Os cursos reprovados do RN obtiveram nota 2 nas avaliações feitas no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A nota máxima é 5 e a mínima é 1 (3 é considerado satisfatório). A faculdade mossoroense reprovou em Direito, Administração e Ciências Contábeis. Obtiveram o mesmo índice os cursos de Direito e Administração da Faculdade Estácio de Natal, que fica na capital do estado, e a Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias, de Assu, respectivamente.
Comunicado postado hoje no site da Mater Christi, assinada pela diretora geral da instituição, Maria Auxiliadora, confirma a reprovação, mas enaltece outros resultados obtidos pela instituição em avaliações, como no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
A reprovação da qualidade do ensino que é ofertado nestes cinco cursos é vista de forma extremamente negativa, mas se for observado o percentual de instituições que foram consideradas aptas para continuar com o ensino, a situação muda de cenário. Atualmente, segundo dados do Ministério da Educação, o RN tem 168 cursos cadastrados, distribuídos entre 32 cidades (atende 19,16% do território). A reprovação representa apenas 2,97%.
Dentre aqueles que foram rejeitados no Conceito Preliminar de Curso, Direito obteve a maior escala, com três vestibulares suspensos, de um total de cinco. A situação revela-se preocupante quando observamos os dados do MEC acerca da quantidade de cursos de Direito que são ofertados atualmente no RN e o percentual de reprovação. É possível matricular-se em 13 instituições diferentes. Assim, o índice de reprovação de Direito no RN chega a 23%.
No RN, nenhum dos cursos poderá ter a sanção (suspensão do vestibular) revista, de acordo com o MEC. Aqueles que apresentaram um resultado ruim, mas melhoraram seu índice de 2009 para 2012 podem recorrer. Se aprovados, estes terão a chance de fazer vestibular já em 2014. No caso dos cinco cursos do RN, todos obtiveram nota 2, nas duas avaliações. Para aqueles que a nota decresceu, o prazo mínimo para a volta do vestibular é só em 2015.
PREJUÍZO À EDUCAÇÃO
Os 270 cursos com CPC insatisfatório em 2009 e 2012 representam um corte de 44.069 vagas. No ano passado, foram avaliados os cursos de humanidades: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão se Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais também foram avaliados.
OS REPROVADOS DO RN
# Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Curso de Administração (Mossoró)
CPC 2009 – 2
CPC 2012 – 2
# Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Direito (Mossoró)
CPC 2009 – 2
CPC 2012 – 2
# Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi – Ciências Contábeis (Mossoró)
CPC 2009 – 2
CPC 2012 – 2
# Faculdade Estácio de Natal – Direito (Natal)
CPC 2009 – 2
CPC 2012 – 2
# Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias – Administração (Açu)
CPC 2009 – 2
CPC 2012 – 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário