, afirmando que o Sindicato também quer o adiantamento de reposição salarial que estava agendada para 2015, para este ano.
Outras reivindicações são, principalmente, referente ao acordo firmado pela presidente Dilma Rousseff em 2012 e que não foi cumprido. São três pontos principais desse acordo: Corte de terceirizadas, racionalização de cargos (realizar ajustes para cargos que não são devidamente remunerados) e reposição dos aposentados, pois esses recebem um salário muito baixo.
Na questão do corte das terceirizadas, a presidente prometeu aumentar o número de servidores públicos, mas, segundo Rebouças, está realizando justamente o contrário, aumentando cada vez mais o número de terceirizados. Entre as situações mais críticas, ele aponta a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que provoca a terceirização dos hospitais universitários.
“A presidente Dilma realizou um monte de promessas, para o servidor público universitário, mas não teve nenhuma melhoria concreta. Ela não cumpriu nada”, contestou o sindicalista.
O Sintest também contesta o decreto de lei que está para ser votado que criminaliza as manifestações de servidores nas ruas. O decreto prevê prisões e punições administrativas para os protestantes.
“É um crime contra a democracia essa lei, não podemos aceitar. Por isso, vamos realizar a greve e nos manifestar contrário a isso”, disse.


defato.com

SINTE/RN convoca categoria para participar das atividades da greve

O SINTE/RN convoca categoria para participar das atividades da greve que serão realizadas nas primeiras duas semanas da paralisação. Serão montadas barracas nas calçadas da sede do Sindicato em Natal e nas Regionais para divulgação dos motivos da paralisação, mobilização da população e concentração da categoria.

Haverá também exposição de faixas com os eixos da greve e os trabalhadores devem usar coletes de greve, colher assinaturas em favor da greve, promover atividades culturais, palestras, reuniões, expor fotografias das escolas e conversar com a população.

Confira a programação completa:

1ª Semana (de 28 a 31 de janeiro)

Terça-feira (28)

Assembléia de deflagração da greve.
Visita dos trabalhadores em educação às escolas nos turnos vespertino e noturno para se reunir com a comunidade escolar e informar dos objetivos da greve.

Quarta-feira (29)
Retorno dos profissionais às escolas no turno matutino para realizar reunião com a comunidade escolar e informar dos objetivos da greve.

Quinta-feira (30)
Visita às escolas:
Zona Sul (concentração às 7:30 na Escola Estadual José Fernandes Machado);
Zona Oeste (concentração à tarde);
Ato público no bairro da Cidade da Esperança em frente à rodoviária às 16 horas.

Sexta-feira (31)

Carro de som na Ribeira;
Visita às escolas da Zona Leste (concentração na Escola Estadual Pe. Monte, ás 7:30;
Ato público às 16 horas em frente à Assembléia Legislativa.


2ª SEMANA (de 1º a 7 de fevereiro)

Sábado (1º)
Carro de som na feira do Alecrim;

Segunda-feira (3)
Carro de som na Ribeira;
Ato público nas proximidades da feira às 10 horas;
Assembléia às 14:30 na E. E. Wiston Churchill com ato público na Praça João Pessoa.

Terça-feira (4)
Assembleia da Rede Municipal de Natal, às 8:30;
Visita às escolas da Zona Norte, a partir das 13:30;
Ato público na Praia da Redinha (Mercado) às 16 horas.

Quarta-feira (5)
Carro de Som e visita as escolas de Macaíba com ato público às 16 horas na Praça principal da cidade.

Quinta-feira (6)
Carro de som e visitas as escolas em São José de Mipibú e Nísia Floresta;
Ato público em frente à Prefeitura de Nísia Floresta às 16 horas. Convocação dos Municipais em Luta.

Sexta-feira (7)
Acampamento a partir das 9 horas na Praça 7 de Setembro, próximo à Assembleia Legislativa e à Prefeitura de Natal.

Contra assaltos, entra em vigor lei que proíbe uso de capacete em lojas e postos no RN


"Fica proibido o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais públicos ou privados." É o que determina o primeiro parágrafo da LEI Nº 9.827 que foi publicada na edição desta quarta-feira (28) no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.
O teor da lei detalha ainda que os responsáveis pelos estabelecimentos deverão afixar, no prazo de 60 dias, a contar da data de publicação da Lei, uma placa indicativa na entrada do estabelecimento, contendo a inscrição: “É PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOA UTILIZANDO CAPACETE OU QUALQUER TIPO DE COBERTURA QUE OCULTE A FACE”.
Ainda segundo o conteúdo da LEI N° 9.827, a infração à determinação da Lei acarretará ao responsável infrator multa no valor de R$ 250,00 , aplicada em dobro em caso de reincidência.
A Lei especifica ainda que os efeitos da lei estende-se aos prédios que funcionam no sistema de condomínio; que nos postos de combustíveis, os motociclistas deverão retirar o capacete antes da faixa de segurança para abastecimento; e que bonés, capuzes e gorros não se enquadram na proibição, salvo se estiverem sendo utilizados de forma a ocultar a face da pessoa.
O projeto foi apresentado pelo deputado José Adécio (DEM) , em maio do ano passado, para garantir a segurança desses locais, que são alvos frequentes de assaltantes que usam capacete para agir em locais de concentração.


defato.com

Hoje na Historia

Aconteceu em

 
1948 - Em Nova Deli, um extremista hindu assassinou Mahatma Gandhi.

