quinta-feira, 3 de julho de 2014

TRE-RN mantém cassação de prefeita e vice-prefeito de Baraúna

Na tarde da última terça-feira, 1º, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve a cassação de Luciana Oliveira (PMDB) e Edson Barbosa (PV), respectivamente, prefeita e vice-prefeito de Baraúna. Também foi mantida a inelegibilidade dos então recorrentes, pelo prazo de oito anos, contados do pleito de 2012.
Com relatoria do juiz Eduardo Guimarães e por unanimidade de votos, a Corte, em dissonância com o parecer exarado pelo Ministério Público Eleitoral, reconheceu a prática de abuso de poder econômico, mantendo a sentença de primeiro grau pelos próprios fundamentos.
Também por unanimidade, foi acolhida questão de ordem para que a comunicação da decisão proferida na ocasião seja feita após a publicação do julgamento de eventuais embargos de declaração.
No dia 11 de junho, Luciana havia conseguido decisão favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou o retorno da prefeita ao cargo, do qual estava afastada desde o dia 7 de maio.
A peemedebista, segunda colocada no pleito de 2012, assumiu a chefia do Executivo de Baraúna em 30 de janeiro desse ano, substituindo o prefeito Isoares Martins (PR), cassado por abuso de poder na campanha de 2012. No entanto, em decisão proferida pelo ex-juiz eleitoral Herval Sampaio Júnior, e mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luciana Oliveira também foi cassada, assumindo a Prefeitura o presidente da Câmara Municipal, Tértulo Alves, que agora volta a ocupar o cargo interinamente.
A eleição de Baraúna foi uma das mais acirradas no Rio Grande do Norte em 2012. Nenhum dos candidatos atingiu mais de 50% dos votos válidos. Isoares derrotou Luciana por apenas 176 sufrágios de maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário