sábado, 30 de novembro de 2013

Dilma cresce e oposição encolhe, aponta Datafolha

De junho para cá, os pré-candidatos a presidente fizeram o possível para recuperar a popularidade perdida por causa do abalo provocado pelas manifestações de rua em todo país. Por enquanto, só a presidente Dilma Rousseff segue em trajetória ascendente. A oposição oscila entre bons e maus momentos, e agora encolheu um pouco mais, segundo o Datafolha.
Dilma ou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, lideram a corrida presidencial em todos os cenários mais prováveis para 2014 --o Datafolha testou nove combinações de nomes.
A presidente pontua de 41% a 47%, dependendo de quem são seus adversários. Lula oscila de 52% a 56%.
O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar do conforto momentâneo que oferecem a Dilma, os eleitores emitem um sinal contraditório para a petista. Dois terços dizem preferir que "a maior parte das ações do próximo presidente seja diferente" das adotadas por ela.
Entre todas as simulações com os nomes dos pré-candidatos, o cenário que parece mais provável hoje é também aquele em que Dilma está mais bem colocada. Ela tem 47% contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Em outubro, ela pontuava 42%. O tucano tinha 21% e o socialista, 15%.
Nesse cenário, o percentual de eleitores que vota em branco, nulo ou que se diz indeciso ficou inalterado em 23%, de outubro até agora. Ou seja, a petista cresceu extraindo votos dos dois adversários diretos nesse período. Ganharia no primeiro turno.
A presidente só não venceria hoje a eleição na primeira votação nos cenários em que Marina Silva aparece como candidata. Ocorre que a ex-senadora se filiou ao PSB e não é certo que vá concorrer como cabeça de chapa nas eleições do ano que vem.
Numa das simulações, a petista fica com 41% contra 43% dos outros dois adversários somados (Marina registra 24% e José Serra 19%). Mas Dilma está se recuperando. Em outubro, tinha 37%, contra 28% de Marina e 20% de Serra.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, testado num dos cenários, aparece com 15%, numericamente em segundo lugar. Dilma, com 44%, venceria no primeiro turno. Aécio teria 14%. Campos, 9%.
Diferentemente de Dilma, o ex-presidente Lula venceria a disputa no primeiro turno nos quatro cenários em que seu nome aparece --inclusive contra Marina e Serra.

folha.com

Relatório do Impeachment da governadora será apresentado próxima semana na ALRN

O relator do pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermano Morais (PMDB), apresentará seu relatório na próxima terça-feira, durante reunião da Comissão. Hermano não adianta o teor do relatório, mas avisa que está se aprofundando nos apontamentos feitos pelos cidadãos que assinaram o pedido.
“Estou me debruçando, com muita responsabilidade, nos apontamentos feitos pelos cidadãos que julgaram importante trazer à luz da Assembleia Legislativa informações que poderão resultar no afastamento da governadora Rosalba Ciarlini. São apontamentos de problemas enfrentados pelo governo nos mais diversos segmentos da administração, desde o funcionalismo, problemas nos setores de saúde, educação, não contratação de servidores, entre outros”, explicou Hermano Morais.
De acordo com Hermano, que é presidente da Comissão, sua escolha para a relatoria da matéria se deve aos demais integrantes da comissão, que julgaram por bem, diante da relevância da matéria, que o próprio presidente da Comissão fosse o relator.
Atualmente na oposição ao governo Rosalba Ciarlini, Hermano disse, porém, que está despido de qualquer ranço político na avaliação, se atendo a averiguar a fundamentação apresentada pelos autores da proposta de impeachment, tecnicamente.
Depois que o parecer for apreciado na Comissão será encaminhado ao plenário da Casa, para votação, oportunidade em que os demais membros da Casa devem se pronunciar sobre as medidas a serem adotadas. A Assembleia tem a prerrogativa de afastar a governadora do cargo, em caso de crimes de responsabilidade.

do portal JH

Relatório aponta que apenas 20% dos homicídios do RN têm inquéritos instaurados


Apenas 20% dos homicídios no Rio Grand do Norte tem inquéritos instaurados. A informação é do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RN.
Segundo o CEDH, com base em dados colhidos no Itep, polícias e SUS, foram 1578 homicídios ocorridos no Estado até novembro deste ano. Do total de vítimas, 471 são pessoas com até 21 anos de idade.
Um dos municípios apontados pelo Conselho como mais preocupante no RN é Macaíba, município da Grande Natal, com taxa de 132,5 homicídios por proporção de 100 mil habitantes.
Câmara de Monitoramento de Homicídios
Bons projetos, recursos financeiros e gestão. É com este tripé de ações concretas que será possível vencer os desafios para diminuir a incidência de assassinatos no Rio Grande do Norte. Estas são algumas das conclusões da reunião de instalação da Câmara de Monitoramento de Homícidios, encerradas no início da tarde desta sexta-feira (29), no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). De 2011 para 2013, o número de processos julgados por tribunais do júri no Estado passou de 436 para 914.
“Não adianta, cada órgão reclamar suas dificuldades, é importante agir e propor soluções”, frisa o juiz auxiliar da Presidência do TJ potiguar, Fábio Filgueira, coordenador do grupo, diante de representantes da Segurança Pública, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB/RN e Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep). A reunião contou com a participação de Flávio Crocce Caetano, secretário nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (MJ).
“O fato de logo na reunião inaugural, os juízes Fábio Filgueira e Raimundo Carlyle, do TJRN, apresentarem o diagnóstico do Judiciário sobre a situação dos processos julgados é exemplar e serve de modelo para os demais órgãos”, observa Crocce. Após a opinião do secretário do MJ, ficou marcada a data da primeira reunião de trabalho da Câmara : dia 6 de dezembro, às 9h. Nela, as instituições participantes podem trazer diagnósticos, possíveis projetos, ideias e propostas para o enfrentamento dos crimes de morte no Rio Grande do Norte. “Não vi em nenhum lugar onde o Brasil Mais Seguro e a Câmara tenha sido instalada, um diagnóstico tão claro como o daqui”, reitera o secretário.
Uma das propostas do secretário nacional de Reforma do Judiciário é instalar a mediação de conflitos nas comunidades. “É lá que acontecem 84% dos homicídios no Brasil e por motivos fútis, geralmente”. No Brasil, Casa de Direitos, com MP, TJ, INSS, Defensorias Públicas e outros serviços já funcionam em bairros como Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e Jacintinho, em Maceió.
Alagoas
Flávio Crocce enfatiza que o Rio Grande do Norte precisa do projeto. Ele salienta que o mérito maior da Câmara é integrar a Polícia Judiciário à Justiça, fortalecendo essas duas esferas. Outra inciativa importante é realizar mutirões de Tribunais de Júri. O secretário acredita que se houver foco na área de investigação de homicídios e no aumento dos julgamentos deste tipo de crime muitos avanços podem ser obtidos. “Todo homicídio tem de ser investigado para que a partir desse trabalho surja um processo e uma condenação”, afirma Crocce. “A taxa de investigação de homicídios, não só no RN como em todo o Brasil, é muito baixa”. O representante do Governo Federal menciona outro Estado nordestino, onde o trabalho já começou.
Em Alagoas, onde o programa Brasil Mais Seguro e a Câmara de Monitoramento estão presentes a 1 ano e quatro meses, depois de 12 anos, onde os homicídios só crescimento, foi possível registrar uma diminuição em média de 10% no Estado. O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MJ, Diogo Carvalho, apresentou dados que apontam que em 2013, houve em Alagoas um aumento de 53% na quantidade de julgamentos de processos de homicídio. E isto, com o número de sentenças superando o de que processos distribuídos. Quase 7 mil armas foram encaminhadas ao Exército para serem destruídas.
A instalação contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Aldair da Rocha; do delegado geral de Polícia, Ricardo Sérgio Oliveira; Tiago Bataglini, do Núcleo de Justiça Comunitária do MJ; Jeanne Karenine, defensora pública geral do RN; Jovino Pereira, procurador geral adjunto de Justiça, e Paulo Roberto do Vale, perito criminal do Itep, entre outros representantes de órgãos públicos estaduais.

Do TJRN.

Hoje na Historia

Aconteceu em



1886 - O Folies Bergères organiza a primeira revista.


 
1982 - A 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançou o seu sexto álbum de estúdio intitulado "Thriller".

1872 - Disputada a prieira partida oficial de futebol. entre Escócia e Inglaterra .


1939 – Segunda Guerra Mundial: a URSS invade a Finlândia.

1993 – Estréia A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg.

2004 – O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.

fonte canal de historia / dia-dia noticias.

Contratos sem material coletivo




Está em vigor, há quatro dias, uma lei federal que vai dar mais transparência nas relações de consumo entre os pais de alunos e as escolas particulares, sobretudo, quanto à aquisição de material de uso coletivo. A Lei nº 12.886 foi sancionada na terça-feira (26) pela presidente Dilma Rouseff e diz que aquele tipo de material necessário à prestação de serviços educacionais contratados, devem ter os custos correspondentes sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou semestralidades escolares.

Para o diretor geral do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Kleber Fernandes da Silva, fica claramente demonstrado na lei, que esse tipo de material “é de responsabilidade da escola, porque já cobra mensalidade pra isso e devia embutir esse material no seus custos, não pode transferir essa responsabilidade para os pais de alunos”.


Kleber Fernandes avaliou que por ter um peso maior, à medida em que passar a ser utilizada como mecanismo por todo o sistema nacional de Defesa do Consumidor, além das Defensorias Públicas e o próprio Ministério Público, que vão passar a citar nas ações civis públicas, haverá mais segurança jurídica.

Isso porque, à emenda à Lei Federal n° 9.870/99 que regulamenta a contratualização dos serviços entre os pais e escolas, tem um peso maior dado ao princípio da hierarquia das normas e vai gerar entendimentos mais uníssonos em todo o Brasil, no sentido de que tipo de prática é abusivo e ilegal.

Fernandes explica que diante do  fato da lei já ter entrado em vigor, se algum pai de aluno se considerar lesado ou prejudicado na compra do material escolar do filho, pode procurar o Procon municipal. “No caso de denúncia, autua-se a instituição de ensino, que será convocada para uma audiência de conciliação; uma vez não havendo um acordo, pode-se aplicar uma multa pecuniária, que não será destinada ao consumidor”.

O diretor do Procon municipal afirmou que uma escola infratora pode sofrer todas as sanções administrativas previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. “Vão desde a aplicação de multas até a suspensão da atividades da instituição de ensino”, de acordo com a gravidade, reincidência infracional ou com o fato de se negar a cumprir, efetivamente, o que dispõe a lei.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ministério Público pede cassação de 13 deputados federais que trocaram de partido sem justa causa


A PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) propôs ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nesta quinta-feira (28), 13 ações de perda de mandato por desfiliação partidária sem justa causa contra parlamentares, de acordo com informações do MPF (Ministério Público Federal). Segundo os pedidos, os deputados não comprovaram o cumprimento de nenhuma das hipóteses legais que autorizam a troca de partido.
De acordo com o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio de Aragão, autor das ações, os pedidos de cassação foram feitos porque o mandato tem caráter representativo e deve manifestar a vontade popular e não do deputado. A legislação do TSE prevê que o partido político pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação de perda de mandato em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Se o partido não reivindicar o cargo no prazo de trinta dias, contados da data da desfiliação, o Ministério Público tem prazo de mais 30 dias pode propor a cassação.
Confira a lista dos 13 deputados federais que podem perder o mandato:

José Humberto/MG - saiu do PHS e se filiou ao PSD
Stefano Aguiar/MG - saiu do PSC e se filiou ao PSB
Dr. Paulo César/RJ - saiu do PSD e se filiou ao PR
Deley (Wanderley Alves de Oliveira)/RJ - saiu do PSC e se filiou ao PTB
Walter Feldman/SP - saiu do PSDB e se filiou a PSB
Luiz Nishimori/PR - saiu do PSDB e se filiou ao PR
Silvio Costa/PE - saiu do PTB e se filou ao PSC
Wilson Filho/PB - saiu do PMDB e se filiou ao PTB
Alfredo Syrkis/RJ - saiu do PV e se filou ao PSB
Paulo Henrique Lustosa/CE - saiu do PMDB e se filiou ao PP
Beto Mansur/SP - saiu do PP e se filiou ao PRB
Francisco Araújo/RR - saiu do PSL e se filiou ao PSD
Cesar Halun/TO - saiu do PSD e se filiou ao PRB

PERGUNTAS FEITAS NA PORTA DO CÉU

São Pedro, na triagem celeste para poder entrar no céu, perguntou para o americano:
O que é mole, mas na mão da mulher fica duro?
O americano pensou e respondeu: – Esmalte.
- Muito bem, pode entrar. – disse São Pedro
São Pedro continuou e perguntou ao italiano:
- Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado?
O italiano respondeu: – Na África.
- São Pedro disse: Certo. Pode entrar.
São Pedro perguntou ao alemão :
- O que as mulheres tem, que tem seis letras, começa por B, termina com A não sai da cabeça dos homens?
O alemão respondeu: – A Beleza ..
-São Pedro disse: Certo. Pode entrar.
São Pedro perguntou ao francês:
- O que as mulheres têm no meio das pernas?
O francês respondeu: – O Joelho…
- São Pedro disse: Muito Bem. Pode entrar também.
E perguntou ao inglês:
- O que é que a mulher casada tem mais larga que a solteira?
O inglês respondeu: – A cama de casal
- São Pedro disse: Ótimo. Pode entrar.
São Pedro perguntou ao espanhol:
- O que é, que é redondo, tem duas letras, um furo no meio, começa com C, quem dá fica feliz e quem ganha fica mais ainda?
O espanhol respondeu: O cd!
-São Pedro, certo! Entre também…!!!
E quando Sao Pedro ia fazer a última pergunta a um brasileiro, o mesmo virou-se e foi saindo de fininho…
São Pedro chamou-o :
- Você não vai responder à sua pergunta?
O brasileiro falou:
- São Pedro? Estou sem chance. Errei todas as perguntas anteriores … Para que lado fica o inferno???

Hoje na Historia

Aconteceu em



1929 - O explorador americano Richard E. Byrd e os seus três companheiros sobrevoam pela primeira vez o Pólo Sul.

 
1947 - No dia 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU decidiu dividir a Palestina em dois estados, um árabe e outro judeu. Tudo aconteceu depois de a Grã-Bretanha ter abandonado a Palestina. 

 
2001 - A 29 de novembro de 2001 faleceu, aos 58 anos de idade, o músico George Harrison na casa que o seu ex-colega Paul McCartney tem em Hollywood Mills, em Los Angeles. 


1782 – A Grã-Bretanha assina acordo preliminar em Paris, reconhecendo a independência dos Estados Unidos.

1807 – A família real portuguesa embarca com destino ao Brasil aquando das Invasões Francesas.

1888 – O físico alemão Heinrich Hertz prova a existência da radiação eletromagnética.

fonte canal de historia 

Energia no RN sobe acima da média

Dados divulgados ontem pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostram que o custo médio da energia subiu 20,8% no Rio Grande do Norte, para a indústria, quase o dobro da média nacional (de 11,1%) e praticamente anulando a queda aplicada à tarifa em janeiro, quando houve redução de 22,9%. Os números estão disponíveis no novo site sobre custo da energia para a indústria no Brasil, que entrou no ar ontem, pelo endereço www.firjan.org.br/quantocusta.

“A desoneração fiscal do governo federal e o processo de renovação das concessões provocaram queda efetiva no custo da energia elétrica no Brasil, mas os reajustes das distribuidoras e o acionamento das térmicas já absorveram parte da redução”, diz a Firjan.

Segundo o levantamento, o custo médio para a indústria no país caiu 20,8% entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013 (de R$ 332,23 por MWh para R$ 263 em janeiro deste ano). No entanto, apesar da redução de encargos e tributos, voltou a subir, atingindo média de R$ 292,16 por MWh em novembro. Alta de 11,1%.

No Rio Grande do Norte, o custo médio caiu 22,9% entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano, quando entrou em vigor a política do governo de redução de encargos e tributos (de R$ 292,00 por MWh para R$ 225,10). Ao longo do ano, com os reajustes e acionamento das térmicas, voltou a subir, chegando a R$ 271,97 em novembro, anulando grande parte dos efeitos da política de desoneração.

Cláudia Regina é cassada duas vezes em processo em que era acusada de fazer caixa dois

A juíza da 34ª Zona Eleitoral Ana Clarisse Arruda cassou o mandato da prefeita Cláudia Regina (DEM) mais uma vez. A exemplo da última sentença de Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, a magistrada proferiu duas sentenças numa só.
A decisão não terá efeito imediato em respeito às decisões recentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que sempre deram à prefeita o direito de recorrer no exercício do mandato.
A magistrada unificou os processos questionando supostas irregularidades nas prestações de contas de Cláudia Regina movidos pelo Ministério Público e pela coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz.
A defesa da prefeita ainda tentou argumentar que ela já tinha tido as contas aprovadas, mas isso não convenceu Ana Clarissa Arruda. "A despeito da decisão proferida por este Juízo nos autos da Prestação de Contas, processo eminentemente administrativo, deixo bem claro que os dois feitos são diferentes, com natureza e objeto distintos, a despeito de tratarem dos mesmos fatos, não havendo litispendência entre eles, de modo que a aprovação prolatada nos autos da Prestação de Contas não determina a decisão aqui proferida, por serem absolutamente autônomas as deliberações", argumentou.
Uma série de erros apontados pela coligação e pelo Ministério Público levaram a magistrada a cassar Cláudia.
O primeiro ponto analisado pela juíza é a não inclusão das 20 caminhonetes tipo Hilux cedidas pelo empresário Edvaldo Fagundes para a campanha. Os veículos foram usados para propaganda eleitoral. Nas contas do Ministério Público deveriam constar R$ 915.420,00 referentes a esse serviço na prestação de contas. "Certamente, o gasto supra supera não só o limite de gastos dos candidatos, mas também da própria empresa doadora, havendo aí ilicitude múltipla", disse a magistrada.
No tocante ao caso do helicóptero, Ana Clarisse Arruda disse entender que a prefeita praticou caixa dois na campanha. “A irregularidade não se dá somente pelo fato de ter sido omitida a realização de tais gastos, o que por si só já teria relevância no contexto da prestação de contas dos Representados, em função do alto custo de manuseio de uma aeronave do tipo utilizado, mas, também, porque tal registro implicaria em extensa extrapolação dos gastos em relação ao limite fixado pelo Partido no registro de candidaturas, de modo que, ao omiti-los, foram cometidos dois ilícitos à luz das normas que regem as contas de campanha, quais sejam, deixar de registrar gasto regular (caixa dois) e ludibriar a fiscalização da Justiça Eleitoral no que concerne à extrapolação dos gastos de campanha.
A magistrada considerou irregular as doações que totalizam R$ 27 mil feitas pela sociedade Mater Christi. É que a empresa integra o programa Pró-Superior da Prefeitura de Mossoró que concede bolsas de estudo para alunos da rede pública em troca de isenções fiscais para as universidades particulares. A defesa alegou que as doações foram da escola Mater Christi e não da faculdade e que se tratam de empresas distintas. O argumento não convenceu a juíza. "Assim sendo, considero que a doação é irregular, por considerar que o grupo econômico "Mater Christi" , por uma de suas empresas, recebe dinheiro público de forma compulsória, na forma de compensação de tributos municipais, por incidência do disposto no art. 24, inciso IV, da Lei das Eleições", concluiu.
Outro ponto do processo foi a utilização da doação de serviços para fins diversos das atividades da empresa. Por exemplo: uma empresa de locação de veículos doou combustível quando o correto seria a doação de carros. A ex-vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) doou R$ 3 mil em serviços de carro de som, mas foi uma doação de pessoa física e deveria ser de pessoa jurídica. "Quanto ao fato em si, doações estimáveis em dinheiro de pessoas, físicas e jurídicas, que não desenvolvem atividades econômicas compatíveis com o bem doado, constato não haver controvérsia, já que os Representados, por seus Procuradores, limitaram-se, em relação a este ponto, a combater a constitucionalidade do dispositivo infringido, de modo que, superada a questão incidente, tem-se por configurada a irregularidade", analisou a magistrada.


de o mossoroense

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Governo do RN não paga contrapartida e arrasa agricultura

 O Jornal de Hoje

Mesmo que o Governo do Estado iniciasse agora o pagamento de suas contrapartidas em atraso junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para a liberação do programa Garantia Safra aos 49.349 agricultores aptos no RN, este ano nenhum deles veria um tostão do benefício.
Hoje, o superintendente do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, explicou que o Governo do Estado já teve pelo menos duas oportunidades para parcelar essa contrapartida de R$ 2,6 milhões em até seis vezes, mas sempre alegou falta de recursos em caixa para fazê-lo.
Assim, os agricultores que passam necessidade por causa dos reflexos da última seca deixarão de receber alguma coisa ao redor de R$ 5,7 milhões do MDA que, por sua vez, movimentaria nos municípios beneficiados em torno de R$ 37,5 milhões pelos cálculos de Raimundo Costa.
Ele pessoalmente cobrou as contrapartidas do Estado em três oportunidades, sendo que a última aconteceu na segunda-feira (25) durante a reunião do Comitê da Seca, que acontece em todo o primeiro dia útil da semana na Governadoria.

Rosalba atrasará novamente o salário dos servidores públicos

A “boa notícia” para o funcionalismo público do RN foi “desmentida” pelo Governo Rosalba Ciarlini (DEM) menos de uma semana após a publicação dela. No final da manhã de hoje, a gestão estadual confirmou que, mais uma vez, vai se utilizar da “reprogramação” no pagamento, ou seja, do atraso, quando for pagar os salários.
O comunicado chegou a imprensa assim como os demais: de 97% do funcionalismo serão pagos nesta sexta-feira, dia 29. “Nesta data, receberão todos os funcionários da Saúde, Educação, Segurança, UERN, Detran e órgãos com receita própria, independente do valor do contra cheque, e todos os outros funcionários de outras secretarias que recebem até R$ 4.000,00 líquidos. Isso corresponde a 97% do total do funcionalismo estadual”, afirmou o Governo por meio de nota.
“Os 3% restantes receberão seus salários no dia 10 de dezembro (terça-feira)”, acrescentou o Governo, confirmando o que já foi feito nos últimos dois meses, baseados em uma suposta frustração de receita que causou uma crise financeira sem precedentes no Governo do Estado. A nota, por sinal, não faz referência ao pagamento do 13º salário.

Rosalba retira homenagem ao marido referente aos serviços prestados à PM

A edição do último sábado do Diário Oficial do Estado trouxe a relação de agraciados pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com a “Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga”, em razão dos relevantes serviços prestados à Polícia Militar. Entre as personalidades premiadas constava o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto de Sousa Rosado. Já na edição de segunda-feira (25), Rosalba republicou a portaria, “por incorreção”, excluindo da relação de homenageados o nome de Carlos Augusto.
Até o fechamento desta edição, ninguém do governo foi localizado para justificar a mudança. O secretário de Comunicação, Paulo Araújo, um dos agraciados com a medalha, não atendeu, nem retornou as ligações telefônicas. Na gestão Rosalba, ninguém se comunica com a imprensa. A começar pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, que desde que assumiu a gestão, há pouco mais de um ano, até os dias de hoje, não concedeu uma entrevista sequer, contribuindo para agravar a pecha de falta de transparência na gestão estadual.
“Acho que a única coisa que funciona bem é a propaganda. Tem recursos disponíveis, não tem crise financeira. É o setor que sempre tem pagamentos disponíveis. Agora se isso é comunicação, a sociedade é que vai julgar”, analisa o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Segundo o oposicionista, o fato de Carlos Augusto não dar entrevista confirma apenas o estilo do governo. “Eles fizeram uma opção de não falar, de não dar entrevistas, de não receber as pessoas, de não conceder audiências. É o estilo altamente centralizador, de entender que não deve dar satisfação”, completou.
Além de Carlos Augusto, diversos outros secretários dificultam o trabalho da imprensa, contribuindo, assim, para o desgaste do governo, por comunicação deficitária. Um deles é Obery Rodrigues, do Planejamento e das Finanças. Este nunca atende ao telefone. Retornar em atenção, também não. Com isso, a população fica sem saber o que o governo Rosalba faz com os recursos públicos, o que também colabora para as dificuldades da comunicação do governo. O secretário de Comunicação também não foi localizado para tentar fazer alguma coisa, ou mesmo falar em nomes dos que não falam.
Sobre a retirada do nome de Carlos Augusto da lista de agraciados com a “Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga”, enquanto o governo não justifica, a oposição aproveita para avaliar. “Quem pode explicar porque o nome de Carlos Augusto foi colocado e depois foi retirado é a governadora Rosalba Ciarlini”, acrescenta o deputado Fernando Mineiro. “Não tenho informação do governo, não tenho informação. Apenas identifiquei e coloquei nas redes sociais”, disse Mineiro, informando que o ato governamental não trouxe qualquer justificativa quanto à mudança. “Não teve justificativa. A portaria não traz nenhuma informação quanto a isso. Não sei dizer, portanto, o que houve. Só Rosalba pode”.

portal JH

Governo não cumpre palavra e início de ano letivo pode ser adiado

Uma assembleia geral da rede estadual está marcada para o primeiro dia de aula em 2014. Grve é a alternativa que resta aos educadores já que o Governo Rosalba tem feito dos momentos de negociação uma brincadeira. “Compromete-se com a categoria, mas ao virar as costas finge que nunca prometeu. Essa estratégia tem levado diversas categorias aos movimentos de paralisação”, critica a coordenadora geral Fátima Cardoso.
“As greves são ruins para a população, mas não podemos ficar omissos diante desse descaso. Ao longo do ano suportamos de tudo: escolas caindo aos pedaços, professores e funcionários tendo seus direitos negados, estudantes sem professores em sala de aula. Queremos contribuir cada vez mais com a educação de qualidade e lutar pelo direito dos cidadãos de terem acesso à escola pública e de qualidade”, reitera a sindicalista.

Dengue no RN reduz 32,83%, mas 5 cidades preocupam por alta de casos suspeitos


O Rio Grande do Norte registrou uma redução de pouco mais de 30% dos casos de dengue que foram registrados entre o início deste ano e 2012. Esse percentual significa menos 11.301 casos. Os dados foram divulgados hoje pela Secretaria de Estado da Saúde Pública e mostra que cinco cidades estão na contramão, com aumento nas notificações de casos suspeitos.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde (SASAP), o RN apresentou 23.123 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início deste ano até o último dia 09 de novembro, o que aponta uma queda de 32,83%, em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram registradas 34.424 notificações da doença.
O levantamento é feito através do Programa Estadual de Controle da Dengue e refere-se à à Semana Epidemiológica nº 45. Nesse período, foram confirmados 8.713 casos de dengue no Rio Grande Norte, número que, no mesmo período do ano de 2012, correspondeu a 13.013, o que representa um decréscimo de 33,04%.
Do total de municípios do RN, 104 apresentam alta incidência da doença, 24 estão com média, 34 com baixa e 5 com incidência silenciosa. Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (4.074), Parnamirim (2.017), Santa Cruz (1.567), Pau dos Ferros (1.314), e Caicó (1.314).
O Programa Estadual de Controle da Dengue, dentro de sua estratégia de prevenção e vigilância epidemiológica, reforça junto à população e gestores de saúde alguns cuidados básicos diante da doença: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas.
A técnica responsável pelo Programa, Sílvia Dinara Alves, chama a atenção para a letalidade da dengue: “trata-se de uma doença séria, que pode evoluir a óbito, embora os sintomas sejam semelhantes aos de uma virose comum”. Assim, a técnica destaca que ao aparecimento de sintomas da dengue – como dores musculares, nas articulações e olhos, bem como náuseas, vômitos, cefaleia e febre –, as pessoas devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo, evitando a automedicação, capaz de mascarar os sintomas.

defato.com

Hoje na Historia

Aconteceu em


1919 - Nancy Astor, é a primeira mulher americana eleita para o Parlamento, ocupando um lugar na House of Commons da Grã-Bretanha.

 
1943 - A 28 de novembro de 1943, Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Estaline juntaram-se numa reunião formada pelo grupo de Aliados, em Teerã. 

1893 - A Nova Zelandia aprova legislação eleitoral que permite o voto de mulheres.

fonte canal de historia / dia-dia noticias 

Exportar via RN é mais caro e difícil

A redução no número de voos e as tarifas aéreas cobradas em Natal têm levado empresários locais a escoarem parte de sua produção por outros aeroportos, como o de Petrolina e o de Recife, em Pernambuco, e a pagar até três vezes mais de frete até o Estado vizinho.

Pelo menos seis empresas de pesca - um dos principais produtos exportados pelo aeroporto potiguar - estão exportando parte da produção beneficiada no estado pelo terminal de cargas de Recife. Das 100 toneladas beneficiadas pelas seis empresas no frigorífico da Norte Pesca, na Ribeira, pelos menos 60 toneladas estão sendo escoadas, por mês, pelo aeroporto do estado vizinho. Seis meses atrás, toda a produção saía pelo Augusto Severo. “A quantidade de voos reduziu bastante em Natal”, justifica Rodrigo Hazin, diretor da Norte Pesca, que aluga o frigorífico para seis empresas de pesca em Natal.

Segundo ele, com a redução do número de voos, que foi de 12,9% entre janeiro e outubro de 2013, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Empresa Aeroportuária Brasileira (Infraero), os aviões maiores passaram a pousar e decolar em Recife.

O peixe, segundo Hazin, sai de Natal de caminhão, atravessa o estado, e é embarcado no aeroporto de Recife. De lá, segue para São Paulo e Rio de Janeiro, de onde voa em direção aos Estados Unidos, principais consumidores. Os empresários chegam a pagar R$ 600 por cada caminhão carregado de peixe, três vezes mais do que pagariam se embarcassem o peixe no aeroporto Augusto Severo. A diferença paga pelo frete, segundo Rodrigo Hazin, acaba compensando, já que as tarifas cobradas no outro estado são mais baixas e a oferta de voos maior.

O valor do frete, no entanto, faz diferença no final do mês, diz Arimar França Filho, diretor da Produmar e também exportador. “É um prejuízo grande. Tive que cortar uma série de despesas na minha empresa e até recalcular o preço do pescado, por causa do frete”, diz. Arimar exporta cerca de 20 toneladas de pescado por semana - deste total, 30% já deixa o Brasil pelo aeroporto de Recife. Proporção, que de acordo com ele, deve aumentar nos próximos meses. “Falta avião em Natal”, critica.

Governo do Estado inicia pagamento a funcionalismo nesta sexta-feira

O secretário de Planejamento do Governo do Estado, Obery Rodrigues, comunicou hoje à tarde que os salários de 97% do funcionalismo serão pagos sexta-feira (29), quando também receberão todos os funcionários da Saúde, Educação, Segurança.
E também servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e órgãos com receita própria, independente do valor do contracheque.
E ainda todos os servidores de outras secretarias que recebem até R$ 4 mil, líquidos. Esses funcionários correspondem a 97% do total do funcionalismo estadual. Os 3% restantes receberão terça-feira (10).

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ministro do TSE reforma decisão; prefeito e vice voltam ao poder



O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reformou decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte, quando à cassação de prefeito e vice de Ielmo Marinho. Mas ainda haverá julgamento do mérito.
Houve, no caso, concessão de uma liminar.
Bruno Patriota (PSD) e o vice Francenilson Alexandre dos Santos (PT) foram cassados pelo TRE/RN no dia 5 deste mês.
Por 4 votos a 2, a Corte decidiu pelo entendimento de que o gestor cometeu abuso de poder econômico, ao participar de programa social da prefeitura.
Denunciou-se a realização de “evento social” denominado de “Ielmo Cidadã”, mas que na verdade tinha conotação político-eleitoral, distribuindo benefícios à população carente  e ensejando a participação do candidato, à sua promoção pessoal.
No dia 11 de novembro, o presidente da Câmara Municipal - José Roberto Mesquita (PTB), assumiu provisoriamente a prefeitura.
Em seu despacho, Gilmar Mendes assinala que o TRE “não indicou elementos de provas que apontassem com segurança o uso promocional daquele evento em benefício de determinada candidatura (…)”.

Ações contra Cláudia Regina saem de pauta do TRE pela 2ª vez

Do Blog do César Santos

Os méritos de duas ações contra a prefeita Cláudia Regina (DEM), que seria julgado hoje (26) pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), saíram de pauta.
O julgamento foi transferido para a próxima sessão da Corte, quinta-feira (28), porém, com possibilidade de ficar para a próxima semana.
Também não é certeza que as duas ações sejam julgadas. A expectativa é que o pleno retome o julgamento de apenas uma ação que o relator, juiz federal Eduardo Guimarães, já deu o seu voto, desfavorável a Cláudia.
Lembrando que o Judiciário entra em recesso de fim de ano no dia 19 próximo.

Autoridades apresentam relatório que propõe a ampliação do curso de Medicina da Uern

O Ministério da Saúde (MS) recebeu hoje (26) à tarde um documento das mãos de autoridades do Rio Grande do Norte com um relatório que mostra a necessidade de ampliação do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Recentemente, a Universidade já havia anunciado o aumento do número de vagas oferecidas no vestibular. O documento foi entregue e agora o Governo do Estado do RN aguarda um posicionamento.
O pedido de ampliação foi informado hoje à tarde pela assessoria de imprensa do Poder Executivo Estadual. Além da governadora, Rosalba Ciarlini, estiveram em Brasília o reitor da Uern, professor Pedro Fernandes, e a deputada federal Fátima Bezerra. O documento foi entregue pelo trio nas mãos do secretário de Gestão de Trabalho e de Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales.

Hoje na Historia

Aconteceu em



1957 - O primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, faz um discurso apaixonado em Nova Deli, a favor do desarmamento nuclear.

 
1520 - Em 1520, Fernão de Magalhães cruzou o estreito que tem actualmente o seu nome.  

1095 - Papa Urbano II da início à primeira cruzada  para recuperar a Terra Santa e a cidade de Jerusalem.

fonte canal de historia /  Dia´dia noticias 

Delação premiada implica Gilson Moura nos desvios

Depoentes de seis dos processos da Operação Pecado Capital – suposto esquema de desvio de recursos no   âmbito do Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem) – envolveram o nome do deputado estadual Gilson Moura (PROS) como beneficiado direto das fraudes. O parlamentar já havia sido mencionado por diversas ocasiões pelo Ministério Público, autor das denúncias. Os depoimentos foram prestados sob juramento ao juiz da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal, Walter Nunes, na presença do procurador da República, Rodrigo Telles. Onze dos  acusados optaram pela delação premiada, ou seja, disseram o que sabiam em troca de um possível perdão judicial.


Além de procurar desbaratar as fraudes ocorridas nas licitações do órgão, na concepção aleatória de notas fiscais e na fiscalização de postos de combustíveis, a audiência de ontem desvendou a razão da existência de parte dos funcionários fantasmas da gestão de 2008 a 2010. Para receber o pagamento pelo aluguel de três trios elétricos, durante a campanha de prefeito de 2008 de Gilson Moura – então candidato em Parnamirim – Sebastião Garcia, o proprietário, teve que fornecer o número de cinco contas correntes onde o recursos seriam antecipadamente depositados.

O esquema era o seguinte, segundo depoimento do acusado: um irmão, dois sobrinhos, uma amiga, além do próprio, forneceram dados pessoais e números das contas de banco onde foram efetuados depósitos no montante total de R$ 75 mil, o equivalente ao aluguel dos veículos. Como se fossem funcionários do órgão, os valores eram depositados mensalmente por meio de ordem bancária do Ipem. Ninguém, nem mesmo Sebastião, sabia a origem dos recursos. E quando desconfiaram - garantiram eles, imaginaram ser razão de aluguel dos veículos ao instituto de pesos e medidas.

Investigação

O irmão de Sebastião, Valmir Garcia; os sobrinhos Lílian Batista e Conrado Souza; além da amiga Sheila Suerda, afirmaram que ainda sem saber do esquema no qual estavam envolvidos, foram surpreendidos por advogados que em nome de Gilson Moura coagiram todos a mentirem em juízo, sob pena de “algo pior”.

Sebastião rememorou ainda as conversas que teve com Gilson Moura depois que o esquema foi descoberto. “Liguei para ele (Gilson Moura) e ele me disse que ficasse tranqüilo que ia enviar advogados e que nada ia acontecer”, enfatizou Sebastião Garcia. Poucos dias depois, os representantes do parlamentar estadual teriam viajado a Currais Novos para “orientar” os envolvidos. “Chegaram na minha casa tarde da noite. Meus pais e minha filha ficaram assustados. Disseram do problema e me recomendaram o que falar. Tive medo de prejudicar mais alguém da minha família”, disse Lílian Batista.

Os cinco denunciados concederam os primeiros depoimentos, segundo eles “sob ameaça”, por isso a mentira. “Hoje estou aqui para reparar a vergonha que passei. Eu ia ficar processado por causa de mentira?”, desabafou o agricultor Valmir Garcia.

Com inscrições abertas, Uern apresenta cursos em Natal e divulga vestibular 2014

As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2014 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte seguem abertas até o próximo dia 06. E para apresentar seus cursos a estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 11 escolas públicas da Zona Norte da capital, o Campus de Natal da UERN realiza, nesta quarta (27), a primeira edição do evento “Um dia no Campus”.
A mostra é aberta à comunidade e pode ser visitada por todos os estudantes interessados em conhecer os cursos que a Universidade do Estado oferece em Natal,
Alunos e professores de Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência da Religião e Ciência & Tecnologia apresentarão aos vestibulandos um perfil de cada curso e dos profissionais por eles formados.
O evento é uma iniciativa da direção do Campus de Natal e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, que vai ceder os ônibus, para o transporte dos estudantes das escolas até o Complexo Cultural de Natal, onde estarão montados os stands de cada curso.
No PSV 2014, a UERN está oferecendo 2.180 vagas em cursos de graduação em Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.
Para saber mais sobre o vestibular da UERN, acesse: http://www.uern.br/servico.asp?item=noticia&notid=5885&busca=PSV

Mineiro denuncia que 49 mil agricultores estão sem receber garantia safra no RN

A situação de mais de 49 mil agricultores do Rio Grande do Norte, que estão sem receber as parcelas do programa Garantia Safra, foi destaque em plenário pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT). O benefício é concedido pelo Governo Federal aos agricultores com perdas de, pelo menos, 50% da produção.
O benefício não vem sendo repassado aos potiguares pela falta de pagamento da contrapartida de responsabilidade do Governo Estadual. O valor é de R$ 2,5 milhões. "É uma contrapartida pequena diante do que vai receber", avaliou. A indenização destinada ao RN é de R$ 38 milhões.
"Vivemos uma situação inusitada: o Governo Federal querendo ajudar os agricultores do RN, o Governo do Estado não deposita a contrapartida e os agricultores deixam de receber R$ 38 milhões. Essa situação está se protelando", criticou.
Os deputados Hermano Morais (PMDB) e Gustavo Fernandes (PMDB) contribuíram com o pronunciamento de Fernando Mineiro e cobraram um posicionamento do governo estadual sobre o depósito da contrapartida. O Programa Garantia Safra concede indenização de R$ 738 a cada agricultor por até seis meses.

HOMENAGEM

Os jornalistas que cobrem as atividades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elegeram na terça-feira (26) o deputado Fernando Mineiro (PT) como Parlamentar do Ano de 2013. Também foram votados os deputados Agnelo Alves (PMDB), Kelps Lima (SOLIDARIEDADE), Ricardo Motta (PROS), Walter Alves (PMDB), Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSB). Foram 32 votos dos profissionais que atenderam a convocação do Comitê de Imprensa da Assembleia.
Essa é a primeira eleição de Fernando Mineiro como Parlamentar do Ano. "Fico muito agradecido com os jornalistas que acompanham os trabalhos da Assembleia Legislativa por esse resultado. Agradeço a minha assessoria que também é responsável por esse título. Espero poder honrar e cumprir essa premiação", agradeceu.
O deputado atribuiu a eleição aos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano na Casa. "Vejo esse resultado como extensivo ao meu trabalho na AL. É uma extensão", disse. O Comitê de Imprensa fará a entrega da premiação na tradicional confraternização de fim de ano entre os jornalistas e os deputados, no dia 10 de dezembro.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Revisão biométrica em Mossoró deve ocorrer em janeiro

A previsão para o início da revisão biométrica nas 33ª e 34ª Zonas Eleitorais, que compreendem os municípios de Mossoró, Serra do Mel e Baraúna seja o dia 28 de janeiro de 2014, como afirma o Chefe da 34ª Zona Eleitoral, Márcio Oliveira, com o final para o dia 4 de abril.
Segundo Márcio, as zonas eleitorais ainda não receberam nenhum provimento oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) definindo a data do início da revisão no município.
O Chefe do Cartório ainda adianta que não tem local definido para o recadastramento dos eleitores, mas tudo indica que será no Fórum Celina Guimarães Viana.
O número de eleitores aptos a fazer a revisão biométrica em Mossoró, de acordo com Márcio Oliveira em torno de 165 mil eleitores, mas esse número pode aumentar até o começo do recadastramento.
‘Nós temos um levantamento de alguns dias que em torno de 165 mil eleitores estão aptos a revisão biométrica no município de Mossoró, mas temos que lembrar que todo dia nós temos mais eleitores’.
Márcio Oliveira disse que em fevereiro os eleitores dos municípios de Mossoró, de Serra do Mel, pela 34ª Zona, e Baraúna, pela 33ª Zona serão atendidos, ficando os meses de março e abril somente para os eleitores mossoroenses, o que atingiria mais de 190 mil eleitores nas três cidades.
Em relação a uma nova eleição municipal em Mossoró, Márcio Oliveira disse que não tem uma definição e que eles estão trabalhando com este período. ‘Nós estamos trabalhando na ideia de fazer a biometria nesse período, salvo se ocorrer alguma situação que ela não vai acontecer, mas, por exemplo, estamos todos focados em fazer a biometria, se vai acontecer alguma coisa, as datas serão ajustadas.

Na contramão do restante do Brasil, RN tem aumento do déficit habitacional

O déficit habitacional teve aumento de 3% no Rio Grande do Norte entre 2007 e 2012, na contramão da Brasil, onde houve queda de 6,2%, informou hoje (25) um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Eram 108.081 residências no primeiro ano analisado e passaram a 111.308 no ano passado.

TRE-RN julga nesta terça-feira méritos de ações contra prefeita

A prefeita e o vice-prefeito de Mossoró, Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB) terão sua situação decidida amanhã pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Serão julgados dois méritos processuais de ações judiciais eleitorais que condenaram os dois em primeiro grau. O destino deles está nas mãos dos juízes Eduardo Guimarães e Carlo Virgílio, do TRE do RN.
Cláudia e Wellington já foram afastados dos seus cargos por duas vezes, fruto de ações judiciais que foram propostas pela coligação encabeçada pela deputada estadual Larissa Rosado (PSD), candidata ao cargo de prefeito nas últimas eleições.
Se o Tribunal Regional Eleitoral mantiver a cassação dos dois, fruto de uma decisão em primeira instância, é possível que seja determinada uma nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Mossoró. Se condenados, eles ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, que seria a última instância do Poder Judiciário.

Hoje na Historia

Aconteceu em


1922 - Os arqueólogos britânicos Howard Carter e Lord Carnarvon tornam-se nas primeiras pessoas a entrar no túmulo egípcio do Rei Tutankamon.



 
1965 - A 26 de novembro de 1965, a França foi o primeiro país a pôr em órbita um satélite, depois de as superpotências Rússia e Estados Unidos já o terem feito. 


fonte canal de historia 

TCE já encontrou R$ 32,4 milhões gastos irregulares no Estado só em 2013

O Tribunal de Contas do Estado já fiscalizou, este ano, despesas públicas e legalidade de convênios em montante superior a R$ 1,17 bilhão. A informação foi do presidente do órgão fiscalizador, o conselheiro Paulo Roberto Alves, ao apresentar o Relatório Parcial sobre o Plano de Fiscalização Anual (Abril de 2013 a março de 2014). Das 85 auditorias previstas, 57 já foram realizadas, sendo que algumas estão em fase de elaboração do relatório. No total foram inspecionados 61 municípios e detectadas impropriedades materiais que resultaram no voto pela restituição do montante de R$ 32,4 milhões.
Tribunal de Contas do Estado
Tribunal de Contas do Estado
O conselheiro presidente fez um reconhecimento a todos os 59 técnicos designados para os trabalhos do Plano de Fiscalização Anual,  servidores da Diretoria de Administração Municipal (DAM), Diretoria  da Administração Direta (DAD), Diretoria da Administração Indireta (DAI) e Diretoria de Despesa com Pessoal (DDP). “É um trabalho que demanda muita dedicação. Muitas vezes estes servidores passam dias viajando, longe do convívio familiar”, ressaltou, lembrando que se trata do primeiro Plano de Fiscalização Anual realizado pelo TCE e os resultados apresentados até o momento foram satisfatórios.
O conselheiro Carlos Thompson enfatizou a importância do trabalho, lembrando que a fiscalização in loco representa a presença do TCE no cotidiano dos municípios, impedindo assim a prática de atos lesivos ao erário. “É importante que este tipo de fiscalização venha para ficar”, disse. O conselheiro Gilberto Jales destacou o esforço, a dedicação e a capacidade técnica das equipes que vão a campo, fatores também lembrados pelo procurador geral do Ministério Público junto ao TCE, Luciano Ramos.
No Relatório, o secretário de controle externo do TCE, Jailson Tavares Pereira, lembrou que a execução do Plano de Fiscalização Anual foi satisfatória sobretudo por representar a busca por um trabalho que atenda aos princípios da eficiência,  economicidade, economia processual e procedimental, além de incutir, sistematicamente, o planejamento e a definição de um calendário das atividades de fiscalização como regra geral a ser observada no exercício do controle externo.
O presidente Paulo Roberto convocou os conselheiros para uma reunião na próxima terça-feira, logo depois da sessão plenária, para que determinem as diretrizes que deverão orientar as atividades de fiscalização para o Plano de 2014, indicando poderes, órgãos, entidades, fundos especiais, programas, atividades ou projetos a serem contemplados nas próximas fiscalizações. A data limite para apresentação dessas indicações, como está previsto na Resolução n° 16/2012, é 20 de novembro de cada ano.

fonte portal NoAr

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Hoje na Historia

Aconteceu em


1970 - O escritor japonês Yukio Mishima, suicida-se ao ver que não contava com o apoio público nas suas extremas crenças políticas.

1936 - Alemanha e Japão assinam o pacto anticomintern   contra a internacional comunista.

TRE/RN define juízes auxiliares da propaganda eleitoral para 2014

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte definiu quem serão os juízes auxiliares da propaganda eleitoral nas eleições de 2014.
Foram indicados pelo presidente do TRE, desembargador Amilcar Maia, o juiz Federal Marco Bruno Miranda, o juiz Alceu José Cicco e o advogado Luiz Gustavo Smith.
O trabalho dos três será de analisar representação, reclamação, e pedido de direito de resposta que tenham a ver com a propaganda eleitoral no próximo ano.
A portaria que nomeia os juízes auxiliares será publicada no Diário da Justiça Eletrônico na segunda-feira (25).

domingo, 24 de novembro de 2013

Mais de 5 mil já se inscreveram no PSV


Mais de 5.300 candidatos se inscreveram no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) até a manhã de ontem, 22. A parcial foi divulgada pela Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), que avalia o processo, iniciado no último dia 18, como tranquilo e dentro do esperado.
O presidente da comissão, Egberto Mesquita, disse que no geral as inscrições que só são realizadas pela internet estão fluindo normalmente. "Apenas tivemos um pequeno problema na manhã de ontem [quinta-feira, 21], mas logo foi resolvido e no período da tarde já estava normal", explicou.
Alguns estudantes tem se queixado nas redes sociais que estão tendo dificuldades de realizar o procedimento.
Egberto Mesquita orienta que os candidatos utilizem o navegador Internet Explorer por ser mais seguro e ter melhor compatibilidade com a plataforma utilizada pela universidade. O Mozilla Firefox não pode ser usado por se tratar de um programa de sistema aberto em que qualquer pessoa pode ter acesso ao seu código-fonte.
Além disso, o estudante deve desativar a opção que bloqueia a exibição das janelas "pop-up" em sua tela. No site há uma explicação de como fazer isso. O bloqueio dessa ferramenta pode travar o sistema e comprometer o prosseguimento normal da inscrição. O navegador Google Chrome também pode ser utilizado.
Os estudantes devem ler com atenção o edital e as orientações iniciais antes de efetuar as inscrições. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através dos telefones (84) 3315-2153 e 3315-2172 e pelo e-mail comperve@uern.br.
O procedimento deve ser feito pelos sites www.uern.br ou www.uern.br/comperve. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00.
A Comperve está esperando aproximadamente 22 mil inscrições até o dia 6 de dezembro, que é quando encerra o prazo. A estimativa é de que cerca de 17 mil candidatos confirmem a inscrição. No último vestibular foram quase 24.800 inscritos, mas só 18 mil pagaram a taxa.
O número estimado pela Comperve é menor que o ano passado devido ao não oferecimento de vagas nos núcleos avançados. Serão 422 vagas a menos no processo seletivo de 2014.
As provas do vestibular serão aplicadas, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó nos dias 2 e 3 de fevereiro, no horário matutino.
São ofertadas 2.180 vagas nos diversos cursos de graduação da instituição. 5% delas (131 no total) serão destinadas às pessoas com deficiência. O número de vagas no curso de Medicina foi ampliado de 26 para 60 (com entrada no 1º e 2º semestre).

Fraudes contra a previdência chegaram a R$ 82,2 milhões, em 2013


Até o início de novembro, o prejuízo estimado com fraudes cometidas contra a previdência alcançou a marca de R$ 82,2 milhões. O ano em que esta cifra alcançou o maior valor foi 2008: R$ 2,1 bilhões. Em 2010, o prejuízo chegou a R$ 294,7 milhões e vem diminuindo desde então. Em 2011, o prejuízo provocado pelas fraudes foi de R$ 226,8 milhões. Caiu para R$ 88,8 milhões no ano passado.
O combate às fraudes praticadas contra a previdência foi um dos temas da entrevista que o ministro Garibaldi Alves Filho concedeu ao programa “Jogo do Poder”, da Rede CNT, transmitido para todo o Brasil na noite dessa quinta-feira (21). O ministro explicou ao jornalista José Marcelo Santos que a redução no volume de fraudes está sendo possível por meio do investimento na formação e treinamento de um grupo especializado nesse tipo de combate, ligado à Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APEGR).

Ex-prefeito de Patu deixa de prestar contas e é condenado em Patu

O ex-prefeito de Patu, Possidônio Queiroga da Silva Neto, foi condenado em ação movida pela própria Prefeitura que comandou no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2008. A sentença coube ao juiz José Herval Sampaio Júnior, que integra a comissão formada pelo TJ para julgar processos de improbidade administrativa no Rio Grande do Norte.

Segundo o processo, o ex-prefeito não apresentou prestação de contas relativas aos 5º e 6º bimestres do exercício de 2008 perante o Tribunal de Contas do Estado (TCE), bem como não remeteu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício de 2009 à Corte de Contas. A situação teria resultado em prejuízos à municipalidade.

Após receber a defesa do réu, o magistrado determinou envio de ofício ao TCE pedindo informações sobre as contas dos mencionados bimestres de 2008. Documentação encaminhada pela Corte de Contas foi decisiva para a condenação do acusado. “Verifico que o mandato do Requerido teve término em dezembro de 2008, não tendo o mesmo realizado prestação de contas dos 5º e 6º Bimestres do RRE, que conforme art. 52, da Lei de Responsabilidade Fiscal, deverá ser publicado até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada bimestre”, constatou o magistrado.

O mandato do ex-prefeito terminou em dezembro de 2008. A nova administração municipal, porém, não encontrou documento público referente à gestão anterior nos arquivos da Prefeitura, fato que embasou Ação Cautelar de Busca e Apreensão de Documentos contra o demandado, sendo a liminar deferida e os documentos apreendidos. Possidônio Queiroga foi condenado a perda dos direitos políticos e pagamento de multa civil.
 
fonte http://www.sosnoticiasdorn.com

Hoje na Historia

Aconteceu em


1859 - É publicado o livro "A Origem das Espécies"
Neste dia, foi publicada em Inglaterra "A Origem das Espécies através da Selecção Natural".

 
1963 - A 24 de novembro de 1963, Jack Ruby disparou contra Lee Harvey Oswald, o principal suspeito da morte do Presidente norte-americano John F. Kennedy. 

1631 - Holandeses incendeia Olinda para construir suas casas no Recife, considerado mais seguro contra o ataque dos portugueses

fonte canal de historia / dia-dia noticias. 

Prefeita de Mossoro tenta abafar assuntos incômodos

A administração da prefeita Cláudia Regina (DEM) tem tentado manter sob sigilo uma série de problemas. São assuntos como tabu no Palácio da Resistência.
O principal é o que desencadeia todas as crises da gestão dela: a falta de recursos para atender as demandas. Até hoje nenhum secretário da equipe econômica se manifestou sobre o assunto. Pelo contrário, a equipe evita ao máximo o contato com a imprensa.
Um dos principais problemas abafados é o do Previ-Mossoró. O instituto de previdência dos servidores municipais tem enfrentado dificuldades para cumprir os compromissos e tem tido uma relação tumultuada com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).
A Prefeitura tem uma dívida com o órgão que até hoje não foi bem esclarecida. Sabe-se apenas que está parcelada em 12 vezes e que no segundo semestre desse ano chegou a acumular três meses de atraso. A quitação transcorreu esta semana. Foram pagos mais de R$ 4 milhões ao Previ.
Outro assunto que carece de explicações foi a retirada de R$ 1,5 milhão que estava previsto para a construção da nova sede da Câmara Municipal de Mossoró para o Mossoró Cidade Junina em pleno mês de novembro. A reportagem do O Mossoroense chegou a contatar a assessoria de comunicação da prefeitura na época desses dois acontecimentos e não foi atendido nem recebeu retorno das ligações.
Outro problema que ronda a Prefeitura de Mossoró são os constantes atrasos na folha de pagamento das empresas terceirizadas que alegam aos trabalhadores que não o fazem porque o município não cumpre os compromissos em dia.
Recentemente um grupo de servidores terceirizados que faziam o serviço de jardinagem foi demitido.
O efeito disso é a crise política em curso na Câmara Municipal. A prefeita tem tido dificuldade de relacionamento com a bancada que se sente desprestigiada e quer mais espaços na administração.
CASSAÇÕES
As oito cassações sofridas pela prefeita Cláudia Regina só aumenta o clima de instabilidade e desconfiança da administração entre os fornecedores.
De público ninguém reclama, mas os atrasos de pagamentos da Prefeitura tem sido justificativa constante dadas pelos empresários aos credores.
Há uma desconfiança em torno da prefeita com oito cassações, um recorde no Estado.
A instabilidade também provoca reações entre aliados que estão divididos entre os que acreditam na reversão e os que estão pessimistas e especulam nas conversas reservadas a respeito de quem seria o nome governista na disputa.

de o mossoroense

sábado, 23 de novembro de 2013

Correios de Martins é assaltada pela segunda vez em menos de três meses


Três meses depois de uma dupla armada render funcionários dos Correios do município de Martins-RN e levarem dinheiro e o computador com as imagens de segurança, a agência voltou à ser alvo de roubo.
Na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 11:30, um homem entrou no estabelecimento e também rendeu funcionário do local e fugiu com dinheiro da agência. Ainda não se tem maiores detalhes desse mais recente roubo.
Ataques contras Correios no estado têm se tornado frequentes. Diante do quadro, no ano passado, a Justiça Federal determinou a implantação do serviço de vigilância armada em todas as agências.

Hoje na Historia

Aconteceu em


1893 -Morre Piort Llich IIich Tchaikovsky nasceu em Votkins, um cidade russa perto dos Urales em 7 de Maio de 1840.

 
2005 - 23 de novembro de 2005, a ex-ministra das Finanças em 1972, Ellen Johnson-Sirleaf é eleita Presidente da Libéria, tornando-se a primeira mulher a chefiar um país africano. 

1891 - Termina a primeira Revolta Armada no Brasil com a renuncia do presidente Deodoro da Fonseca, que havia fechado o Congresso Nacional e violado a Constituição promulgada.

fonte canal de historia / Dia-dia noticias 

Wober afirma que RN está em “penúria administrativa” pela incapacidade do Governo

O ex-ministro Raul Jungmann visita Natal neste final de semana para participar do Congresso Estadual do PPS, neste sábado (23), na Assembleia Legislativa. O encontro é promovido pelo ex-deputado Wober Júnior, presidente da sigla no RN, e tem o objetivo de promover o resgate do Rio Grande do Norte que, segundo o ex-parlamentar, “se encontra na penúria administrativa e social pela incapacidade do governo atual”.
“A elaboração de um programa que estabeleça um planejamento responsável para os próximos anos,  se faz urgente e necessário para unir as pessoas, os partidos, as instituições da sociedade em torno de ideias e propostas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da nossa economia e promova uma gestão eficiente do estado”, explicou Wober Júnior.
O presidente do PPS confirmou ainda que, em nível nacional, o PPS do RN tende a apontar uma aliança com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato a presidente da República. No Estado, o PSB é liderado pela ex-governadora Wilma de Faria, tradicional aliada do PPS no RN.

Partido da República rompe com Rosalba e já fala em candidatura própria ao governo

No Encontro Estadual do Partido da República (PR), realizado na manhã dessa sexta-feira (22), em Natal, os membros da legenda defenderam uma candidatura própria ao Governo do Estado após a oficialização do rompimento com Rosalba Ciarlini (DEM).
O evento reuniu mais de mil integrantes do partido, entre deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, filiados e correligionários do partido. O discurso predominante foi o de união para tornar o PR ainda mais forte, além do desejo de muitos em ter um candidato para o governo e o nome sugerido foi o do presidente João Maia.
Um dos empresários que fizeram questão de prestigiar o evento foi Marcelo Alecrim, que fez um rápido discurso, onde disse: "João Maia é um homem sério, que sabe o que o Rio Grande do Norte precisa para melhorar o Estado, e seu nome é o ideal para ser governador. Sua história e experiência de vida comprovam sua capacidade".
Depois das palavras dos componentes da mesa, foi a vez de o presidente do PR, João Maia, falar sobre o evento. "Esse partido hoje mostrou que é uma organização política que tem vida, alma, solidariedade e democracia. Isso é o que é mais importante em um partido político".
O desgaste do Governo do Estado foi motivo de algumas declarações por parte dos componentes da mesa. O presidente João Maia revelou que: "A coisa mais difícil que nós temos de fazer, e nós precisamos estabelecer, são prazos e qual é o projeto político para o RN. Não temos um governador com metas, propostas, prazos... Se não for assim, vai para a vala comum".
No final de sua fala, o presidente do PR preferiu colocar em votação a decisão de seguir em frente ou não como aliado do Governo do Estado. João Maia pediu para levantar a mão quem achava que o PR deveria deixar de ser aliado. A maioria sinalizou que o PR deveria deixar o governo Rosalba Ciarlini.
Como coordenador da Bancada Federal em Brasília, o deputado João Maia garante que a decisão partidária tomada nessa sexta-feira não terá nenhuma influência no diálogo com todas as lideranças políticas do Estado. "Quando o assunto é o Rio Grande do Norte, o Partido da República segue com a responsabilidade de contribuir com o seu desenvolvimento", argumenta João Maia.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Hoje na Historia

Aconteceu em
 

1963 - O trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, de 46 anos, é assassinado em Dallas, no Texas. 

 
1977 - A 22 de novembro de 1977, a companhia aérea britânica British Airways estabeleceu voos regulares do Concorde para cobrir a rota Londres/Nova Iorque em apenas três horas e meia.

1910 - Eclode no Brasil, a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro Joao Candido. A tripulação pedia o fim dos castigos fisicos e dos mau tratos.

fonte canal de historia / blog dia-dia noticias

Municípios cobram R$ 60 milhões do Governo para medicamentos

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde – Cosems e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn, ingressaram com denúncia no Ministério Público Estadual, visando o pagamento de uma dívida do Estado  no valor de R$ 60 milhões com os municípios. Trata-se da falta de repasses, desde 2010, da sua cota para o Programa de Assistência Farmacêutica, que distribui medicamentos para a população.
A Secretaria Estadual de Saúde reconhece que o problema gerou uma dívida de R$ 31 milhões, diz que se esforça para retomar em breve o repasse de R$ 600 a R$ 700 mil por mês para os municípios, mas que apenas a partir da abertura do orçamento do Governo em fevereiro do próximo ano, é que se deve negociar o pagamento dos débitos anteriores.

O secretário de Saúde do Estado, Luiz Alberto, justifica a falta de pagamento alegando que o Estado está em dificuldades devido à queda e pela baixa expectativa de recuperação da sua receita, em relação ao ICMS, e ao FPE: “Tudo o que tínhamos planejado executar com esses recursos tem tido frustrações”, diz.

As negociações para resolver o problema dessa dívida que prejudica 167 municípios vêm acontecendo desde junho junto ao Cosems, mas só agora, a Secretaria Estadual de Saúde diz haver ter encontrado condições para retomar o repasse dos recursos, contendo as despesas e o que não é prioridade nos gastos.

Para explicar o motivo do Estado não ter cumprido com sua parte no acordo tripartite, o secretário Luiz Alberto cita o problema da judicialização, que afirma ser sistemático, com um um prejuízo anual de R$ 32 milhões exclusivamente no que se refere ao tratamento com medicamentos. Para ele, por causa desse problema, a Sesap tem que fazer um exercício constante de ter que escolher a quem pode pagar, segundo suas possibilidades, e não consegue honrar seus compromissos junto à indústria farmacêutica.

Sobre a decisão do desembargador Aderson Silvino, bloqueando recursos do Governo do Estado para garantir o abastecimento de medicamentos no hospital de Caicó, Luiz Alberto comenta que desde junho vinha tentando encontrar uma solução que evitasse a judicialização do caso, mas entende que o município chegou ao limite e precisou tomar essa posição: “Decisão judicial não se discute, se cumpre. Trabalharemos para evitar que o mesmo aconteça com outros municípios”, disse.

Governo prorroga prazo de quitação do ICMS de beneficiários do Proadi

A governadora Rosalba Ciarlini prorrogou até o próximo dia 20 de dezembro o prazo para a quitação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em débito pelos empresários beneficiados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento industrial (Proadi).
O decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira considerou a impossibilidade de o Estado regularizar, no presente momento, o repasse das verbas devidas aos beneficiários do Proadi.
A prorrogação se aplica somente aos contribuintes que estejam adimplentes quanto ao pagamento da parcela do ICMS que lhes cabe.

Confira publicação aqui

Polícia Federal abre concurso oferecendo 534 vagas

A assessoria da Polícia Federal anunciou ontem a abertura de concurso público para preenchimento de mais de quinhentas vagas em todo o Brasil. O edital abrange cargos de nível médio e superior na área de apoio. Serão ofertadas 534 vagas para o nível médio de agente administrativo em todo o país, dessas, sete são para o Rio Grande do Norte. O salário inicial é de R$ 3.689,77, já incluso auxílio-alimentação de R$ 373.
De acordo com a PF, também estão sendo oferecidas outras 32 vagas para o cargo superior em Brasília, nas funções de administrador, assistente social, arquivista, contador, engenheiro e psicólogo. A remuneração inicial para o cargo de engenheiro é de R$ 5.454,18, e para os demais cargos é de R$ 4.412,32.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site do Cespe/UnB. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h do dia 1º de dezembro até as 23h59 do dia 23.
As taxas são de R$ 60 para agente administrativo e R$ 70 para os cargos de nível superior. As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 16 de fevereiro 2014. As provas para os cargos de agente administrativo serão realizadas em todas as capitais e a de ensino superior somente em Brasília.

Rosalba é candidata à reeleição, confirma Carlos Augusto Rosado

A governadora Rosalba Ciarlini vai disputar a reeleição, afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, principal artífice político da chefe do Executivo. A confirmação foi dada ao site da Revista Bzzz.
““Respeito as estatísticas, mas em política nada é impossível”, declarou Carlos Augusto, se referindo às estatísticas que catapultam a governadora a altos índices de rejeição. A confirmação da candidatura de Rosalba já vinha sendo ventilada desde que sua equipe começou a montar uma agenda positiva.
A governadora tem, nos últimos meses, se empenhado em realizar ações que deverão ter repercussão eleitoral, tais como o início das obras do programa Sanear RN e outros projetos amplamente divulgados ligados à pasta de Assistência Social.

Partido da República realiza encontro estadual para oficializar saída do governo Rosalba

Nesta sexta-feira (22), o Partido da República (PR) no Rio Grande do Norte irá promover o encontro estadual. O Núcleo Estadual de Decisões do PR irá decidir junto aos seus filiados e correligionários as diretrizes para 2014.
O encontro estadual do PR irá acontecer a partir das 9 horas, no Versailles Recepções, do bairro Cidade Jardim, localizado na rua Coronel Milton Freire, 2919, Natal - RN. Já estão confirmadas as presenças de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados, além de filiados e correligionários de todo o RN.
Na oportunidade, o PR vai discutir se segue ou não na base da governadora. Na prática será um encontro para referendar a decisão já tomada pelo deputado federal João Maia, líder estadual da legenda, desde que o PMDB e o PROS do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, saiu do cargo.
Tanto é que o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, já anunciou à Band Natal que deixa o cargo mesmo à contragosto. Na opinião do ex-vereador de Mossoró a decisão é precipitada. "Teremos uma reunião hoje para definir e anunciar o rompimento do Partido da República com o Governo do Estado. Eu tenho conversado com os filiados e não concordo com o rompimento, com a saída do PR da base da governadora. Muitas lideranças pensam que o partido deve permanecer na base", destacou.
Por causa dessa situação a cúpula do PR se reuniu ontem para afinar o discurso de pregação do rompimento.
Com a saída do PR, além da perda do apoio de João Maia, a governadora Rosalba Ciarlini ficará desfalcada de George Soares na Assembleia Legislativa e de um grupo que conta 18 prefeitos e 147 vereadores.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Concurso da Prefeitura será realizado no dia 22 de dezembro


As provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Mossoró foram adiadas para o dia 22 de dezembro para o preenchimento de 326 vagas nas áreas da Educação e Desenvolvimento Social.
Anteriormente estava marcado para o dia 1º de dezembro. O concurso tinha sido suspenso para a correção no edital no que se referia à quantidade de vagas ofertadas aos portadores de necessidades especiais.
A comissão organizadora também decidiu reabrir o período de inscrições, mas somente para pessoas portadoras de necessidades especiais. As inscrições vão até o dia 2 de dezembro, através do site da Comperve.
Para os candidatos que se inscreverem para os cargos de professor a entrega de títulos poderá ser feita até o dia 4 de dezembro. Já os pedidos de isenção da taxa de pagamento só poderão ser feitas nesta quinta, 21 e sexta-feira, 22.
Todas as alterações revistas serão publicadas na edição desta quinta-feira, 21, no Jornal Oficial do Município (JOM).

Justiça bloqueia R$ 488.762,17 da Conta do Governo do Estado


O desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, deferiu um pedido de antecipação de tutela formulado pelo Município de Caicó e determinou o bloqueio de R$ 488.762,17 da conta do Estado do Rio Grande do Norte, em virtude de atrasos no repasse de recursos para a saúde municipal, para subsidiar o custeio de medicamentos para assistência farmacêutica.
Em sua decisão, o magistrado observou que havia marcado uma audiência de conciliação entre as partes para o último dia 14 de novembro, a qual não foi realizada devido à ausência de representante do Estado. Frisou ainda que o próprio Estado confessou sua condição de inadimplente, “concordando por conseguinte, com o valor de de R$ 488.762,17, dito incontroverso”.
O desembargador Saraiva Sobrinho aponta que o direito à saúde é “garantia indisponível, derivado da própria força impositiva dos preceitos de ordem pública que regulam a matéria”. Assim, evidenciada a verossimilhança dos fatos alegados, deve ser resguardado o direito constitucional à saúde.
“No respeitante ao risco de lesão, não se pode desconhecer a imprescindível e inadiável acesso desse numerário pelo Município-Autor, restabelecendo, sobretudo, um dos principais serviços prestados pelos Entes Federados, qual seja, a assistência total à saúde, quiçá a própria integridade física da sua população carente”, destacou o julgador.
(Processo nº 2012.016829-9)


defato.com
 

Ex-prefeito de Canguaretama pega 10 anos de prisão por desviar recursos da merenda


O ex-prefeito do Município de Canguaretama, Jurandir Freire Marinho, foi condenado a 10 anos e dois meses de detenção mais o pagamento de multa superior a R$ 20 mil. A pena é resultado de condenação em denúncia do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), pela simulação de procedimentos licitatórios para aquisição de alimentos da merenda escolar, nos anos de 2003, 2004 e 2005.
Além do ex-prefeito, o empresário João Alberto Fernandes Teixeira da Silva também foi condenado. Os dois poderão recorrer da sentença em liberdade.
Sentença na ÍNTEGRA.
De acordo com a denúncia do MPF/RN, o Município de Canguaretama recebeu do Ministério da Educação a quantia de R$ 392.707 para aquisição de gêneros alimentícios. O então prefeito teria realizado diversos procedimentos licitatórios, em curtíssimo espaço de tempo, na modalidade convite, fracionando as aquisições para evitar a licitação na modalidade tomada de preços. Em todos os procedimentos saiu vencedora a empresa Fernandes e Teixeira LTDA., pertencente a João Alberto Teixeira da Silva.
“Para que os crimes não fossem descobertos, quando das prestações de contas, foram confeccionados, posteriormente às contratações, documentos públicos e privados para simular a ocorrência dos Convites. Os documentos foram assinados pelo prefeito, pelo proprietário da empresa, juntamente com os servidores da Comissão Permanente de Licitações e pela Assessoria Jurídica em datas retroativas”, destaca a denúncia.
Na sentença condenatória, o juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias observa que os membros da Comissão Permanente de Licitação incumbidos da realização dos convites não tinham conhecimento mínimo sobre procedimentos licitatórios. “(...) A servidora de nome T.B.L.S, suposta presidente da comissão no ano de 2003, consta de documentos referentes aos nove convites em comento, sendo que tal servidora não sabia sequer a lei que regia os certames licitatórios”, destaca.
Por outro lado, a empresa Fernandes e Teixeira LTDA. fraudou os contratos, elevando os preços dos itens contratados, causando prejuízo ao erário da ordem de R$ 43.561,55. Em sua defesa, o ex-prefeito Jurandir Marinho chegou a alegar que não entendia de procedimentos licitatórios e que delegava aos membros da Comissão de Licitação.
Para o procurador da República Kleber Martins de Araújo, “não é dado a quem assume o mandato de prefeito municipal, gestor máximo e ordenador de despesas da comuna, a possibilidade de simplesmente não se inteirar das suas obrigações e deveres. Nisso se inclui o dever de procurar conhecer pelo menos o mínimo, o básico, o comezinho de licitações, bem como verificar se cada um dos certames que promove se encontra conforme os ditames da Lei nº 8.666/93 e os princípios da legalidade e da moralidade; fazer isso não é uma faculdade do prefeito, mas uma de suas mais básicas obrigações”.
Jurandir Freire Marinho e João Alberto Fernandes Teixeira da Silva poderão recorrer ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
O processo tramita na 14ª Vara da Justiça Federal sob o nº 0004852-.2011.4.05.8400

Da Assessoria do MPF

Hoje na Historia

Aconteceu em


1783 - Jean François Pilâtre de Rozier (inventor francês) e François Laurent (Marquês d'Arlandes) fazem o primeiro voo em balão de ar quente tripulado.

 
1877 - Em 1877, Thomas Edison criou o fonógrafo, um instrumento que reproduzia música.  


 
1916 - A 21 de novembro de 1916 naufragou o navio-hospital da Coroa Britânica, no canal do Kea do arquipélago grego, depois da explosão de um objeto ainda desconhecido. Conhecido vulgarmente como o navio Britannic, 

fonte canal de historia 

Comissão da Assembleia aprova mudanças no Orçamento Geral do Estado/2014


Deputado José Dias, relator do Orçamento Estadual de 2014 (Divulgação/AL)Deputado José Dias, relator do Orçamento Estadual de 2014 (Divulgação/AL)Em reunião presidida pelo deputado estadual Tomba Farias (PSB), hoje à tarde, a Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa aprovou parecer ao projeto do Orçamento Geral do Estado para 2014, apresentado pelo relator, deputado José Dias (PSD).
“O relatório aprovado pela Comissão será entregue para análise dos deputados na próxima semana. A discussão e votação em plenário, que estavam previstas para o dia 13 de dezembro, devem acontecer até o próximo dia 10”, afirmou José Dias.
O relator não divulgou detalhes do relatório. Segundo ele, isso ocorrerá na próxima semana, quando será disponibilizado para os deputados. Mas, Dias admite alterações, através do seu relatório, para aperfeiçoamento da proposta, enviada pelo Executivo.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Julgamento da prefeita de Mossoró foi, novamente, adiado pelo TRE

O julgamento que iria decidir os rumos da prefeita de mossoró, Cláudia Regina (DEM), e seu vice, Wellington Filho (PMDB), foi novamente adiado. O tema estava pautado para esta terça-feira (19) na sessão do Tribunal Regional Eleitoral.
Os gestores municipais de Mossoró estão sendo acusados de usar, indevidamente, meios de comunicação na campanha eleitoral de 2012. O julgamento que poderia pôr o fim no "vai e volta" da política mossoroense está sendo adiada desde o último dia 12 de novembro, quando o Juiz Carlo Virgílio disse não estar convicto de suas acusações contra a prefeita.
Adiado novamente nesta terça (19), a expectativa é que o assunto seja posto em pauta na próxima semana.
Cláudia Regina já foi alvo de oito cassações que lhe renderam dois afastamento da prefeitura de Mossoró. O prazo final para o julgamento por parte do TRE é até 19 de dezembro.