 
1945 - A 30 de janeiro de 1945, o ditador Adolfo Hitler fez o seu último discurso na rádio, no 12º aniversário da sua chegada ao poder.

fonte canal de historia

PMDB apresenta Fernando Bezerra para correligionários nesta quinta-feira

A indefinição do PMDB sobre quem será o candidato do partido para o Governo do Estado pode estar perto de acabar. Nesta quinta-feira (30), a sigla se reúne para discutir um nome para a disputa estadual e, provavelmente, deve apresentar o nome do empresário e ex-ministro Fernando Bezerra, apoiado pela cúpula peemedebista, para análise dos correligionários do interior do RN.
“O candidato que para mim e Garibaldi será apresentado para o partido, não será imposto, será o nome de Fernando Bezerra, pela sua qualificação e seu currículo”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados (e do partido no RN), Henrique Eduardo Alves, defendendo que “Fernando Bezerra tem o perfil de um gestor que o Estado deveria ter” – praticamente, as mesmas palavras ditas por Garibaldi Filho quando defendeu o nome de Fernando Bezerra para o cargo.
A declaração de Garibaldi sobre a candidatura de Fernando Bezerra foi afirmada no final do ano passado. “A minha é Fernando Bezerra, mas não decido sozinho. Se pudesse lançar um candidato, eu sinceramente fazia um apelo aos correligionários e lançaria o nome de Fernando Bezerra. Ele ainda disse que está estudante, pensando, examinando o quadro. Mas eu diria que ele é um nome viável do meu ponto de vista”, comentou o ministro da Previdência Social.
Por sinal, a cúpula peemedebista não é a única a apoiar o nome de Fernando Bezerra. O deputado estadual Nélter Queiroz, por exemplo, é um dos que defende a escolha do partido pelo ex-ministro da Integração Social e também ex-senador da República. “Fernando Bezerra é um nome que está posto para a discussão com outros partidos e com a sociedade, sem nenhum tipo de pressão. Eu apoio o nome dele, mas acho que essa discussão passa pelo povo do RN e também pelos demais partidos. A gente tem que fazer uma grande frente em prol do Rio Grande do Norte, porque a situação do Estado não está fácil”, afirmou Nélter Queiroz.
Assim como o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao defender Fernando Bezerra, o deputado estadual também ressaltou o perfil “empreendendo”, “gestor” do empresário, ex-ministro da Integração Nacional e ex-senador da República. “Fernando Bezerra tem um perfil importante para o RN que é o perfil de gestor. O povo está cansado de candidato simpático, popular, carismático. Precisa de um gestor que consiga resolver os problemas”, afirmou Fernando Bezerra.
Apresentado para os correligionários, o nome de Fernando Bezerra, segundo o presidente Henrique Alves, será discutido pelos peemedebistas. Para ser o candidato mesmo da sigla, ele precisará ser aprovado, fato que não será tão fácil, uma vez que Fernando Bezerra ainda não tem a unanimidade da sigla – alguns têm receio que pelo tempo afastado da política (desde 2002), ele tenha perdido espaço eleitoral. “Não será nada imposto. Hoje, não se pode mais impor nomes ou se está fadado ao fracasso”, garantiu Henrique.

fonte portal noar

Governo do Estado decide cortar ponto dos professores em greve

A Secretaria Estadual de Educação (Seec) decidiu ontem cortar o ponto dos grevistas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN). Em nota oficial na tarde do primeiro dia de paralisações dos educadores, a Seec criticou os grevistas e afirmou não haver motivos para a suspensão das atividades.
A Secretaria citou ainda algumas reivindicações da categoria atendidas pelo governo, como o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos, a alteração do porte das escolas e a concessão de uma letra a todos os professores (a chamada "promoção horizontal"), e, questiona caráter político das atitudes do Sinte.
Coordenador do Sinte, Rômulo Arnaud afirma que o governo está tentando desmoralizar a categoria e ferindo um direito constitucional dos trabalhadores, o direito à greve.
"É um absurdo. O governo querer acabar com a greve através de ameaças. Isto é um desserviço à educação do Estado. O discurso usado de que nossas atividades têm fins políticos é ridículo. Fizemos a maior greve da história do Rio Grande do Norte em 2011, ano em que não houve eleição alguma. A categoria não faz greve olhando o calendário eleitoral, fazemos quando é preciso", disse.
Rômulo Arnaud destaca que, se necessário, a categoria irá recorrer à intervenção federal e até mesmo a órgãos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), para pressionar o Governo a cumprir os acordos firmados em 2013.
"Na greve passada, o governo entrou com pedido de ilegalidade contra a categoria, pedido que foi negado porque a Justiça entende que a greve é um direito do trabalhador e que nós estamos lutando por uma educação de qualidade", disse o coordenador, que reafirma o convite à população para que se integre ao movimento grevista.

