sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sesap traça estratégias para enfrentar Influenza H1N1em Mossoró e região

Na manhã de ontem, 13, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu uma reunião para traçar estratégias para o enfrentamento do vírus da gripe Influenza A (H1N1) em Mossoró e região. O encontro foi realizado no Centro de Capacitação da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).
A reunião contou com a presença de técnicos da II Ursap, representantes do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Hospital Rafael Fernandes, Hospital da Mulher, Hospital da Polícia Militar, Hospital Wilson Rosado. Também participaram representantes da Vigilância à Saúde de Mossoró, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unimed, Laboratório Regional de Mossoró (Lacem), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Casa de Saúde Dix- sept Rosado.
Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal, a reunião teve como objetivo preparar o município para dar resposta aos casos suspeitos de Influenza A (H1N1) e outras doenças respiratórias. Conforme dados da Sesap, um caso de morte por Influenza foi confirmado no município.
Diante do quadro, a Secretaria promoverá ações de informação e conscientização na cidade, em especial nos locais onde registra grande aglomeração de pessoas. "A cidade vivencia um grande evento de massa, o Mossoró Cidade Junina. A expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas de várias regiões do país participem do evento, durante todo o mês de junho no qual as pessoas ficam muito próximas e podem propagar o vírus H1N1", alerta a subcoordenadora.
Ela destaca que nessa situação é de suma importância informar aos profissionais de saúde, autoridades e gestores em saúde, sobre os riscos da propagação do vírus H1N1. A ideia é traçar estratégias para controlar o vírus e repassar ao máximo as informações sobre como prevenir o vírus para evitar a contaminação.
Conforme a Sesap, no período de 31 de maio a 5 de junho foram confirmados dois óbitos para Influenza A(H1N1) sendo um indivíduo de 62 anos, residente em Natal, e uma pessoa de 38 anos, residente em Mossoró.

fonte o mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário