quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Corpo de Bombeiros tem apenas 35 homens para cobrir litoral potiguar

Um homem foi resgatado com vida hoje pela manhã na Praia do Meio, por volta das 9h, por uma equipe do posto de salva-vidas do Corpo de Bombeiros.O homem,com cerca de 50 anos, havia entrado para o mar, após ter ingerido uma grande quantidade de bebida alcoólica e foi levado pela correnteza.
Três salva-vidas entraram na água e conseguiram resgatá-lo aplicando os primeiros socorros. Até o início da tarde, a central do Corpo de Bombeiros ainda não tinha detalhes da ocorrência que foi flagrada pelas lentes do fotógrafo Cláudio Abdon, do portalnoar.com
Segundo informações do tenente Chistiano Couceiro, do Corpo de Bombeiros, existe atualmente um efetivo de 35 homens para cobrir todo o litoral do Estado. No ano passado havia um efetivo de 60 soldados, o que configura uma redução de quase 50%.
“Isso se deve principalmente à falta de concursos e a crescente aposentadoria dos nossos militares. Não está havendo reposição”, informa. Pelos cálculos do oficial, seriam necessários pelo menos 300 homens para realizar o trabalho.
Recentemente, a governadora Rosalba Ciarlini prometeu a realização de concursos e promoção de soldados e oficiais para o órgão como forma de minimizar o problema.
Neste período de verão a corporação dispõe de um efetivo diário de quinze homens, devido as escalas, para abranger as praias de Ponta Negra, Praia do Meio, Redinha e Búzios.
“Todas as outras praias estão descobertas, porque não temos homens suficientes. Se houver alguma solicitação teremos que deslocar equipes destas praias para os locais de salvamento.”, disse Couceiro
Foi o que ocorreu hoje pela manhã  quando houve uma solicitação de resgate para Ceará Mirirm onde um homm se afogou em uma lagoa.
No caminho ao local, a equipe foi avisada que o corpo já havia sido resgatado pela própria população. “ Nesse caso preferimos voltar à base porque senão seria uma equipe a menos para salvar outras vidas “, disse o oficial de plantão do Corpo de Bombeiros.
Com o efetivo reduzido, o tenente Couceiro faz um alerta:“Em casos da realização de eventos, principalmente no interior, pedidmos que os organizadores solicitem o apoio dos bombeiros com pelo menos cinco dias de antecedência para que possamos nos organizar nesse trabalho de suporte”, pede

Nenhum comentário:

Postar um comentário