fonte o mossoroense

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Início das aulas: Salas das escolas estaduais não têm carteiras




Falta de estrutura para comportar os alunos. É isso que ficou exposto nesta terça-feira (28), dia marcado para iniciar as aulas na rede estadual de ensino. Como resultado, o início das aulas foi suspenso em alguns locais, em outros os diretores usaram o pouco que tinha, para tentar iniciar de alguma forma.
28/01/2014 - Professores da rede estadual de ensino entram em greve por tempo indeterminado

Diretora do Moreira Dias aponta problemas
de estrutura
.
A Escola Moreira Dias, no bairro Doze Anos, só tem oito salas de aula e pouco menos de 300 carteiras, mas cerca 1500 alunos estão matriculados, para os três turnos. A diretora da instituição, Socorro Freire, afirma que o grande número de alunos matriculados se deu por conta de um erro no Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), sistema de matrícula adotado pela primeira vez neste ano.

Segundo Socorro, a orientação da Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired) foi a de aceitar todos os alunos que se apresentassem com o comprovante de realização de matrícula do sistema, mas não pode atender a grande demanda.

“A orientação que recebemos é de aceitar todo mundo com o comprovante do Sigeduc. Quando vimos que estávamos em 1500 alunos nós paramos, porque o turno que tínhamos mais alunos no ano passado, que era o vespertino, contava com 308 estudantes. Queremos nos desculpar com os pais e alunos, pois não é algo da nossa vontade”, declarou a diretora, afirmando que adiou o início para o dia 03 de fevereiro, na expectativa que o problema seja resolvido, mas não tem certeza de que o ano letivo será iniciado nesta data.
A professora de história Rita Maria afirma ainda que a Secretaria Estadual de Educação solicitou que fosse desativada a biblioteca ou a sala de informática, para receber mais uma sala de aula.  “Em tempos da era da informática, onde até a matrícula é online, desativar uma sala de computação? E uma escola sem biblioteca não existe”, questionou a professora.
A coordenadora do 12ª Dired, Magali Delfino, exime o Governo do Estado de culpa, afirmando que não houve comunicado oficial da diretoria do Moreira Dias, fato que não pôde colocar a instituição dentro do planejamento do Dired.
“Fui realizar uma visita normal, como faço em todas as escolas no início de ano letivo, e me deparei com essa paralisação. Essa é uma escola que sempre funcionou muito bem, mas passou por eleições, mudança de diretoria e não nos comunicou sobre a situação. Trabalhamos com planejamento e todas as escolas nos passaram em novembro as dificuldades que teriam para iniciar as aulas”, comentou Magali, afirmando que vai passar um balanço para a Secretaria de Educação, sobre a situação de todas as escolas que não iniciaram as aulas, para que os problemas sejam resolvidos.
A direção da escola reconhece que não realizou o comunicado oficial, por falta de tempo hábil, mas afirma que vai enviar ainda nesta terça-feira (28).
Rodízio
Se na Escola Moreira Dias houve a suspensão do início das aulas, a diretoria da Escola Estadual Jerônimo Rosado, no bairro Vingt Rosado, resolveu optar por um rodízio. Com duas salas sem uma carteira escola sequer, a diretora Régia Berlânia determinou distribuir as turmas no calendário escolar.   Diretora Régia apresenta ofício
“Até que seja resolvido, vai ser assim, vai ter aula em uma turma e em outra folga, para que não haja um prejuízo total do ensino”, declarou Régia.
A diretoria da escola também usou as ferramentas que tinha para equipar as turmas. Sem carteiras em outras turmas, as salas estão montadas com birôs que seriam para professores com alunos, cadeiras doadas pela Ufersa e outras quebradas.
Régia Berlânia apresentou, a reportagem do DEFATO.COM, dois ofícios que foram enviados. No primeiro, do dia 10 de janeiro, ela solicita 300 carteiras ao Dired, que segundo ela, afirmou que iria repassar logo que pegasse as carteiras de outras escolas
que foram desativadas. No outro do dia 21, foram pedidas 200 carteiras a Coordenadoria de Manutenção, Patrimônio e Serviços (Comps), que não obteve resposta.
“Ainda temos outros problemas, como a falta de nove janelas, que expõe a escola aos ladrões. As carteiras e birôs quebrados. Enfim, o pouco que temos está sucateado”, declarou Régia.


Sala de aula estão sem carteiras. Guerra Júnior
Magali Delfino afirma que a 12ª Dired não aceita o sistema de rodízio e vai tomar as ações cabíveis. Ela contesta que o ofício não foi entregue em suas mãos e, que mesmo assim, foi enviado poucos dias antes do início das aulas, quando deveria ter comunicado sobre a falta de carteiras desde novembro. 

defato.com