Apesar dos 71 projetos, RN fica fora de leilão de energia eólica




Dentro da lógica de ampliação da fonte de produção energética, o Rio Grande do Norte, que tenta expandir sua atuação no setor, sofreu um impacto negativo no no Leilão de Energia A-3/2013, promovido segunda-feira (18) pelo Governo Federal, com o objetivo de suprir a demanda de eletricidade do país no ano de 2016.
Na ocasião, o estado potiguar tinha 71 projetos eólicos cadastrados que não atraíram contratantes. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), na contramão disso, a previsão é que sejam investidos cerca de R$ 3,3 bilhões na construção dos parques eólicos, situados nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com a EPE, participaram do Leilão 28 concessionárias de distribuição, que assinarão junto aos empreendedores dos projetos vencedores contratos de compra e venda de energia com duração de 25 anos, válidos a partir de 1º de janeiro de 2016.
Para o 2º Leilão de Energia A-5/2013, que será realizado no dia 13 de dezembro visando à contratação de eletricidade para abastecer o mercado consumidor do país em 2018, o RN tem 135 projetos cadastrados.

O estado conta com 125 propostas acerca de fonte eólica e outras dez de fotovotaica.

defato.com

Hoje na Historia

Aconteceu em



1945 - Neste dia, arranca o Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra, em Nuremberga, na Alemanha. 24 altos cargos Nazis são acusados pelas atrocidades perpetradas durante a Segunda Guerra Mundial.

1910 - Tem início no México a guerra civil contra o ditador Porfírio Diaz. Emiliano Zapata e Pancho Villa foram os principais líderes da revolução.


fonte canal de historia / blog dia-dia noticias

Notificações aumentam no RN

As notificações de dengue no Rio Grande do Norte tiveram um salto significativo. Pularam de 6.302 em 2010 para 16.035 este ano, em 42 semanas. Apesar disso, os casos graves caíram de 238 para 102. Foram oito mortes este ano ante sete em 2010, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, que identificou 12 municípios em situação de risco. No Brasil, o número de cidades com risco de epidemia de dengue para este verão dobrou em relação a 2012. Levantamento Rápido do Índice para Aedes aegypti (LIRAa) mostra que das 1.315 cidades analisadas, 157 apresentam um alto índice de criadouros de mosquito transmissor da doença. Em 2012, foram 77 localidades, dentro de um universo de 1.239 municípios analisados. O levantamento, realizado em outubro e novembro, indica ainda que 525 cidades foram consideradas em nível de alerta para a doença.

Os números poderão mudar, pois há capitais que ainda não apresentaram os dados, como Belém, Maceió, Recife, Natal, São Paulo e Florianópolis. “O sistema pode estar mais sensível que no ano passado. Mas temos de nos preparar para o cenário pior do que em 2013”, alertou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

ProUni abre prazo de adesão para as instituições

Está aberto até 6 de dezembro o prazo de adesão das instituições de educação superior ao Programa Universidade para Todos (ProUni) para a oferta de vagas no primeiro semestre de 2014. A Portaria Normativa nº 22, publicada no Diário Oficial da União no dia 14 último, contém o roteiro para a adesão de mantenedoras e instituições.
O processo de adesão compreende dois períodos. O primeiro, aberto nessa segunda-feira, 18, que se estenderá até 6 de dezembro, abrange instituições que já participam do ProUni; o segundo, aberto até o dia 29 próximo, atende as novas mantenedoras.
Todo o processo deve ser feito on-line, no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni). A Portaria nº 22 detalha todos os procedimentos a serem seguidos por instituições e mantenedoras.
Ao assinar o termo de adesão, por exemplo, a mantenedora deve informar ao coordenador do programa, em cada local de abertura de vagas, a modalidade de oferta de bolsas das respectivas instituições e a oferta de bolsas adicionais referidas no artigo 8º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.
Será também responsabilidade da mantenedora oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição de candidatos ao processo seletivo, abster-se de cobrar qualquer tipo de taxa na seleção e informar o número de vagas destinadas a bolsas integrais e parciais do ProUni em todos os cursos e turnos em cada local de oferta.
EVOLUÇÃO
Criado em 2004, o ProUni ofereceu as primeiras bolsas de estudos em 2005. Naquele ano, o programa contou com a adesão de 1.132 instituições e ofertou 112.275 bolsas. Desde 2006, o Ministério da Educação abre processos seletivos do ProUni no primeiro e no segundo semestres de cada ano. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, foram ofertadas 162.329 bolsas em 1.078 instituições; no segundo semestre, 88.542 bolsas em 919 instituições.

Ricardo Motta confirma votação de impeachment de Rosalba em plenário

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, do PROS, confirmou que o plenário da Casa vai votar a denúncia feita por servidores do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública (Sindsaúde), que poderá dar origem a um processo de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). “É o que determina o regimento da Casa”, confirmou o parlamentar.
Assembleia vai votar a denúncia que pode abrir o processo de impeachment (foto: Alberto Leandro)
Assembleia vai votar a denúncia que pode abrir o processo de impeachment
Segundo Ricardo Motta, a votação será democrática, tanto para o afastamento como para negar. “O regimento determina que tem que ir para o plenário. Não podemos fazer juízo de valor. Temos que nos basear em parecer dos técnicos do Legislativo. No relatório da Comissão. Estamos bastante tranquilos. A Assembleia analisará sem cor partidária, sem paixão”, acrescentou.
O presidente do Legislativo também considerou a falta de diálogo a principal causa da crise do Executivo com os demais poderes. “O governo não tem dialogado. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas. Tentei várias vezes reunir o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, mas o governo não dialogou”, disse Ricardo Motta.
O parlamentar revelou também que o problema vem se repetindo na questão das discussões sobre o Orçamento Geral do Estado para o próximo ano. “Também não há diálogo e sem conversa não se chega a lugar algum. É só perguntar ao relator, deputado José Dias”, revelou.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Deputados federais do RN já gastaram mais de R$270 mil em combustíveis neste ano



Paulo Wagner foi quem mais gastou em combustíveis


Os deputados federais do Rio Grande do Norte já utilizaram a quantia de R$270.449 com combustíveis e lubrificantes no ano de 2013. Os parlamentares apresentam a cada mês as notas fiscais dos gastos em postos, referentes a lubrificantes e combustíveis. Eles têm a cota de R$4.500 mensais, para serem reembolsados pela Câmara dos Deputados, somente para atividades em exercício das suas funções políticas.
Presidente da Câmara, Henrique Alves, gastou quase R$ 35 mil
Os gastos dos parlamentares potiguares mostram que eles teriam utilizados os veículos para um total de 91.060km em rodovias. Dos oito deputados, quem mais gasta é Paulo Wagner (PV-RN), que já apresentou R$41.883,21, para ser ressarcido. Ele concentra seus abastecimentos no Posto Pium, onde já mostrou documentação para ser reembolsado com R$36.240,08, entre os meses de janeiro e novembro.
Sandra Rosado (PSB), que aparece em segundo lugar no ranking, foi quem mais atingiu a cota máxima neste ano. Sandra utilizou a quantia de R$4.500 durante quatro meses. Somente no mês de junho, a deputada realizou 42 abastecimentos. A maior parte dos gastos da deputada são no Posto São Rafael, em Natal, e Posto Olinda, em Mossoró. Quem também apresenta uma grande sequência de abastecimentos é a deputada Fátima Bezerra (PT), que aparece em sétimo lugar na lista, com R$23.332,21. Somente no mês de agosto, ela apresentou 30 utilizações do benefício, para solicitar reembolso.
Dos oito deputados, apenas João Maia (PR) concentrou a maior parte dos gastos em combustíveis em Brasília. Ele já apresentou um valor de R$39.793,35 neste ano. O presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB) é o único que apresentou os gastos somente em um estabelecimento. Ele aparece em quinto lugar entre os que mais utilizaram do benefício, com R$34.647,53 e todos eles foram no Posto Jacutinga, em Natal. O proprietário do estabelecimento, RG de Barros Vasconcelos, aparece como um dos financiadores da campanha de Henrique Alves a deputado federal em 2010.
Felipe Maia (DEM) foi o segundo com maior concentração do uso do benefício em uma mesma rede de combustíveis. Ele aparece em oitavo lugar na lista dos gastos, com R$21.309,89, porém utilizou mais de 95% da verba no grupo Parelhas Gás. A Câmara reembolsou o referido grupo com R$20.304,33, por conta de notas fiscais apresentadas pelo deputado. Já o deputado Fábio Faria (PSD) concentrou os seus gastos nas empresas Posto 105, Gel Petróleo e Cirne Pneus. Essa última não realiza abastecimento de combustíveis, mas representa cerca de 30% dos gastos do deputado.
Já o parlamentar Betinho Rosado (PP) concentrou 80% dos seus abastecimentos no Posto Laser, em Mossoró. Ele apresentou necessidade de reembolso de R$28.307 no estabelecimento, sendo que ele justifica ter um gasto total de R$36.370,11, entre os meses de janeiro e novembro.

Confira o ranking dos gastos de combustíveis dos parlamentares do RN:
1º lugar – Paulo Wagner R$41.883,21, sendo R$36.240,08 somente no Posto Pium
2º lugar – Sandra Rosado R$41.099,68
3º lugar – João Maia R$39.793,35
4º lugar – Betinho Rosado R$36.370,11, sendo R$28.307 somente para o Posto Laser
5º lugar – Henrique Alves R$34.647,53, sendo integralmente para o Posto Jacutinga
6º lugar – Fábio Faria R$32.013,02
7º lugar – Fátima Bezerra R$23.332,21
8º lugar – Felipe Maia R$21.309,89, sendo R$20.304,33 para o Parelhas Gás.

fontedefato.com